Sobre a Revista

A Cenas Educacionais (CEDU) (e-ISSN: 2595-4881), instituída no ano de 2018, é o periódico acadêmico do Grupo de Pesquisa Ensino, Discurso e Sociedade (DisSE) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia. A CEDU obteve Qualis Periódicos B1 no quadriênio (2017-2020). A CEDU publica dossiês temáticos, relatos de experiências ou de casos, artigos originais, revisões de literatura, entrevistas, traduções, resenhas, produções artísticas, produtos/materiais didáticos e pontos de vista, após aceitos pelo processo de avaliação, que tratem do Ensino, Educação e Interdisciplinaridade nas línguas portuguesa, espanhola inglesa conforme normas das diretrizes para autoras(es).

Anúncios

Chamada pública para composição do Dossiê Temático OTIMIZAR A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTÁGIOS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS FUTUROS PROFESSORES

2024-02-28

Diante das taxas alarmantes de abandono da carreira entre os professores e a fim de combater esse fenômeno, os discursos governamentais e os provenientes da pesquisa em ciências da educação concordam sobre a necessidade de promover e apoiar o desenvolvimento profissional dos professores, não apenas durante sua formação inicial e inserção na profissão, mas também ao longo de toda a carreira. No contexto da formação inicial, por exemplo, os estágios de ensino constituem a pedra angular do desenvolvimento profissional. Eles proporcionam aos futuros profissionais a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos na universidade, conectá-los com o “chão da escola” e fazer emergir um saber cuja natureza é baseada na experiência. Esses estágios desempenham um papel chave no desenvolvimento das competências profissionais e na construção da identidade docente, ao mesmo tempo que permitem às instituições de formação certificar o nível de domínio das competências profissionais dos futuros professores. No entanto, a implementação dos estágios muitas vezes enfrenta desafios significativos. Além dos obstáculos relacionados à coordenação e colaboração entre as diversas instituições envolvidas na formação (universidades, centros de formação, escolas, etc.) e entre os membros da equipe de formadores responsáveis em acompanhar os estagiários, também são destacadas as dificuldades relacionadas ao recrutamento e à formação contínua dos formadores. Além disso, questões como a articulação entre teoria e prática, orientação e avaliação em contextos específicos, como o estágio profissional, assim como a quantidade, variedade e relevância das tarefas atribuídas aos estagiários suscitam reflexões e debates dentro das comunidades de pesquisa e prática. Torna-se, portanto, essencial identificar as problemáticas e os desafios associados aos estágios de ensino, tanto do ponto de vista das instituições e dos formadores quanto dos estagiários. Isso requer uma reflexão coletiva sobre soluções potenciais para otimizar a contribuição dos estágios para o desenvolvimento profissional dos futuros professores. Este processo é crucial para garantir uma formação de qualidade para a próxima geração de professores e, assim, promover o sucesso educacional dos alunos.

Saiba mais sobre Chamada pública para composição do Dossiê Temático OTIMIZAR A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTÁGIOS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS FUTUROS PROFESSORES

Edição Atual

v. 7 (2024): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA
Publicado: 2024-01-01

Dossiê temático - EDUCAÇÃO E JUSTIÇA SOCIAL

Relato de Experiência

Artigos (Fluxo Contínuo)

Ver Todas as Edições

A Cenas Educacionais (CEDU) (e-ISSN: 2595-4881), instituída no ano de 2018, é o periódico do acadêmico do Grupo de Pesquisa Ensino, Discurso e Sociedade (DisSE) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia. A CEDU obteve Qualis Periódicos B1 no quadriênio (2017-2020). A CEDU publica dossiês temáticos, relatos de experiências ou de casos, artigos originais, revisões de literatura, entrevistas, traduções, resenhas, produções artísticas, produtos/materiais didáticos e pontos de vista, após aceitos pelo processo de avaliação, que tratem do Ensino, Educação e Interdisciplinaridade nas línguas portuguesa, espanhola inglesa conforme normas das diretrizes para autoras(es).