E SE, NA VERDADE, NÃO QUEREMOS EDUCAR?
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13773847Palavras-chave:
psicanálise, educação, diferença geracional, subjetividade, transmissãoResumo
Este artigo reflete sobre a negação da diferença geracional – tal como proposta por Dufour –, sobre os desafios contemporâneos da educação e sobre alguns de seus efeitos levando em consideração a constituição da subjetividade, a partir de uma perspectiva teórica que faz uma interface entre Psicanálise e Educação. Sendo resultado de uma pesquisa bibliográfica que conversa com os discursos contemporâneos sobre educação. O texto retoma uma perspectiva psicanalítica sobre a posição do adulto na educação, perfazendo seu curso através da indagação de como mudanças têm ocorrido a partir de discursos contemporâneos que respondem se, de fato, os adultos (ainda) querem educar. Ao final, são lançadas algumas questões que despontam das próprias considerações e reflexões feitas ao longo do texto, norteadas pela pergunta do título sob a perspectiva adotada.
Downloads
Referências
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2007.
DUFOUR, D. A arte de reduzir as cabeças. São Paulo: Companhia de Freud, 2005.
GAGNEBIN, J. Infância e pensamento. In: GAGNEBIN, J. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 2005.
IACONELLI, V. Crise da adolescência e adolescência em crise. São Paulo: Folha de São Paulo, 2002.
LAJONQUIÉRE, L. As crianças, a educação e os sonhos adultos em tempos de autismo. Estilos da Clínica, v.24, n.1, p.41-52, 2019
PINK FLOYD. The Wall. Produzido por David Gilmour; Bob Ezrin; Roger Waters. CBS NBW York. Sony Music. LP 128170-71, 1979.
SILVA, G. L. Náufragos e navegantes: uma investigação psicanalítica sobre a
ciberinfância. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Educação, Universidade de São Paulo,São Paulo, 2022.
VOLTOLINI, R. A escola e os profissionais d'A criança. In: FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS E A CRIANÇA-SUJEITO, 7., 2008, São Paulo. Proceedings online... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabriel Lisboa da Silva, Douglas Emiliano Batista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Cenas Educacionais (CEDU) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da CEDU sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a CEDU como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.