https://revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/issue/feedRevista Baiana de Educação Matemática2023-04-24T16:02:20-03:00Américo Junior Nunes da Silvaandre.ricardo@ifsertao-pe.edu.brOpen Journal Systems<p>A <strong>Revista Baiana de Educação Matemática</strong> (<strong>e-ISSN</strong>: 2675-5246/<strong>Prefixo DOI</strong>: 10.47207) iniciou as suas atividades editoriais em 2020 e cumpre com a função de divulgar trabalhos que têm como foco o professor que ensina Matemática, sua formação, a realidade e cultura escolar e o ensino e aprendizagem dessa ciência. É uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), vinculado à Universidade do Estado da Bahia (UNEB), <em>Campus </em>III, em parceria com o <em>Campus </em>VII da mesma universidade e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), <em>Campus </em>Santa Maria da Boa Vista/PE. A revista não cobra nenhuma taxa de processamento de artigos (Article Processing Charge - APC) e publica em fluxo contínuo (rolling pass). <br><strong>Qualis/CAPES</strong>: B2</p> <p>A <strong>Revista Baiana de Educação Matemática</strong> encontra-se indexada em: <a href="https://scholar.google.com.br/citations?view_op=list_works&hl=pt-BR&authuser=1&user=MPfEr2gAAAAJ&gmla=AJsN-F4TDL1CelN9iebTnIgL-JNsxLH7QtoMD_Rdhyoh2cYrUolc4rDy-Bqzjt_JH65idADDIWJcckmQQpnHTAF0V6eXNWIhkh1rFG0JvjTJ1co65lB5-ic" target="_blank" rel="noopener">Google Scholar </a>| <a href="https://www.sumarios.org/revista/revista-baiana-de-educa%C3%A7%C3%A3o-matem%C3%A1tica-rbem" target="_blank" rel="noopener">Sumários</a> | <a href="http://journalseeker.researchbib.com/view/issn/2675-5246" target="_blank" rel="noopener">ResearchBib</a>| <a href="http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre" target="_self">Revistas de Livre Acesso</a>|<a href="https://www.isindexing.com/isi/journaldetails.php?id=14172" target="_blank" rel="noopener">Internacional Scientific Indexing </a>| <a href="http://index.pkp.sfu.ca/index.php/browse/index/9029" target="_blank" rel="noopener">PKP Index</a>| <a href="https://www.abecbrasil.org.br/novo/" target="_blank" rel="noopener">ABEC BRASIL</a>| <a href="http://esjindex.org/search.php?id=4566" target="_blank" rel="noopener">Eurasian Scientific Journal Index</a>| <a href="http://olddrji.lbp.world/JournalProfile.aspx?jid=2675-5246" target="_blank" rel="noopener">Directory of Research Journals Indexing</a>| <a href="https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=29606" target="_blank" rel="noopener">Latindex</a>| <a href="https://diadorim.ibict.br/handle/1/2770" target="_blank" rel="noopener">Diadorim</a>| <a href="https://journals.indexcopernicus.com/search/details?id=66876" target="_blank" rel="noopener">Index Copernicus Internacional</a>|<a href="https://www.crossref.org/" target="_blank" rel="noopener">Crossref</a>|<a href="https://www.doi.org/" target="_blank" rel="noopener">Digital Object Identifier (DOI)</a>|<a href="https://doaj.org/toc/2675-5246?source=%7B%22query%22%3A%7B%22filtered%22%3A%7B%22filter%22%3A%7B%22bool%22%3A%7B%22must%22%3A%5B%7B%22terms%22%3A%7B%22index.issn.exact%22%3A%5B%222675-5246%22%5D%7D%7D%2C%7B%22term%22%3A%7B%22_type%22%3A%22article%22%7D%7D%5D%7D%7D%2C%22query%22%3A%7B%22match_all%22%3A%7B%7D%7D%7D%7D%2C%22size%22%3A100%2C%22_source%22%3A%7B%7D%7D" target="_blank" rel="noopener">DOAJ</a>|<a href="https://latinrev.flacso.org.ar/revistas/revista-baiana-educacao-matematica" target="_blank" rel="noopener">LatinREV</a>| <a href="https://www.citefactor.org/journal/index/26192/bahia-journal-of-mathematical-education#.YBmq8ehKjDc" target="_blank" rel="noopener">CiteFactor</a>|<a href="https://isindexing.com/isi/journaldetails.php?id=14172" target="_blank" rel="noopener">International Scientific Indexing(ISI)</a></p>https://revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/15427Cálculo do desconto do INSS sobre o salário mínimo: relato de experiência de uma aula baseada na resolução de problemas2023-04-09T22:27:12-03:00Marilia Maia Moreiramarilia.maiamm@gmail.comSerapiao