TENDÊNCIAS DO REALISMO MARAVILHOSO EM WALIMAI DE ISABEL ALLENDE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13763191Palavras-chave:
Isabel Allende, Realismo Maravilhoso, Walimai, América Latina, Eva LunaResumo
O realismo maravilhoso, por não apresentar disjunção entre natural e sobrenatural, torna-se um espaço de convergência e debate dos fatos de que se tem conhecimento sobre a América Latina, dando margem para a transgressão do real, sem ruptura. A partir desta constatação, buscou-se como referencial teórico, em especial, os postulados de Irlemar Chiampi (2015), Alejo Carpentier (2009) entre outros, aplicando-os a estrutura da narrativa do conto “Walimai”, publicado a primeira vez em 1989, no livro Contos de Eva Luna de Isabel Allende. Para este artigo, buscou-se perceber a construção do realismo maravilhoso, por um olhar de uma escritora, para a cultura indígena latino-americana, por meio de mecanismos textuais que se articulam em um segundo momento, com conceitos como a história e a ideologia. Para isso, se dará ênfase em características do realismo maravilhoso, como o encantamento na narrativa (Chiampi, 2015), a ausência de hesitação no narrador e o espaço.
Downloads
Referências
ALLENDE, I. Contos de Eva Luna. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2022.
ALLENDE, I. Eva Luna. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
ANDREU, T. M. (DES)CONCERTO: o realismo maravilhoso em Concierto barroco. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2012.
BACHELARD, G. A psicanálise do fogo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
CARPENTIER, A. O reino deste mundo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
CHIAMPI, I. O Realismo Maravilhoso. São Paulo: Perspectiva, 2015.
ESTEVES, A. R.; FIGUEIREDO, E. Realismo mágico e realismo maravilhoso. In: FIGUEIREDO, E. (Org.). Conceitos de literatura e cultura. Niterói: EdUFF; Juiz de Fora: EdUFJF, 2010. p. 393-414.
FURTADO, Fi. A construção do fantástico na narrativa. Lisboa: Horizonte Universitário, 1980.
GUARDÍA, S. B. Literatura e escrita feminina na América Latina. Anuário de Literatura: Florianópolis, n. 1, 2013. p. 15-44.
HUTCHEON, L. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1991.
MARRA, F. B. A américa latina e os latino-americanos nas narrativas de Eva Luna de Isabel Allende. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
NAVARRO, M. H. Por uma voz autônoma: o papel da mulher na história e na ficção latino-americana contemporânea. In: NAVARRO, Márcia Hoppe (Org.). Rompendo o silêncio: gênero e literatura na América Latina. Porto Alegre: Editora UFRS, 1995. p. 14-35.
PAES LOUREIRO, J. J. Cultura Amazônica: Uma Poética do Imaginário. São Paulo: Brasil Cultural, 2015.
RAMA, Á. Literatura, cultura e sociedade na América Latina. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
SCHAW, D. L. The post-boom in Spanish American Fiction. Studies in 20th Century Literature: State University of New York Press, v. 19. 1998. 19 pág. Article 3. Disponível em:
https://newprairiepress.org/cgi/viewcontent.cgi?article=1359&context=sttcl . Acesso em
nov. 2023.
TREVISAN, A. L. Imagens do insólito e do maravilhoso: construções da historicidade na literatura hispano-americana. Número temático: Vertentes do insólito nas literaturas das Américas. Revista A Cor das Letras — UEFS, n. 15, 2014. Disponível em: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/download/1427/pdf Acesso em
nov. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Wellingson Valente dos Reis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Cenas Educacionais (CEDU) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da CEDU sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a CEDU como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.