Dollar Street nas mãos das crianças: ler e escrever o mundo com dados multivariados
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Ler e escrever estatísticas pode fazer parte das primeiras experiências de alfabetização das crianças. Pensando nisso, vimos no trabalho com o banco de dados Dollar Street, a possibilidade de leituras de dados multivariados com crianças de 7 e 8 anos de idade. Objetivamos encontrar nessa ferramenta, alternativas de ensino de estatística que façam sentido aos estudantes, contribuindo para a leitura e expressão do mundo e sua disposição estatística. Os dados da pesquisa foram produzidos a partir de vídeo-gravação de aulas e análise. Ouvir o que as crianças pensam e participar de suas descobertas com o Dollar Street nos ajudou a entender sua relação com os dados multivariados e ver como elas podem se reconhecer nos dados, identificar seu lugar no mundo e criar disposições estatísticas.
Downloads
Detalhes do artigo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
Ben-Zvi, D. (2018). Foreword. In A. Leavy, M. Meletiou- Mavrotheris, & E. Paparistodemou (Eds.), Statistics in Early Childhood and Primary Education (vii-viii). Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-13-1044-7
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
Curcio, F. R. (1994). Developing Graph Comprehension: elementar and middle school activities. 2nd USA: National Council of Teachers of Mathematics, 1994.
Dollar Street: Banco de Dados. Disponível em: https://www.gapminder.org/dollar-street/matrix
Engel, J. (2017). Statistical Literacy for active Citizenship: A Call for Data Science Education. Statistics Education Research Journal, 16(1), 44-49.
Freire, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 31 ed. Editora Paz e Terra, São Paulo, 1996.
Gal, I. (2002). Adult’s Statistical Literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, 70(1), 1-25. https://doi.org/10.1111/j.1751-5823.2002.tb00336.x
Lopes, C. E., & Cox, D. (2018). The impact of culturally responsive teaching on statistical and probabilistic learning of elementary children. In A. Leavy, M. Meletiou-Mavrotheris, & E. Paparistodemou (Eds.), Statistics in Early Childhood and Primary Education (pp. 75-88). Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-13-1044-7
Moore, D. S. (1990). Uncertainty. In On the shoulders of giants: New approaches to numeracy. Ed. L.A. Steen, pp 95-137. Washington, DC: National academu Press. prt. USA: National Council of Teachers of Mathematics.
Rosling, H.; Rosling, O.; Rosling, A. R. (2020) Factfulness: o hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos. 4ed. Rio de Janeiro: Record.
Watson, J. M.; Kelly, B. A., Callingham, R. A., & Shaughnessy, J. M. (2003). The measurement of school students’ understanding of statistical variatiation. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology.
Watson, J. M.; Kelly, B. A., Callingham, R. A., & Shaughnessy, J. M. (2003) The measurement of school students’ understanding of statistical variation. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 34, n. 1, p. 1-29.
Watson, J. (2006) Statistical Literacy at School: growth and goals. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.
Watson, J. Variation and Expectation for Six-Year-Olds. In: Leavy, A; Meletiou-Mavrotheris, M.; Paparistodemou, E. (2018) Statistics in Early Childhood and Primary Education Supporting Early Statistical and Probabilistic Thinking. (pp.55 – 74) Singapore: Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-13-1044-7