Junior Carneiro Pontesjuniorcarneiro568@gmail.comMaria José Araújo Souzamazesobral@yahoo.com.br<p>O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de uma aplicação de uma proposta de aula que trabalhe com o tema cálculos dos descontos trabalhistas no salário mínimo sob a ótica da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação Resolução de Problemas. O percurso metodológico é caracterizado por ser um relato de experiência. O referencial teórico é pautado em estudos sobre a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação Resolução de Problemas na perspectiva de Norma Allevato e Lourdes Onuchic; além de estudos sobre Educação Financeira no ensino básico. Como principais resultados, apontamos e verificamos com uma aula planejada com a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação Resolução de Problemas, os alunos se envolveram mais e participaram ativamente do processo de aprendizagem do conteúdo matemático. Além deles avaliarem o próprio processo de aprendizagem. Em conclusão, aponta-se que a metodologia de ensino apresentada destaca alguns aspectos relevantes, práticos e teóricos como o trabalho em grupo, conceitos e conteúdos relacionados a construção de conhecimento matemático que foi realizada de forma mais significativa e efetiva pelos alunos.</p>2023-01-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Marilia Maia Moreira, Serapiao Junior Carneiro Pontes, Maria José Araújo Souzahttps://revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/16233A modelagem do peso e altura dos três Josés2023-04-09T22:26:16-03:00Gislaine Sebastiana Gondim Cruzgislainegondim@hotmail.comRogério Fernando Piresrfpires25@hotmail.com<p>O presente estudo tem o objetivo de apresentar uma análise do desenvolvimento de três bebês, a partir das informações sobre peso e comprimento deles. A pesquisa teve como principais fundamentações as ideias da modelagem matemática e da Educação Matemática Crítica. O estudo de caráter qualitativo utilizou os dados referentes ao peso e altura dos primeiros doze meses de vida presentes nas “carteirinhas de vacinação” dos três filhos da primeira autora e os dados concernentes ao peso e altura indicados pelo Ministério da Saúde. A partir desses dados, foi realizada uma análise estatística utilizando teste t de Student para amostras independentes realizado com o software SPSS (Statistical Package for Social Science) comparando o desenvolvimento dos bebês com os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde. Os resultados mostraram que o desenvolvimento dos bebês aconteceu dentro da normalidade e que a experiência de aliar ensino, aprendizagem e pesquisa foi muito rica para os autores.</p>2023-03-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Gislaine Sebastiana Gondim Cruz, Rogério Fernando Pireshttps://revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/15851Experiências e saberes docentes nas tessituras de uma oficina pedagógica tematizando a probabilidade e a estatística2023-04-15T07:51:04-03:00Sandra Alves Oliveirasandraoliveira.uneb@gmail.comMaria Cristina de Miranda Martins mcristinamm8@gmail.comReginaldo Fernando Carneiroreginaldo.carneiro@ufjf.edu.br<p>Este relato de experiência compartilha e discute práticas dinamizadoras e reflexivas vivenciadas na oficina “A literatura infantil e a resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem da probabilidade e da estatística”, no contexto do projeto de formação intitulado “O ensino e a aprendizagem da matemática na formação continuada de professores dos anos iniciais”. Busca-se apresentar e discutir experiências formativas e saberes docentes nas tessituras dessa oficina pedagógica, realizada no segundo semestre de 2019, com a participação de professores(as) que ensinam matemática na educação básica, no município de Ponte Nova, Minas Gerais. Por meio de rodas de conversa dialógicas, da dinâmica “Tempestade de ideias” e da produção de relatos de experiências, os(as) participantes da formação continuada tiveram oportunidade de vivenciar