Argumentação em aulas de Probabilidade no Ensino Fundamental: uma proposta utilizando o Peer Instruction (Instrução por Pares)

Conteúdo do artigo principal

Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa
Claudia de Oliveira Lozada
Jaciara de Abreu Santos

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal analisar como a proposta do Peer Instruction (Instrução por Pares) pode contribuir para desenvolver a argumentação em aulas de Probabilidade do 5º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, por meio de uma pesquisa qualitativa trazemos uma proposta de utilização de dois jogos digitais sobre probabilidade inseridos na metodologia Peer Instruction. Os resultados dos testes realizados com a proposta demonstraram que os jogos são potencialmente significativos e podem trazer uma nova abordagem da metodologia ativa instrução por pares e favorecer a argumentação na medida que sua interface possibilita a elaboração de conjecturas e justificativas acerca dos conceitos de probabilidade, além de tornar o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico.

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Como Citar
Barbosa, E. A. A. ., Lozada, C. de O. ., & Santos , J. de A. (2022). Argumentação em aulas de Probabilidade no Ensino Fundamental: uma proposta utilizando o Peer Instruction (Instrução por Pares). Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202204. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.13735
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática

Claudia de Oliveira Lozada, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em educação pela USP. Docente do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Docente do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática - UFAL.

Jaciara de Abreu Santos , Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática.

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