Libros de Texto en Braille: un Análisis de Adaptaciones de Gráficos Estadísticos Para Estudiantes Ciegos
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artículo tiene como objetivo estudiar los libros de texto de los últimos años de la Enseñanza Fundamental. Para lograr el objetivo propuesto, se analizaron siete didácticas braille a partir de una investigación documental. Como principales resultados identificamos que aproximadamente el 2% de los libros son eliminados de las tablas y el 47% sufre algún cambio a otro tipo de lista, siendo los más comunes: libros y tablas. En los gráficos conservados se encontraron errores asociados, sobre todo, a problemas de escalada. Como se destaca que como se destaca los errores del Sistema, posiblemente, se deban a errores del Sistema Braille. Así, se confirma la necesidad de desarrollar conceptos para la enseñanza de la estadística a estudiantes invidentes.
Descargas
Detalles del artículo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Citas
BIANCHINI, E. Matemática Bianchini, 6º ano. 6. ed. São Paulo: Moderna, 2006. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/livros-em-braille/353-programa-nacional-do-livro-didatico-pnld-2011-2012-2013 Acesso em: 17 maio 2021.
BIANCHINI, E. Matemática Bianchini, 7º ano. 6. ed. São Paulo: Moderna, 2006. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/livros-em-braille/353-programa-nacional-do-livro-didatico-pnld-2011-2012-2013 Acesso em: 17 maio 2021.
BIANCHINI, E. Matemática Bianchini, 8º ano. 6. ed.São Paulo: Moderna, 2006. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/livros-em-braille/353-programa-nacional-do-livro-didatico-pnld-2011-2012-2013 Acesso em: 17 maio 2021.
CARVALHO, L. M. T. L.; MONTEIRO, C. E. F.; CAMPOS, T. M. M. Refletindo sobre a interpretação de gráficos como uma atividade de resolução de problemas. Estudos e Reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado das Letras, p. 213-227, 2010.
CAZORLA, I. M.; CARDOSO, M.; FERREIRA, C. E.. Variáveis estatísticas e suas representações em gráficos: reflexões para seu ensino. Números. Revista de Didáctica de las Matemáticas, v. 106, p. 23-32, 2021.
GIOVANNI JÚNIOR, J. R.; CASTRUCCI, B. A Conquista da Matemática, 6º ano. Manual do professor. ed. Renovada. São Paulo: FTD, 2009. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/livros-em-braille/353-programa-nacional-do-livro-didatico-pnld-2011-2012-2013. Acesso em: 17 maio 2021.
GIOVANNI JÚNIOR, J. R.; CASTRUCCI, B. A Conquista da Matemática, 7º ano. Manual do professor. ed. Renovada. São Paulo: FTD, 2009. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/livros-em-braille/353-programa-nacional-do-livro-didatico-pnld-2011-2012-2013 Acesso em: 17 maio 2021.
GIOVANNI JÚNIOR, J. R.; CASTRUCCI, B. A Conquista da Matemática, 8º ano. Manual do professor. ed. Renovada. São Paulo: FTD, 2009. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/livros-em-braille/353-programa-nacional-do-livro-didatico-pnld-2011-2012-2013 Acesso em: 17 maio 2021.
GIOVANNI JÚNIOR, J. R.; CASTRUCCI, B. A Conquista da Matemática, 9º ano. Manual do professor. ed. Renovada. São Paulo: FTD, 2009. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/livros-em-braille/353-programa-nacional-do-livro-didatico-pnld-2011-2012-2013 Acesso em: 17 maio 2021.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT. Apresentação. 2022. https://www.gov.br/ibc/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/institucional-1 Acesso em: 10 maio 2021.
LUNA, L. C. de. O uso da calculadora em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental: análise à luz da educação matemática crítica. 2019. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
SANTOS, R. C. dos. O processo de adaptação de tabelas e gráficos estatísticos em livros didáticos de matemática em Braille. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) Universidade Federal Do Rio De Janeiro. Rio de Janeiro. 2017.
SILVA, M. D. da; CARVALHO, L. M. T. L. de. Análise das adaptações de gráficos em Braille nos livros didáticos. In Anais do 11ª Conferência Internacional de Ensino de Estatística – 11ª ICOTS. Anais... Rosário, Argentina, 2022, no prelo.