teoricamente e na prática conceitos e conteúdos de Probabilidade e de Estatística no componente curricular Matemática, os quais lhes proporcionaram experiências formativas e aprendizagens matemáticas. Destarte, as oficinas pedagógicas, como estratégias teórico-metodológicas dinâmicas, lúdicas e problematizadoras precisam ser inseridas na formação e na prática docente, na perspectiva de um trabalho colaborativo e dialógico. As práticas dinamizadoras e reflexivas, criadas e vivenciadas no contexto do grupo de trabalho colaborativo, contribuíram para (re)inventar, criativamente, os processos de ensino-aprendizagem da matemática na educação básica, mediante relatos de professores(as) participantes dos encontros formativos.</p>2023-04-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Sandra Alves de Oliveira, Maria Cristina de Miranda Martins , Reginaldo Fernando Carneirohttps://revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/15487Formação em Matemática por meio de invenções científico-tecnológicas voltadas aos impactos sociais: uma revisão de literatura2023-04-09T22:26:54-03:00Greiton Toledo Azevedogreiton.azevedo@ifgoiano.edu.brMarcus Vinicius Maltempimarcus.maltempi@unesp.br<p>Neste artigo, apresentamos um estudo de revisão sistemática da literatura sobre Formação em Matemática baseada no desenvolvimento de invenções científico-tecnológicas voltadas ao tratamento de sintomas da doença de Parkinson. Com foco na área de Educação Matemática e norteados pelos princípios do método Prisma, fizemos um levantamento de trabalhos científicos publicados em português, espanhol e inglês, utilizando as palavras-chave Formação em Matemática, Matemática, Jogos Digitais, Robótica e Parkinson. Posteriormente, restringimos os resultados ao Ensino Médio, descartando produções que focavam na formação inicial ou continuada de professores e que não utilizassem a programação de computadores. Encontramos cinco trabalhos, sendo que nenhum deles aborda, simultaneamente, a construção de jogos digitais e invenção de dispositivos robóticos para impactos sociais, restringindo-se aos fins educacionais. Nosso estudo, portanto, evidencia a escassez de pesquisas realizadas neste campo potencial de investigação na área da Educação Matemática e, visando contribuir com pesquisas futuras, concluímos apresentando algumas compreensões acerca da Formação em Matemática de estudantes do Ensino Médio quando desenvolvem invenções científico-tecnológicas sustentáveis e de baixo custo em prol do tratamento de sintomas da doença de Parkinson de um hospital público.</p>2023-02-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Greiton Toledo Azevedo, Marcus Vinicius Maltempihttps://revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/15779Análise livro didático de matemática: um estudo das Tecnologias Digitais de Informações e Comunicações utilizadas e da atenção seletiva na aprendizagem da função seno2023-04-09T22:26:45-03:00Erinaldo Ferreira Nascimentoerigremio.2013@gmail.comRobson Aldrin Lima Mattos rmattos@uneb.brLaerte Silva da Fonseca laerte.fonseca@uol.com.br<p>Esse trabalho teve por objetivo analisar a presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação presentes no livro didático e a atenção seletiva na aprendizagem da função seno. Assim, o livro didático é um dos recursos mais utilizados para ensino-aprendizagem. No atual momento da sociedade, com as diversas mudanças e com o surgimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) vem ganhando mais espaço nesse material. Então, essas mudanças provocam no âmbito escolar adequação e assim, pode fazer com que o ensino de matemática tende a se modificar. Percebe-se, atualmente, que conceitos da neurociência cognitiva estão mais presentes na educação trazendo contribuições diversas para o ensino e a aprendizagem. O presente artigo apresenta resultados de uma análise realizada em um livro didático do PNLD 2021 da coleção Ser Protagonista, do Novo Ensino Médio, na área de conhecimento matemática e suas tecnologias, em uma escola da rede estadual da Bahia na 2ª serie entre os anos 2021-2022. