Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Cenas Educacionais (CEDU) é uma publicação eletrônica vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, da Universidade do Estado da Bahia.

A CEDU objetiva fometar e divulgar produções científicas sobre Ensino, Educação e Interdisciplinaridade, três grandes áreas que configuram o escopo da revista.

A CEDU publica artigos, ensaios, resenhas, relatos de experiênica, entrevistas e traduções, em fluxo contínuo e/ou pela organização de Dossiê Temático, redigidos em português, espanhol, francês e inglês, enviados por pesquisador/colaborador do Brasil e do Exterior que investigam/escrevem sobre questões relacionadas às áreas de Ensino, Educação e Interdisciplinaridade.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos serão avaliados, anonimamente (sistema de avaliação duplo cego), por pareceristas AD HOC, pertencentes à instituições diferentes à de vinculação da autoria, que poderão sugerir ajustes/modificações/correções na apresentação/redação da proposta. Depois da análise, os pareceres serão encaminhados aos autores juntamente com instruções para modificações, quando for o caso.

Os pareceres têm como finalidade atestar a qualidade dos textos para fins de publicação e são apresentados de acordo com as três categorias a seguir:

- Publicável sem restrições;

- Publicável com restrições e sugestões de modificações, sujeitas a novo paracer;

- Não publicável.

O(s) texto(s) com parecer(es) que indica(m) modificação(es) deverá(rão) ser revisado(s) pelo(s) autor(es) no prazo a ser definido pelo editor-gerente, em comum acordo com o(s) autor(es).

Após a revisão gramatical do texto, a correção das referências e a revisão dos resumos em língua estrangeira, o(s) autor(es) receberá(rão) o texto para uma revisão final no prazo de dez dias, tendo a oportunidade de introduzir eventuais correções de pequenos detalhes.

 

Periodicidade

A partir do ano de 2020 a CEDU iniciou o processo de publicação em regime de FLUXO CONTÍNUO.

Até o ano de 2019 a CEDU apresentava periodicidade semestral (junho e dezembro), também publicando números extras/suplementares/especiais.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Histórico da CEDU

A Cenas Educacionais (CEDU) foi criada no mês de junho do ano de 2018 pelo Grupo de Pesquisa Ensino, Discurso e Sociedade (DisSE). 

No ano de 2019 a CEDU assume o papel de periódico oficial do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS).

Inicialmente a gerência da editoria foi desenvolvida pelo professor Dr. Elizeu Pinheiro da Cruz (Editor-gerente entre junho de 2018 e abril de 2019). Em segundo momento a professora Dra. Janaína de Jesus Santos assumiu a função de Editora-gerente (maio de 2019 e junho de 2020). O terceiro Editor-gerente professor Dr. Ricardo Franklin de Freitas Mussi assumiu a função em setembro de 2019.

Em cada um de seus volumes a CEDU publica Dossiês Temáticos organizados por pesquisadoras(es)/editoras(es) convidadas(os)(es) com experiência e qualificação acadêmica-científica na temática, ação que fomenta o aprofundamento a cerca de questão/conteúdo específico. Também são publicados manuscritos submetidos, avaliados, aprovados e ajustados pelo sistema de fluxo contínuo, o que permite a ampliação do diálogo nos campos do ensino, da educação e da interdisciplinaridade.

Apesar de seu breve histórico, a CEDU vem se tornando um importante veículo de divulgação e diálogo acadêmico-científico para pesquisadoras(es) e estudantes que se interessam e se dedicam as questões multidimensionais da área de ensino e que desejam comunicar/publicar os resultados de suas pesquisas, produtos e reflexões.

Com o intuito de ampliar sua visibilidade nos meios acadêmicos, no ano de 2019, a CEDU amplificou o processo de indexação/cadastramento em bases de dados nacionais e internacionais.