Relato de Experiência — a trajetória pioneira do GEDIM-STATISTIC na difusão da Educação Estatística na Amazônia Brasileira

Conteúdo do artigo principal

Jacqueline Agnes da Silveira Santos
Vera Debora Maciel Vilhena
Silvia Caroline Salgado Pena
José Messildo Viana Nunes

Resumo

Apresentamos o GEDIM-STATISTIC, primeiro grupo de Educação Estatística da Amazônia Brasileira. Fundado no ano de 2019. Está inserido no Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará-GEDIM/IEMCI/UFPA. Objetiva, por meio do uso de métodos e procedimentos da Ciência Estatística, contribuir para o desenvolvimento de uma postura investigativa, reflexiva e crítica de alunos (de todos os níveis educacionais) e demais cidadãos locais. Sua existência se justifica pelo diagnóstico realizado por membros do grupo, após acompanhamento de uma turma de discentes da graduação do Instituto Educação Matemática Cientifica (IEMCI), bem como de intervenções junto a alunos dos anos iniciais, onde se evidenciou lacunas na assimilação de conceitos da literacia, do pensamento e do raciocínio estatísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, J. A. da S., Vilhena, V. D. M., Pena, S. C. S., & Nunes, J. M. V. (2022). Relato de Experiência — a trajetória pioneira do GEDIM-STATISTIC na difusão da Educação Estatística na Amazônia Brasileira. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202225. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15720
Seção
Dossiê Temático - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS
Biografia do Autor

Jacqueline Agnes da Silveira Santos, Universidade Federal do Pará

Universidade da Amazônia (UNAMA). Mestranda. https://orcid.org/0000-0003-3247-7770.

Vera Debora Maciel Vilhena, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutoranda.

Silvia Caroline Salgado Pena, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra.

José Messildo Viana Nunes, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/SEF/SEESP, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 05 mai. 2022.

CAMPOS, C. R., Wodewotzi, M. L. L., & Jacobini, O. R. (Org.) (2011). Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática (Coleção Tendências em Educação Matemática, 23). (14x21cm, 144p). Belo Horizonte, BH: Autêntica. ISBN:978-85-7526-573-4.

CAVALCANTE, P. S. M., & Maia, B. G. M. (2019, outubro). A importância dos grupos de estudos e de pesquisas para a formação docente dos estudantes de Pedagogia. In Anais do VI CONEDU, Fortaleza, CE. Disponível: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/ TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7710_15082019125452.pdf. Acesso em: 13 jun. 2022.

CAZORLA, I. M. (2002). A relação entre a habilidade viso-pictórica e o domínio de conceitos estatísticos na leitura de gráficos (Tese de Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved =2ahUKEwj3uKugksv7AhWaJrkGHfxnBUYQFnoECB0QAQ&url=https%3A%2F%2Fwww.psiem.fe.unicamp.br%2Fpf-psiem%2Fcazorla_irenemauricio_d.pdf&usg=AOvVaw0skXj5Id I7hAmXhuzIv7GQ. Acesso em: 05 mai. 2022.

CRUZ, T., & PORTELLA, J. (2021, 12 de dezembro). A Educação na Amazônia Legal Diagnóstico e Pontos Críticos. Recuperado de https://amazonia2030.org.br/educacao-na-amazonia-legal/. Acesso em: 05 mai. 2022.

GIORDANO, C. C., DAMASCENO, A. V. C., & VILHENA, V. D. M. (2022). O Desenvolvimento do Letramento Estatístico e Financeiro na Formação Continuada de Professores. Disponível: https://iccl2022.ipsantarem.pt/wp-content/uploads /2022/07/book_of_abstracts.pdf. Acesso em: 20 nov. 2022.

MARTINEZ, A. L. S. (2016). Uso de atividades didáticas contextualizadas para estimular o aprendizado de geometria (Dissertação de Mestrado). Universidade de Brasília, Brasília, DF. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/21135/1/2016_Andr% C3%A9LuisSantosMartinez.pdf. Acesso em: 5 mai. 2022.

SAMÁ, S., CAZORLA, I. & AMORIM, E. M. (2019). Metodologias ativas no ensino de Estatística nos cursos de licenciatura. In C. E. Lopes, M. Porciúncula, & S. Samá (Org.), Perspectivas para o ensino e aprendizagem de Estatística e Probabilidade (1ª. ed., Cap. 8, pp. 195-220). Campinas, SP: Mercado de Letras. ISBN: 978-85-7591-569-1.

MÜLLER, T. L. Educação Financeira e Educação Estatística: inflação e preços. Anais do XI ENEM –XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Juiz de Fora, 2018. Disponível em: https://www2.ufjf.br/mestradoedumat/wp-content/uploads/sites/134/2020/07/Produto-educaci onal-Tamara-com-licen%C3%A7a.pdf. Acesso em: 22 nov. 2022.