v. 3 n. 01 (2022): Revista Baiana de Educação Matemática (rolling pass)

					Visualizar v. 3 n. 01 (2022): Revista Baiana de Educação Matemática (rolling pass)
Publicado: 29-12-2022

Editorial

  • Revista Baiana de Educação Matemática: Novas esperanças, novos sonhos e um novo recomeço

    André Ricardo Lucas Vieira, Américo Junior Nunes da Silva
    e202200
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.17475

Artigos - Fluxo Contínuo

Relatos de Experiência - Fluxo Contínuo

  • Integrando a Universidade na Escola através da Matemática Básica: uma experiência no ensino à distância

    Raylson dos Santos Carneiro, Rogerio dos Santos Carneiro, Kattia Ferreira da Silva
    e202207
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.14957

Prefácio - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS

  • Prefácio

    Teresita Evelina Terán
    e2022p
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15858

Apresentação - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS

Dossiê Temático - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS

  • Ensino de Estatística, Probabilidade e Combinatória na Educação Básica: os novos desafios da BNCC

    Samya de Oliveira Lima, Reinaldo Feio Lima, Ady Wallace Jaques Silva, Cassio Cristiano Giordano
    e202209
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15640
  • Curiosidade e Investigação Desenvolvimento do Letramento Estatístico na Educação Infantil

    Flávia Luíza de Lira, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho
    e202210
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15671
  • Livros Didáticos em Braille: Uma Análise das Adaptações de Gráficos Estatísticos Para Estudantes Cegos

    Mayra Darly da Silva, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho
    e202211
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15593
  • El desarrollo de la alfabetización estadística de los estudiantes de secundaria brasileña: un enfoque a través de las Estadísticas Cívicas

    Cassio Cristiano Giordano, Fernanda Angelo Pereira, Fabiano dos Santos Souza
    e202212
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15516
  • Theme choice in a Project-Based Learning an interdisciplinary perspective

    Fernanda Angelo Pereira, Tiago da Silva Gautério, Cassio Cristiano Giordano
    e202213
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15435
  • O Jogo “Lançando A Moeda" uma possibilidade para o ensino de probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental

    Sandra Gonçalves Vilas Bôas, Keli Cristina Conti
    e202214
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15702
  • Estatística aplicada à pesquisa no Ensino Médio na modalidade on-line: promovendo o desenvolvimento dos elementos cognitivos do letramento

    Elisabete Rambo Braga, Clarissa Coragem Ballejo, Lori Viali
    e202215
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15575
  • Duas propostas para a aprendizagem em Estatística

    Marcos Nascimento Magalhães
    e202216
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15606
  • Dollar Street nas mãos das crianças: ler e escrever o mundo com dados multivariados

    Roberta Schnorr Buehring Buehring, Regina Célia Grando
    e202217
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15513
  • Uma situação adidática para o desenvolvimento do raciocínio e pensamento probabilísticos em uma formação de professores

    Auriluci de Carvalho Figueiredo, Cileda de Queiroz e Silva Coutinho
    e202218
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15620
  • A Educação Estatística e Probabilística nos Anos Iniciais no Brasil Experiências que dinamizam o currículo

    Keli Cristina Conti, Sandra Gonçalves Vila Bôas
    e202219
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15673
  • Potencialidades do ensino de Estatística como mobilizador de empoderamento e engajamento social

    Irene Mauricio Cazorla , Carlos Eduardo Ferreira Monteiro, Liliane Carvalho
    e202220
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15726
  • A Estatística como Pesquisa na Educação Básica

    Francisca Brum Tolio, Lori Viali
    e202221
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15617
  • Uma Reflexão sobre o Letramento Estatístico e as Diretrizes Curriculares no Brasil para os Anos do Ensino Fundamental

    Maria Helena Monteiro Mendes Baccar, André Monteiro Novaes, Leticia Rangel, Flávia Maria Pinto Ferreira Landim, Vanessa Matos Leal, Valeria Pontes da Costa Reis, Raquel Medina Amaral de Oliveira
    e202222
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15717
  • Conhecimentos docentes: um olhar sobre a Estatística e o desenvolvimento de práticas interdisciplinares no contexto escolar

    Karla Priscila Schreiber, Joice Neves Machado, Leonardo da Silva Greque Jr., Mauren Porciúncula
    e202223
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15700
  • Desenvolvimento e avaliação do letramento estatístico uma proposta com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental

    Clarissa Coragem Ballejo, Lori Viali, María M. Gea
    e202224
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15719
  • Relato de Experiência — a trajetória pioneira do GEDIM-STATISTIC na difusão da Educação Estatística na Amazônia Brasileira

    Jacqueline Agnes da Silveira Santos, Vera Debora Maciel Vilhena, Silvia Caroline Salgado Pena, José Messildo Viana Nunes
    e202225
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15720
  • Representação em Tabelas: Aprendizagem por Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

    Betânia Evangelista, Gilda Guimarães, Izabella Oliveira
    e202226
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15718
  • Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 2º ano do ensino médio

    Andréa Pavan Perin, Celso Robeiro Campos
    e202227
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15645
  • Regressão linear no Enade de Economia: uma análise a partir do Letramento Estatístico

    Diêgo Bezerra de Melo Maciel, Gilda Lisbôa Guimarães
    e202228
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15660