Relato de Experiência — a trajetória pioneira do GEDIM-STATISTIC na difusão da Educação Estatística na Amazônia Brasileira
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Apresentamos o GEDIM-STATISTIC, primeiro grupo de Educação Estatística da Amazônia Brasileira. Fundado no ano de 2019. Está inserido no Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará-GEDIM/IEMCI/UFPA. Objetiva, por meio do uso de métodos e procedimentos da Ciência Estatística, contribuir para o desenvolvimento de uma postura investigativa, reflexiva e crítica de alunos (de todos os níveis educacionais) e demais cidadãos locais. Sua existência se justifica pelo diagnóstico realizado por membros do grupo, após acompanhamento de uma turma de discentes da graduação do Instituto Educação Matemática Cientifica (IEMCI), bem como de intervenções junto a alunos dos anos iniciais, onde se evidenciou lacunas na assimilação de conceitos da literacia, do pensamento e do raciocínio estatísticos.
Downloads
Detalhes do artigo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/SEF/SEESP, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 05 mai. 2022.
CAMPOS, C. R., Wodewotzi, M. L. L., & Jacobini, O. R. (Org.) (2011). Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática (Coleção Tendências em Educação Matemática, 23). (14x21cm, 144p). Belo Horizonte, BH: Autêntica. ISBN:978-85-7526-573-4.
CAVALCANTE, P. S. M., & Maia, B. G. M. (2019, outubro). A importância dos grupos de estudos e de pesquisas para a formação docente dos estudantes de Pedagogia. In Anais do VI CONEDU, Fortaleza, CE. Disponível: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/ TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7710_15082019125452.pdf. Acesso em: 13 jun. 2022.
CAZORLA, I. M. (2002). A relação entre a habilidade viso-pictórica e o domínio de conceitos estatísticos na leitura de gráficos (Tese de Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved =2ahUKEwj3uKugksv7AhWaJrkGHfxnBUYQFnoECB0QAQ&url=https%3A%2F%2Fwww.psiem.fe.unicamp.br%2Fpf-psiem%2Fcazorla_irenemauricio_d.pdf&usg=AOvVaw0skXj5Id I7hAmXhuzIv7GQ. Acesso em: 05 mai. 2022.
CRUZ, T., & PORTELLA, J. (2021, 12 de dezembro). A Educação na Amazônia Legal Diagnóstico e Pontos Críticos. Recuperado de https://amazonia2030.org.br/educacao-na-amazonia-legal/. Acesso em: 05 mai. 2022.
GIORDANO, C. C., DAMASCENO, A. V. C., & VILHENA, V. D. M. (2022). O Desenvolvimento do Letramento Estatístico e Financeiro na Formação Continuada de Professores. Disponível: https://iccl2022.ipsantarem.pt/wp-content/uploads /2022/07/book_of_abstracts.pdf. Acesso em: 20 nov. 2022.
MARTINEZ, A. L. S. (2016). Uso de atividades didáticas contextualizadas para estimular o aprendizado de geometria (Dissertação de Mestrado). Universidade de Brasília, Brasília, DF. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/21135/1/2016_Andr% C3%A9LuisSantosMartinez.pdf. Acesso em: 5 mai. 2022.
SAMÁ, S., CAZORLA, I. & AMORIM, E. M. (2019). Metodologias ativas no ensino de Estatística nos cursos de licenciatura. In C. E. Lopes, M. Porciúncula, & S. Samá (Org.), Perspectivas para o ensino e aprendizagem de Estatística e Probabilidade (1ª. ed., Cap. 8, pp. 195-220). Campinas, SP: Mercado de Letras. ISBN: 978-85-7591-569-1.
MÜLLER, T. L. Educação Financeira e Educação Estatística: inflação e preços. Anais do XI ENEM –XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Juiz de Fora, 2018. Disponível em: https://www2.ufjf.br/mestradoedumat/wp-content/uploads/sites/134/2020/07/Produto-educaci onal-Tamara-com-licen%C3%A7a.pdf. Acesso em: 22 nov. 2022.