Livros Didáticos em Braille: Uma Análise das Adaptações de Gráficos Estatísticos Para Estudantes Cegos

Conteúdo do artigo principal

Mayra Darly da Silva
Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar adaptações de gráficos estatísticos para o Braille em livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental. Para atingir ao objetivo proposto, sete livros didáticos em Braille foram analisados com base numa pesquisa documental. Como principais resultados, identificamos que aproximadamente 28% dos gráficos são excluídos dos livros e 47% sofrem alguma mudança para outro tipo de representação, sendo as mais comuns: listagem e tabela. Nos gráficos preservados foram encontrados erros associados, sobretudo, a problemas na escala. Ressalta-se que as modificações encontradas e os erros, possivelmente, são decorrentes de limitações do Sistema Braille. Dessa forma, ratificamos a necessidade do desenvolvimento de pesquisas voltadas para adaptações de gráficos para o ensino de Estatística para estudantes cegos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, M. D. da, & Carvalho, L. M. T. L. de. (2022). Livros Didáticos em Braille: Uma Análise das Adaptações de Gráficos Estatísticos Para Estudantes Cegos. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202211. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15593
Seção
Dossiê Temático - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS
Biografia do Autor

Mayra Darly da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Estudante de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco (EDUMATEC/UFPE). Mestre em Educação Matemática e Tecnológica.

Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora do Departamento de Políticas e Gestão da Educação e da Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco (EDUMATEC/UFPE). Doutora em Educação.

Referências

BIANCHINI, E. Matemática Bianchini, 6º ano. 6. ed. São Paulo: Moderna, 2006. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/livros-em-braille/353-programa-nacional-do-livro-didatico-pnld-2011-2012-2013 Acesso em: 17 maio 2021.

BIANCHINI, E. Matemática Bianchini, 7º ano. 6. ed. São Paulo: Moderna, 2006. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/livros-em-braille/353-programa-nacional-do-livro-didatico-pnld-2011-2012-2013 Acesso em: 17 maio 2021.

BIANCHINI, E. Matemática Bianchini, 8º ano. 6. ed.São Paulo: Moderna, 2006. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/livros-em-braille/353-programa-nacional-do-livro-didatico-pnld-2011-2012-2013 Acesso em: 17 maio 2021.

CARVALHO, L. M. T. L.; MONTEIRO, C. E. F.; CAMPOS, T. M. M. Refletindo sobre a interpretação de gráficos como uma atividade de resolução de problemas. Estudos e Reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado das Letras, p. 213-227, 2010.

CAZORLA, I. M.; CARDOSO, M.; FERREIRA, C. E.. Variáveis estatísticas e suas representações em gráficos: reflexões para seu ensino. Números. Revista de Didáctica de las Matemáticas, v. 106, p. 23-32, 2021.

GIOVANNI JÚNIOR, J. R.; CASTRUCCI, B. A Conquista da Matemática, 6º ano. Manual do professor. ed. Renovada. São Paulo: FTD, 2009. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/livros-em-braille/353-programa-nacional-do-livro-didatico-pnld-2011-2012-2013. Acesso em: 17 maio 2021.

GIOVANNI JÚNIOR, J. R.; CASTRUCCI, B. A Conquista da Matemática, 7º ano. Manual do professor. ed. Renovada. São Paulo: FTD, 2009. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/livros-em-braille/353-programa-nacional-do-livro-didatico-pnld-2011-2012-2013 Acesso em: 17 maio 2021.

GIOVANNI JÚNIOR, J. R.; CASTRUCCI, B. A Conquista da Matemática, 8º ano. Manual do professor. ed. Renovada. São Paulo: FTD, 2009. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/livros-em-braille/353-programa-nacional-do-livro-didatico-pnld-2011-2012-2013 Acesso em: 17 maio 2021.

GIOVANNI JÚNIOR, J. R.; CASTRUCCI, B. A Conquista da Matemática, 9º ano. Manual do professor. ed. Renovada. São Paulo: FTD, 2009. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/livros-em-braille/353-programa-nacional-do-livro-didatico-pnld-2011-2012-2013 Acesso em: 17 maio 2021.

INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT. Apresentação. 2022. https://www.gov.br/ibc/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/institucional-1 Acesso em: 10 maio 2021.

LUNA, L. C. de. O uso da calculadora em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental: análise à luz da educação matemática crítica. 2019. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.

SANTOS, R. C. dos. O processo de adaptação de tabelas e gráficos estatísticos em livros didáticos de matemática em Braille. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) Universidade Federal Do Rio De Janeiro. Rio de Janeiro. 2017.

SILVA, M. D. da; CARVALHO, L. M. T. L. de. Análise das adaptações de gráficos em Braille nos livros didáticos. In Anais do 11ª Conferência Internacional de Ensino de Estatística – 11ª ICOTS. Anais... Rosário, Argentina, 2022, no prelo.