Livros Didáticos em Braille: Uma Análise das Adaptações de Gráficos Estatísticos Para Estudantes Cegos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem o objetivo de analisar adaptações de gráficos estatísticos para o Braille em livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental. Para atingir ao objetivo proposto, sete livros didáticos em Braille foram analisados com base numa pesquisa documental. Como principais resultados, identificamos que aproximadamente 28% dos gráficos são excluídos dos livros e 47% sofrem alguma mudança para outro tipo de representação, sendo as mais comuns: listagem e tabela. Nos gráficos preservados foram encontrados erros associados, sobretudo, a problemas na escala. Ressalta-se que as modificações encontradas e os erros, possivelmente, são decorrentes de limitações do Sistema Braille. Dessa forma, ratificamos a necessidade do desenvolvimento de pesquisas voltadas para adaptações de gráficos para o ensino de Estatística para estudantes cegos.
Downloads
Detalhes do artigo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
BIANCHINI, E. Matemática Bianchini, 6º ano. 6. ed. São Paulo: Moderna, 2006. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/livros-em-braille/353-programa-nacional-do-livro-didatico-pnld-2011-2012-2013 Acesso em: 17 maio 2021.
BIANCHINI, E. Matemática Bianchini, 7º ano. 6. ed. São Paulo: Moderna, 2006. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/livros-em-braille/353-programa-nacional-do-livro-didatico-pnld-2011-2012-2013 Acesso em: 17 maio 2021.
BIANCHINI, E. Matemática Bianchini, 8º ano. 6. ed.São Paulo: Moderna, 2006. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/livros-em-braille/353-programa-nacional-do-livro-didatico-pnld-2011-2012-2013 Acesso em: 17 maio 2021.
CARVALHO, L. M. T. L.; MONTEIRO, C. E. F.; CAMPOS, T. M. M. Refletindo sobre a interpretação de gráficos como uma atividade de resolução de problemas. Estudos e Reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado das Letras, p. 213-227, 2010.
CAZORLA, I. M.; CARDOSO, M.; FERREIRA, C. E.. Variáveis estatísticas e suas representações em gráficos: reflexões para seu ensino. Números. Revista de Didáctica de las Matemáticas, v. 106, p. 23-32, 2021.
GIOVANNI JÚNIOR, J. R.; CASTRUCCI, B. A Conquista da Matemática, 6º ano. Manual do professor. ed. Renovada. São Paulo: FTD, 2009. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/livros-em-braille/353-programa-nacional-do-livro-didatico-pnld-2011-2012-2013. Acesso em: 17 maio 2021.
GIOVANNI JÚNIOR, J. R.; CASTRUCCI, B. A Conquista da Matemática, 7º ano. Manual do professor. ed. Renovada. São Paulo: FTD, 2009. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/livros-em-braille/353-programa-nacional-do-livro-didatico-pnld-2011-2012-2013 Acesso em: 17 maio 2021.
GIOVANNI JÚNIOR, J. R.; CASTRUCCI, B. A Conquista da Matemática, 8º ano. Manual do professor. ed. Renovada. São Paulo: FTD, 2009. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/livros-em-braille/353-programa-nacional-do-livro-didatico-pnld-2011-2012-2013 Acesso em: 17 maio 2021.
GIOVANNI JÚNIOR, J. R.; CASTRUCCI, B. A Conquista da Matemática, 9º ano. Manual do professor. ed. Renovada. São Paulo: FTD, 2009. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/livros-em-braille/353-programa-nacional-do-livro-didatico-pnld-2011-2012-2013 Acesso em: 17 maio 2021.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT. Apresentação. 2022. https://www.gov.br/ibc/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/institucional-1 Acesso em: 10 maio 2021.
LUNA, L. C. de. O uso da calculadora em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental: análise à luz da educação matemática crítica. 2019. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
SANTOS, R. C. dos. O processo de adaptação de tabelas e gráficos estatísticos em livros didáticos de matemática em Braille. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) Universidade Federal Do Rio De Janeiro. Rio de Janeiro. 2017.
SILVA, M. D. da; CARVALHO, L. M. T. L. de. Análise das adaptações de gráficos em Braille nos livros didáticos. In Anais do 11ª Conferência Internacional de Ensino de Estatística – 11ª ICOTS. Anais... Rosário, Argentina, 2022, no prelo.