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e cunho bibliográfico que emergiu a partir da análise das unidades e capítulos do livro, destacando a atenção seletiva como fator importante para aprendizagem a partir das tecnologias. Os resultados da análise mostram que a TDIC’s encontrada foi o <em>Winplot</em> e que a sua aplicação no ensino contexto matemático pode desenvolver atenção seletiva e a aprendizagem da função seno. Portanto, no atual contexto impulsionado pelas mudanças na sociedade, é imprescritível que a Educação Matemática esteja em sintonia com a Neurociência Cognitiva.</p>2023-02-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Erinaldo Ferreira Nascimento, Robson Aldrin Lima Mattos , Laerte Silva da Fonseca https://revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/16136Discutindo uma atividade sobre o um método histórico e o uso de materiais concretos para o ensino de matemática2023-04-09T22:26:34-03:00Luis Carlos Barbosa Oliveiraluis.carlos.mat@ifpi.edu.brBenjamim Cardoso da Silva Netobenjamim.neto@ifma.edu.brEvanildo Borges da Silvaprofevanildo.borges@gmail.com<p>A inserção da História da Matemática na Educação Básica tem sido objeto de estudo em diversas produções acadêmicas, fazendo emergir diversificadas maneiras de trabalhar e conduzir a prática docente com uso de informações históricas matemáticas. Dessa forma, esse artigo tem o objetivo de discutir acerca do desenvolvimento de uma atividade didática em uma turma do 3º ano do Ensino Médio sobre o método de Arquimedes (287 a. C. – 212 a. C) para determinação de medidas do círculo aliado ao uso de materiais concretos. Adota-se a investigação histórica no ensino de Matemática como pressuposto teórico acerca da História para o ensino de Matemática para a elaboração de uma atividade com aspecto investigativo e criativo que possibilite ao aluno a argumentação e a comunicação como atitudes de ordenação de seu conhecimento. A atividade desenvolvida apresenta a reprodução do método da exaustão sistematizado por Arquimedes de Siracusa para determinação de medidas do círculo, para tal utilizou-se três aulas de 50 minutos. Essa pesquisa é qualitativa e bibliográfica se fundamentando na discussão acerca da construção e aplicação da atividade dividida em quatro passos para reprodução em forma de problemática a ser solucionada com auxílio de materiais concretos. Aplicou-se um questionário de forma a sintetizar as apreensões gerais sobre os procedimentos adotados como engajamento de atividades didáticas em salas de aula que por sua vez revelou que os alunos sentiram-se motivados pela metodologia, revelando serem aulas promissoras e atraentes.</p>2023-02-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Luis Carlos Barbosa Oliveira, Benjamim Cardoso da Silva Neto, Evanildo Borges da Silvahttps://revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/16260Olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas (OBMEP): Proposta metodológica para professores de matemática 2023-04-09T22:26:25-03:00Maria Antônia Keila Alvesalveskeila64@gmail.comDaniel Brandão Menezesdaniel_brandao@uvanet.br<p>O presente artigo tem como objetivo analisar ações didáticas que se vinculam ao ensino de área das figuras planas, com ênfase na utilização do Software Geogebra, em conjunto com o uso do site Phet Colorado e de materiais usados regularmente pelos discentes, tendo o intuito de empregar como proposta metodológica uma Situação Didática Olímpica (SDO) de Alves, em uma escola municipal no distrito de Ubaúna-Coreaú-Ceará, sendo o seu público-alvo duas turmas de 9º ano do ensino fundamental II. O ponto principal desse estudo foi apresentar de maneira clara e objetiva, como professores de matemática podem abordar Problemas Olímpicos (PO’s) em aulas regulares de matemática e também a encontrar a melhor metodologia de ensino para auxiliá-los, sempre tendo como foco principal a aprendizagem dos estudantes. Constatou-se, que o ensino de áreas das figuras planas agregado a recursos educacionais mais modernos, como o geogebra e o site phet colorado que foram os escolhidos para essa pesquisa, apresenta-se de forma eficiente para aprendizagem significativa dos discentes, atuando principalmente na percepção na qual uma questão de matemática não necessariamente precisa ter apenas uma possibilidade de resposta, desvinculando os alunos da ideia errônea que a matemática é considerada uma ciência exata e portanto aceita uma única possibilidade de resposta.