Uma Reflexão sobre o Letramento Estatístico e as Diretrizes Curriculares no Brasil para os Anos do Ensino Fundamental

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Maria Helena Monteiro Mendes Baccar
André Monteiro Novaes
Leticia Rangel
Flávia Maria Pinto Ferreira Landim
Vanessa Matos Leal
Valeria Pontes da Costa Reis
Raquel Medina Amaral de Oliveira

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido pelo Projeto Fundão: Estatística e Probabilidade, um projeto colaborativo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), composto por professores, estudantes de graduação e professores de matemática de nível escolar. A pesquisa faz parte de um estudo cujo foco é o ensino e aprendizagem de estatística e probabilidade no ensino fundamental. Nosso objetivo é o desenvolvimento profissional dos professores de matemática. Com atenção à fase inicial do letramento estatístico e com base em uma abordagem integrada, consideramos as recentes orientações normativas brasileiras determinadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em Estatística e Probabilidade para propor sequências didáticas nos moldes da resolução de problemas de investigação estatística apresentados nas Diretrizes para Avaliação e Ensino em Educação Estatística (GAISE).

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Como Citar
Baccar, M. H., Novaes, A. M., Rangel, L., Landim, F. M. P. F., Leal, V. M., Reis, V. P. da C., & Oliveira, R. M. A. de . (2022). Uma Reflexão sobre o Letramento Estatístico e as Diretrizes Curriculares no Brasil para os Anos do Ensino Fundamental. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202222. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15717
Seção
Dossiê Temático - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS
Biografia do Autor

Maria Helena Monteiro Mendes Baccar, Colégio Pedro II - Projeto Fundão/UFRJ

Colégio Pedro II - Rio de Janeiro. Doutoranda (PEMAT-UFRJ).

André Monteiro Novaes, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Educação - Rio de Janeiro

Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Educação - Rio de Janeiro

Leticia Rangel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Flávia Maria Pinto Ferreira Landim, Instituto de Matemática-UFRJ

Instituto de Matemática-UFRJ.

Vanessa Matos Leal, Secretaria Municipal de Educação - Rio de Janeiro

Secretaria Municipal de Educação - Rio de Janeiro. Mestranda (PEMAT-UFRJ).

Valeria Pontes da Costa Reis, Secretaria Municipal de Educação - Rio de Janeiro

Secretaria Municipal de Educação - Rio de Janeiro.

Raquel Medina Amaral de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação – Rio de Janeiro. Secretaria Estadual de Educação - Rio de Janeiro

Secretaria Municipal de Educação – Rio de Janeiro. Secretaria Estadual de Educação - Rio de Janeiro.

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