Conhecimentos docentes: um olhar sobre a Estatística e o desenvolvimento de práticas interdisciplinares no contexto escolar
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo socializar os achados de pesquisa acerca dos conhecimentos docentes no contexto de uma prática desenvolvida sob a perspectiva interdisciplinar, em especial, no que diz respeito à Educação Estatística. Essa foi realizada, de forma online, devido à pandemia da COVID-19, com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Nessa proposta de estudo, conceitos estatísticos foram abordados junto a conteúdos de Língua Portuguesa e Inglesa, a partir de uma atividade que envolveu a produção e a divulgação de textos sobre “mulher” e “igualdade de gênero”. Essa prática foi partilhada em um dos encontros do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística (MoSaiCo Edu), o qual foi gravado, transcrito e analisado, de forma qualitativa, tendo em vista os estudos produzidos por Lee S. Shulman nesse âmbito. A partir desses registros verbais, foram selecionados trechos da narrativa da professora de Língua Portuguesa que se relacionaram à Estatística. Como resultados, destaca-se a mobilização de conhecimentos estatísticos, contextuais e curriculares horizontais, fundamentais para a construção de um ambiente de aprendizagens aos discentes. Nesse sentido, defende-se uma formação estatística do professor de forma ampla, já que a Estatística propicia a realização de práticas interdisciplinares e colaborativas. Por meio desses resultados, portanto, pode-se evidenciar as potencialidades ao processo pedagógico, de práticas desenvolvidas sob o ponto de vista interdisciplinar e que abordam conceitos estatísticos, desde que o professor tenha conhecimentos profissionais inerentes a essa área, circunstância que pode contribuir na aprendizagem dos educandos e na superação da fragmentação da educação.
Downloads
Detalhes do artigo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
BATANERO, C. Didáctica de la estadística. Granada: GEEUG, Departamento de Didáctica de la Matemática, Universidad de Granada, 2001.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. 1. ed. Tradução de Maria J. Alvarez, Sara B. dos Santos e Telmo M. Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BURGESS, T. A. Teacher Knowledge of and for Statistical Investigations. In: BATANERO, C.; BURRILL, G.; READING, C. (eds.). Teaching Statistics in School Mathematics - Challenges for Teaching and Teacher Education: A Joint ICMI/IASE Study, 2011, p. 259-270. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-1131-0_26
CAZORLA, I. M.; CASTRO, F. C. O papel da Estatística na leitura do mundo: o Letramento Estatístico. Publicação UEPG Ci. Hum., Soc. Apl., Ling., Letras e Artes, v. 16, n. 1, p. 45-53, 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.16i1.045053
COIMBRA, J. A. A. Considerações sobre a interdisciplinaridade. In: PHILIPPI JR, A.; TUCCI, C. E. M.; HOGAN, D. J.; NAVEGANTES, R. (Org.). Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus Editora, 2000
LOPES, C. E. O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Cadernos Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 57-73, abr. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622008000100005
COBB, G. W.; MOORE, D. S. Mathematics, statistics, and teaching. The American Mathematical Monthly, v. 104, n. 9, p. 801-823, 1997. DOI: https://doi.org/10.2307/2975286
D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.
FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 12. ed. Campinas - SP. Papirus editora, 2005.
FAZENDA, I. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
FIORENTINI, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.). Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 47-76.
GAL, I. Adults’ Statistical Literacy: Meanings, Components, Responsibilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-51, 2002. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1751-5823.2002.tb00336.x.
GAL, I. Understanding statistical literacy: About knowledge of contexts and models. In: CONTRERAS, J. M.; GEA, M. M.; LÓPEZ-MARTÍN, M. M.; MOLINA-PORTILLO, E. (Eds.). Actas del Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística, p. 1-15, 2019. Disponível em: www.ugr.es/local/fqm126/civeest.html
GODINO, J. D. et al. Models for statistical pedagogical knowledge. In: BATANERO, C.; BURRILL, G.; READING, C. (Eds.), Teaching Statistics in School Mathematics – Challenges for Teaching and Teacher Education: A Joint ICMI/IASE Study. Berlin: Springer, 2011, p. 271-282. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-1131-0
GROTH, R. E. Research commentary: toward a conceptualization of statistical knowledge for teaching. Journal for Research in Mathematics Education, v. 38, n. 5, p. 427-437, 2007. DOI: https://doi.org/10.2307/30034960
LOPES, C. E.; MENDONÇA, L. O. O percurso do GIFEM: um grupo que se tornou colaborativo. Com a Palavra, o Professor, Vitória da Conquista, v. 6, n. 14, p. 255-270, jan./abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.23864/cpp.v6i14.671
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Revista do Centro de Educação da UFSM, Santa Maria, v. 29, n. 2, p. 01-13, jul./ dez. 2004.
PAGAN, M. A. A Interdisciplinaridade como uma proposta pedagógica para o ensino de Estatística no ensino médio. 2009. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, Brasil, 2009.
PAGAN, M. A.; MAGINA, S. O ensino de Estatística na educação básica com foco na interdisciplinaridade: um estudo comparativo. R. bras. Est. pedag., v. 92, n. 232, p. 723-738, 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.92i232.675
PONTE, J. P. (2011). Preparing teachers to meet the challenges of Statistics Education. In: BATANERO, C.; BURRILL, G.; READING, C. (Eds.), Teaching statistics in school mathematics – Challenges for teaching and teacher education: A Joint ICMI/IASE Study. New York, NY: Springer, 2011, p. 1-14. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-1131-0_29
PORCIÚNCULA, M. Letramento Multimídia Estatístico - LeME: Projetos de Aprendizagem Estatísticos na Educação Básica e Superior. Curitiba: Appris, 2022.
SCHREIBER, K. P.; PORCIÚNCULA, M. Conhecimentos docentes para ensinar Estatística: olhar do professor sobre os estudantes e as estratégias pedagógicas. Zetetiké, Campinas, v. 29, 2021, p. 1-25 – e021003, mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661814
SCHREIBER, K. P.; PORCIÚNCULA, M. Formação colaborativa de professores: a afetividade como parte dos conhecimentos docentes para ensinar Estatística. Revemat, Florianopolis, Ed. Especial: Pesq. Form. Prof. Ens. Mat, p. 01-27, jan./dez., 2022, p. 1-27. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e82038.
SHULMAN, L. S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, fev. 1986. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X015002004
SHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, dez. 2014. Traduzido e publicado com autorização. Tradução de Leda Beck e Revisão técnica de Paula Louzano. DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.293
WATSON, J. M.; CALLINGHAM, R. A.; DONNE, J. Establishing PCK for teaching statistics. In: BATANERO, C.; BURRILL, G.; READING, C.; ROSSMAN, A. (Eds.), Joint ICMI/IASE Study: Teaching Statistics in School Mathematics. Challenges for Teaching and Teacher Education. Proceedings of the ICMI Study 18 and 2008 IASE Round Table Conference. Monterrey, Mexico: International Commission on Mathematical Instruction and International Association for Statistical Education, 2008, p. 1-6.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Tradução de Ana Thorell. Porto Alegre: Bookman, 2010.