Notícias

CHAMADA PARA Dossiê temático "DISCURSO E ENSINO"

Submissão:

- Até 15 de outubro/2019

Editoras deste número:

- Profa. Dra. Janaina de Jesus Santos (Universidade do Estado da Bahia - UNEB);

- Profa. Dra. Sidnay Fernandes dos Santos Silva (Universidade do Estado da Bahia - UNEB)

Ementa do dossiê:

  • A sociedade globalizada é constituída por intensa circulação de dizeres que produzem práticas outras e sujeitos outros determinados historicamente. A educação, no âmbito escolar e universitário, ocupa um lugar estratégico como importante vetor de saberes reconhecidos em meio às relações de poder e, em todos os tempos (pretéritos e presentes), inexistem registros de ações educacionais que ocorreram (e ocorrem) sem viés ideológico/político.
  • As práticas discursivas pautadas na necessidade de democratização do ensino materializam lutas e conquistas políticas de várias gerações que, antagonicamente, sempre foram agredidas por posicionamentos que negam a inclusão dos oprimidos nos espaços legitimadores de ascensão socioeconômica. Na contemporaneidade, os embates políticos que emergem desses dois lugares discursivos encontram-se bastante acirrados.
  • Pesquisadores nacionais e internacionais têm se debruçado sobre tais confrontos em um movimento de articulação entre os estudos do discurso, da história e das pesquisas educacionais. As pesquisas incluem diversas temáticas, tais como: teorias discursivas em suas diversas facetas; reflexões epistemológicas; o currículo demandado pela Educação Básica; especificidades da área de linguagens, códigos e suas tecnologias; os efeitos de sentidos produzidos por textos didáticos e paradidáticos; luta e defesa dos direitos humanos; a eficácia de leis, decretos e normas na qualidade da educação entre outras questões frutos da articulação entre discurso e ensino.
  • Acreditamos que as transformações na sociedade repercutem sobre a educação nas escolas e nas universidades, de modo que o resultado do trabalho intelectual sobre esses contextos pode representar uma maneira de desenvolver e aprofundar questões problemáticas e oferecer condições de existência para orientações do pensamento educacional.
  • Por entendermos que o ensino, na atual conjuntura histórica e científica, precisa ser repensado sob a perspectiva da articulação com o discurso, os sujeitos, os saberes, os poderes e as legislações, convidamos pesquisadores a discutirem conosco neste dossiê temático.
Nenhuma notícia publicada.