</p>2023-03-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Maria Antônia Keila Alves, Daniel Brandão Menezeshttps://revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/16209Trigonometria no Ensino Médio 2023-04-17T22:03:01-03:00Lucas de Jesus Pinheirolucasjpinheiro1997@gmail.comFernando Osvaldo Real Carneirofernandocarneiro@ifba.edu.br<p>A predominância das aulas tradicionais é comum na Matemática, todavia, tem sido questionada e vem passando por diversas mudanças que consideramos propositivas, tais como a utilização da História da Matemática, que é uma tendência contemporânea pertencente à Educação Matemática. Esta tendência surge como uma das alternativas ao método tradicional, podendo compor uma prática pedagógica que se torne útil nas aulas de Matemática, fomentando assim uma maior atratividade entre a sua audiência. A trigonometria é considerada um tema complexo por muitos, sobretudo por está apoiada apenas nos seus aspectos analíticos e algébricos, mesmo possuindo muitas aplicabilidades, por isso a contextualização histórica pode proporcionar uma melhor compreensão deste conteúdo. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi auxiliar os alunos a compreenderem melhor o conteúdo de Trigonometria, através de um ensino mais relevante, para isto, propomos aulas contendo Narrativas Históricas Ilustrativas a partir da elaboração de um modelo próprio, almejando que as aulas se tornem mais interessantes, dinâmicas e contextualizadas. A pesquisa se desenvolveu em duas etapas, a primeira de caráter mais descritivo-exploratório, realizou-se pesquisas através de livros e trabalhos acadêmicos, buscando abranger os aspectos teóricos das temáticas envolvidas neste estudo; a segunda etapa foi baseada na pesquisa aplicada, onde foi apresentado uma proposta de ensino. Por tudo isso, esperamos que os objetivos propostos com relação ao processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Trigonometria possam ser alcançados.</p>2023-06-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Lucas de Jesus Pinheiro, Fernando Osvaldo Real Carneirohttps://revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/16239Fatores intervenientes na aprendizagem da matemática pensada para a formação cidadã nos anos iniciais da Educação Básica2023-04-24T16:02:20-03:00Gabriele Costa Lírio Bragagabrieleliriogc@gmail.comJanine Marinho Dagnoni Neivajmdagnoni@hotmail.com<p>O presente trabalho investiga condicionantes da aprendizagem matemática para os anos iniciais, para crianças que não possuem transtornos de aprendizagem, para fornecer subsídios a uma prática docente orientada para a formação cidadã. Este estudo baseia-se em uma abordagem de natureza qualitativa de cunho bibliográfico, do tipo estado da arte. Os dados foram coletados em Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Coerente com a perspectiva da formação cidadã, a maioria dos trabalhos analisados abordou temáticas presentes na vida dos estudantes. Considerou-se que, as condicionantes da aprendizagem matemática, quer sejam internas ou externas, refletiram pressupostos para a formação cidadã. Portanto, aprendendo matemática, aprende-se a ler melhor o mundo que os cerca, a ponto de questioná-lo criticamente, e verificar se este mundo atende às suas necessidades, de seus pares e de seu entorno, podendo, assim, agir em prol de sua manutenção, e se não, em prol da sua transformação<strong>.</strong></p> <p> </p>2023-06-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Gabriele Costa Lírio Braga, Janine Marinho Dagnoni Neiva