Grupos de pesquisa da área de matemática que estudam sobre as tecnologias digitais
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo teve como objetivo identificar os grupos de pesquisa do CNPq que abordam o uso de tecnologias digitais e seu uso pelos grupos de pesquisa selecionados. Este é parte de uma pesquisa de doutorado realizada na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Para isso, foi feita uma busca no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil CNPq. A fim de atender o objetivo listado, foi realizado um protocolo de busca com os descritores e os critérios de inclusão e exclusão dos grupos, bem como modo de análise dos dados, buscando responder a pergunta: “O que os grupos de pesquisa do CNPq vêm pesquisando quando o assunto tratado é o uso das tecnologias digitais no ensino?”. Ao término da análise, foi possível detectar os grupos e as tecnologias utilizadas por eles. Com isso, a pergunta diretriz e os objetivos foram respondidos: 17 grupos foram identificados e a tecnologia mais utilizada foi o software GeoGebra.
Downloads
Detalhes do artigo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
BACICH, Lilian; MORAN, José.(Orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BORBA, SCUCUGLIA, GADANIDIS. Fases das tecnologias digitais Em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 1. ed., 2015.
BORBA, Marcelo de Carvalho; SOUTO, Daise Lado Pereira; JUNIOR, Neil da Rocha Canedo. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. Belo Horizonte: Autêntica, 1. ed., 2022.
CNPq. Diretório dos grupos de pesquisa do Brasil. Disponível em: < https://lattes.cnpq.br/web/dgp/home>. Acesso em: janeiro 2022.
DONATO, Helena; DONATO, Mariana. Etapas na Condução de uma Revisão Sistemática. Revista Científica da Ordem dos Médicos. p.227-235, 2019.
GATTI, Bernadete. A. Formação de grupos e redes de intercâmbio em pesquisa educacional: dialogia e qualidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 30, p. 124-132, 2005.
MAINARDES, Jefferson. Panorama dos grupos de pesquisa de Política Educacional no Brasil. Jornal de Políticas Educacionais. v. 15, n. 06, 2021.
MELLO, Cleyson de Moraes; NETO, José Rogério Moura de Almeida; PETRILLO, Regina Pentagna. Educação 5.0: Educação para o futuro. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2021.
RAABE, André L. A.; BRACKMANN, Christian P.; CAMPOS, Flávio R. (Orgs) Currículo de referência em tecnologia e computação: da educação infantil ao ensino fundamental. São Paulo: CIEB, 2018.
WARTHA, Edson José. ALMEIDA, José Joelson Pimentel de. (orgs) Educação Matemática e Ensino de Ciências: Trajetórias e desdobramentos de grupos de pesquisa da região Nordeste. Campina Grande: EDUEPB, 2021.