Theme choice in a Project-Based Learning an interdisciplinary perspective
Conteúdo do artigo principal
Resumo
This article discusses interdisciplinarity in the teaching of Statistics through a Project-Based Learning. We´re sharing the discussion aroused by the publishing of the Common National Curriculum Base in 2018, that suggests learning projects, whose level of complexity and broadness increases gradually throughout the entire basic education (from six to seventeen years old). Our goal is to highlight the initial moment, which is paramount to the success of this approach: the selection of the theme to be investigated. Initially, it is a qualitative research study that analyses official documents, recent studies in the area, as well as recordings of the sessions in which teachers and students discuss the theme to be chosen. In the end, a few considerations that may contribute to promoting Statistics Literacy are presented.
Downloads
Detalhes do artigo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
BATANERO, C., DÍAZ, C. Estadística con proyectos. Universidad de Granada, 2011
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Ed. Penso, 2014.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos, 2019.
CAZORLA, I. M.; GIORDANO, C. C. O papel do letramento estatístico na implementação dos Temas Contemporâneos Transversais da BNCC. In C. MONTEIRO; L. CARVALHO (Org.), Temas emergentes em Letramento Estatístico. Universidade Federal de Pernambuco, 2021.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Artmed, 2010.
FAZENDA, I. C. A. Construindo aspectos teórico-metodológicos da pesquisa sobre interdisciplinaridade. In: Dicionário em construção: interdisciplinaridade. Ed. Cortez, 2002.
FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. Ed. Loyola, 2011.
GAL, I. Understanding statistical literacy: About knowledge of contexts and models. Actas del Tercer Congreso International Virtual de Educación Estadística, p. 1-15, 2019.
GARFIELD, J. Teaching statistics using small-group cooperative learning. Journal of Statistics education, v. 1, n. 1, p. 1-9, 1993.
GARFIELD, J. Cooperative learning revisited: from an instructional method to a way of life. Journal of Statistics education, v. 21, n. 2, p. 1-8, 2013
GIORDANO, C. C. O desenvolvimento do letramento estatístico por meio de projetos: um estudo com alunos do Ensino Médio (Dissertação de Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2016.
PORCIÚNCULA, M; SAMÁ, S. Projetos de Aprendizagem: uma proposta pedagógica para a sala de aula estatística. In: Samá, S.; Porciúncula, M. (org.). Educação Estatística: ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior. Ed. CRV, p. 133-141, 2015.
PORCIÚNCULA, M. LeME - Letramento Multimídia Estatístico: Projetos de aprendizagem estatísticos na Educação Básica e Superior. Curitiba: Appris, 2022.
PORCIÚNCULA, M.; SCHREIBER, K.; GIORDANO, C. (Org.). Letramento Multimídia Estatístico: uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos anos finais do Ensino Fundamental. 1ed.Taubaté: Akademy, 2022, v. 1. E-book.
WILD, C. J.; PFANNKUCH, M. Statistical thinking in empirical enquiry. International statistical review, v. 67, n. 3, p. 223–265, 1999.