Uma Reflexão sobre o Letramento Estatístico e as Diretrizes Curriculares no Brasil para os Anos do Ensino Fundamental
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido pelo Projeto Fundão: Estatística e Probabilidade, um projeto colaborativo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), composto por professores, estudantes de graduação e professores de matemática de nível escolar. A pesquisa faz parte de um estudo cujo foco é o ensino e aprendizagem de estatística e probabilidade no ensino fundamental. Nosso objetivo é o desenvolvimento profissional dos professores de matemática. Com atenção à fase inicial do letramento estatístico e com base em uma abordagem integrada, consideramos as recentes orientações normativas brasileiras determinadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em Estatística e Probabilidade para propor sequências didáticas nos moldes da resolução de problemas de investigação estatística apresentados nas Diretrizes para Avaliação e Ensino em Educação Estatística (GAISE).
Downloads
Detalhes do artigo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
BARGAGLIOTTI, A. et al. Pre-K–12 Guidelines for Assessment and Instruction in Statistics Education (GAISE II): A Framework for Statistics and Data Science Education. Alexandria, Virginia: American Statistical Association. 2020. Disponível em: https://www.amstat.org/asa/files/pdfs/GAISE/GAISEIIPreK-12_Full.pdf. Acesso em: 07 nov. 2022.
BATANERO, C.; BURRILL, G.; READING, C. Teaching statistics in school mathematics-challenges for teaching and teacher education: A joint ICMI/IASE study: the 18th ICMI study. New York, NY: Springer. 2011.
BIGGERI, L.; ZULIANI, A. The Dissemination of statistical literacy among citizens and public administration directors. International Statistical Institute, 52nd Session. 1999. Disponível em: https://iase-web.org/documents/papers/isi52/bigg0981.pdf. Acesso em 21 nov. 2022.
BIHAN-POUDEC, A.; DUTARTE, P. What did they learn? Statistics skills: From French secondary school to university. In: 9th INTERNATIONAL CONFERENCE ON TEACHING STATISTICIS -Sustainability in statistics education. 2014, Arizona. Anais […]. Arizona, 2014.
BOALER, J. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em 20 nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais.Brasília, DF. 1997.
CAMPOS, T.; CAZORLA, I.; KATAOKA, V. Statistics school curricula in Brazil. In: Teaching statistics in school mathematics: Challenges for teaching and teacher education. Springer, Dordrecht, 2011. p. 5-8.
CAZORLA, I. et al.Estatística para os anos iniciais do ensino fundamental. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Biblioteca do Educador - Coleção SBEM; 9, Brasília.2017.
CORRÊA, P., RANGEL, L. The Teaching of Fractions – Emerging Questions from the Combined Reading of Brazilian and Canadian Curricular Documents. International Journal for Cross-Disciplinary Subjects in Education (IJCDSE), v. 12, n. 2, 2021.
DANI, B.; JOAN, G. Statistical Literacy, Reasoning, and Thinking: Goals, Definitions, and Challenges. In: Ben-Zvi, D., Garfield, J. (eds). The challenge of developing statistical literacy, reasoning and thinking. Springer, Dordrecht. 2004.
FORBES, S. et al.. Promoting statistics to youth through the International Statistical Literacy Project. In: 59th WSC Conference. 2013. Disponível em: https://www.statistics.gov.hk/wsc/IPS068-P1-S.pdf. Acesso em: 21 nov. 2022.
FRANKLIN, C. et al. Guidelines for Assessment and Instruction in Statistics Education (GAISE) Report - A Pre-K–12 Curriculum Framework. Alexandria: American Statistical Association, 2005. Disponível em: https://www.amstat.org/asa/files/pdfs/gaise/gaiseprek-12_full.pdf. Acesso em 21 nov. 2022.
GAL, I. Statistical Literacy: Meanings, Components, Responsibilities. In: BEN-ZVI, D.; GARFIELD, J. The Challenge of Developing Statistical Literacy, Reasoning and Thinking. 2004, p. 47-78.
GAL, I. Adults' Statistical Literacy: Meanings, Components, Responsibilities. International Statistical Review. Israel, v. 70, n. 1, p. 1-25. 2002. Disponível em: http://iase-web.org/documents/intstatreview/02.Gal.pdf. Acesso em: 20 mar. 2022.
GAL, I. Promoting statistical literacy: Challenges and reflections with a Brazilian perspective. In: MONTEIRO, Carlos; CARVALHO, Liliane (org). Temas emergentes em letramento estatístico, Recife: Ed. UFPE, 2021, v.1, p.37-59.
LANDIM, F. et al. Estatística e probabilidade no ensino fundamental: uma abordagem integrada. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Cuiabá. Anais[...]. Cuiabá, SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática), 2019. Disponível em: https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/view/957. Acesso em: 20 mar. 2022.
LOUZADA, et al. Reflexões a respeito dos conteúdos de probabilidade e estatística na escola no Brasil – uma proposta. Associação Brasileira de Estatística (ABE), 2015.
NOVAES, A. et al. Orientações curriculares e letramento estatístico: uma leitura combinada da BNCC e do GAISE. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2022, Brasília. Anais[...]. Brasília, SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática), 2022. No prelo.
RANGEL, L., SOUZA, I., ASSIS, V. Investigando o ensino de estatística: uma leitura combinada da BNCC e do GAISE II. In: III SIMPÓSIO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REGIÃO NORTE, 2021, Belém. Anais[...]. Belém, ANPMat (Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica), 2021. Disponível em: https://anpmat.org.br/wp-content/uploads/2021/12/ANAIS_VERSAO_07-12-2021.pdf. Acesso em: 20 mar. 2022.
SHARMA, S. Qualitative Approaches in Mathematics Education Research: Challenges and Possible Solutions. Education Journal, v. 2, n. 2, p. 50-57, 2013.
WESSELS, H. Statistics in the South African school curriculum. In: BATANERO, C.; READING, C.; GAIL, B. Teaching statistics in school mathematics - challenges for teaching and teacher education. Dordrecht: Springer, 2011. p. 21-25.
WILD, C. J. et al. Towards more accessible conceptions of statistical inference. Journal of the Royal Statistical Society: Series A (Statistics in Society), v. 174, n. 2, p. 247-295, 2011.
WILD, C. J. et al. Accessible conceptions of statistical inference: Pulling ourselves up by the bootstraps. International Statistical Review, v. 85, n. 1, p. 84-107, 2017.
WILD, C. J.; PFANNKUCH, M. Statistical thinking in empirical enquiry. International Statistical Review, v. 67, n. 3, p. 223-248, 1999.
ZIEFFLER, A.; GARFIELD, J.; FRY, E. What is statistics education?. In: BEN-ZVI, D. International handbook of research in statistics education. Cham: Springer, 2018. p. 37-70.