Integrando a Universidade na Escola através da Matemática Básica: uma experiência no ensino à distância
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem, como objetivo, discorrer sobre as atividades de um curso de extensão sobre os tópicos da Matemática básica, tendo, como público-alvo, alunos concluintes do Ensino Médio, que pretendem fazer cursos na área de ciências exatas, e os discentes do primeiro período da Universidade Federal do Tocantins de diversos cursos, tais como: engenharia florestal, agronomia, biotecnologia, química ambiental, dentre outros. Para a realização do curso, foi adotado o formato de ensino à distância, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, pois o planejamento e desenvolvimento do curso ocorreu em um período em que a instituição encontrava-se com suas atividades presenciais suspensas devido à pandemia causada pela COVID-19. Durante o curso, foram realizados cinco encontros síncronos nos meses de outubro e novembro de 2020, conduzidos por dois professores e três acadêmicos, contando com a participação efetiva de 88 cursistas. Os resultados obtidos durante o curso indicam que a maioria dos alunos apresenta dificuldades em resolver situações problemas contextualizadas que envolvem regras e manipulações algébricas, ou seja, têm dificuldades em realizar a interpretação dos dados que, nesse tipo de questão, não se apresentam de forma clara, sendo necessária a conciliação de uma leitura detalhada com os conceitos matemáticos. Assim sendo, o curso proporcionou aos participantes uma revisão dos conceitos básicos da Matemática, com enfoque em problemas contextualizados.
Downloads
Detalhes do artigo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
ALMEIDA, W. Q. Dificuldades dos alunos no aprendizado de Cálculo Diferencial e Integral I: uma reflexão. 2016. 55 f. TCC (Pós-graduação latu sensu) – Curso de Especialização em Matemática, Departamento de Matemática, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-AH9ML7/1/monografia_wagner.pdf Acesso em: 15 de jun. 2022.
DANTE, L. R. Didática da Resolução de problemas de Matemática. 12. ed. 9. Imp. São Paulo: Ática, 2005.
LIMA, E. L. Sobre o ensino da Matemática. In: Revista do Professor de Matemática, n. 28, 2º quadrimestre. Sociedade Brasileira de Matemática, 1995.
MARTIN, E.; MARCHESI, A. Desenvolvimento metacognitivo e problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
SILVA, A. C.; CORREA, C. S.; COELHO, D. A.; NETO, D. T. S.; FERRAZ, L.; XAVIER, M. M.; REIS, R. S.; ROCHA, F. A.; SANTOS, P. A. Análise dos índices de reprovação nas disciplinas de Cálculo I e AVGA do curso de engenharia elétrica do Instituto Federal da Bahia de Vitória da Conquista. 2016. XIV International Conference on Engineering and Technology Education. Disponível em: https://copec.eu/intertech2016/proc/works/55.pdf Acesso em: 22 de jun. 2022.
SMITH, C.; STRICK, L. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z. Porto Alegre: Artmed, 2001.
TATTO, F.; SCAPIN, I. J. Matemática: por que o nível elevado de rejeição? In: Revista de Ciências Humanas, v. 5, n. 5, p. 1-14, 2004. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/245. Acesso em: 10 de jul. 2022.
VITTI, C. M. Matemática com prazer, a partir da história e da geometria. 2ª ed. Piracicaba, São Paulo. Editora UNIMEP. 1999.