E SE, NA VERDADE, NÃO QUEREMOS EDUCAR?

Autores

Palavras-chave:

psicanálise, educação, diferença geracional, subjetividade, transmissão

Resumo

Este artigo reflete sobre a negação da diferença geracional – tal como proposta por Dufour –, sobre os desafios contemporâneos da educação e sobre alguns de seus efeitos levando em consideração a constituição da subjetividade, a partir de uma perspectiva teórica que faz uma interface entre Psicanálise e Educação. Sendo resultado de uma pesquisa bibliográfica que conversa com os discursos contemporâneos sobre educação. O texto retoma uma perspectiva psicanalítica sobre a posição do adulto na educação, perfazendo seu curso através da indagação de como mudanças têm ocorrido a partir de discursos contemporâneos que respondem se, de fato, os adultos (ainda) querem educar. Ao final, são lançadas algumas questões que despontam das próprias considerações e reflexões feitas ao longo do texto, norteadas pela pergunta do título sob a perspectiva adotada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Lisboa da Silva, Mestrando em Educação pela Universidade de São Paulo - Brasil

Graduado em Pedagogia pela Universidade de São Paulo.

Douglas Emiliano Batista, Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo - Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Brasil.Integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância.

Referências

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2007.

DUFOUR, D. A arte de reduzir as cabeças. São Paulo: Companhia de Freud, 2005.

GAGNEBIN, J. Infância e pensamento. In: GAGNEBIN, J. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 2005.

IACONELLI, V. Crise da adolescência e adolescência em crise. São Paulo: Folha de São Paulo, 2002.

LAJONQUIÉRE, L. As crianças, a educação e os sonhos adultos em tempos de autismo. Estilos da Clínica, v.24, n.1, p.41-52, 2019

PINK FLOYD. The Wall. Produzido por David Gilmour; Bob Ezrin; Roger Waters. CBS NBW York. Sony Music. LP 128170-71, 1979.

SILVA, G. L. Náufragos e navegantes: uma investigação psicanalítica sobre a

ciberinfância. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Educação, Universidade de São Paulo,São Paulo, 2022.

VOLTOLINI, R. A escola e os profissionais d'A criança. In: FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS E A CRIANÇA-SUJEITO, 7., 2008, São Paulo. Proceedings online... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008.

Publicado

2024-05-10

Como Citar

Silva, G. L. da, & Batista, D. E. (2024). E SE, NA VERDADE, NÃO QUEREMOS EDUCAR?. Cenas Educacionais, 7, e16990. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/16990

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)