O Jogo “Lançando A Moeda" uma possibilidade para o ensino de probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar como um grupo de crianças de uma turma de 2ª ano (7 e 8 anos) se apropriam das noções de acaso, ideia de aleatório e espaço amostral em situações de jogo. As crianças participantes estudam na Rede Pública Municipal de Uberlândia - Minas Gerais – Brasil. A investigação foi de cunho qualitativo e buscou referencial teórico na Educação Estatística, nos estudos sobre Probabilidade e no papel dos jogos educacionais. A produção dos dados foi realizada por meio do jogo “Lançando a moeda”, e por meio de observação participante. Inferimos que as crianças adquiriram as habilidades de: apresentar os possíveis resultados de um experimento aleatório com moedas; perceber que o resultado do lançamento da moeda depende do acaso; e compreender que nem todos os fenômenos são determinísticos.
Downloads
Detalhes do artigo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, K. S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de educação fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília, MEC/SEF, 1997.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Educação Estatística / Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014.
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC, 2018.
CAMPOS, Sandra G. V. B. Sentido de número e estatística: uma investigação com crianças do 1º ano do ciclo de alfabetização. 2017. 152 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Rio Claro, 2017.
CAMPOS, S.G.V.B.; NOVAIS, E.S. jogos e brincadeiras para ensinar e aprender probabilidade e estatística nas séries iniciais do ensino fundamental . Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Salvador – Bahia, 2010
Conti, K. C., & Vilas Bôas, S. G. Acaso e probabilidades nos anos iniciais: potencial dos jogos como mediadores na construção do conhecimento. Revista Brasileira De Educação Em Ciências E Educação Matemática, 3(2), 2019, 379–399. https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22625
ITACARAMBI, Ruth Ribas. Jogo como recurso pedagógico para trabalhar matemática na escola básica: ensino fundamental. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2013.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). Jogos, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011
LUVISON, Cidineia C.; SANTOS, Cleane A. “Nunca vai cair o número 1 porque não tem o 0 no dado”: jogo, linguagem e resolução de problemas possibilitando a aprendizagem matemática. In: NACARATO, Adair M.; GRANDO, Regina C. (Orgs). Estatística e Probabilidade na Educação Básica: Professores Narrando suas Experiências. 1. ed Campinas: Mercado de Letras, 2013.
SANTOS, Jaqueline A. F. L. As diferentes concepções e interpretações probabilísticas de alunos do ensino fundamental: Analisando tarefas de Estocástica. In: COUTINHO, Cileda Q. S. (Org.) Discussões sobre o ensino e a aprendizagem da Probabilidade e da Estatística na Escola Básica. Campinas: Mercado de Letras, 2013.
SAVI, RAFAEL; ULBRICHT, Vânia Ribas. Jogos Digitais Educacionais: Benefícios e Desafios. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, p. 1-10, 2008.