O Jogo “Lançando A Moeda" uma possibilidade para o ensino de probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental

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Sandra Gonçalves Vilas Bôas
Keli Cristina Conti

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo investigar cómo un grupo de niños de una clase de 2º grado (7 y 8 años) se apropian de las nociones de azar, la idea de aleatoriedad y espacio muestral en situaciones de juego. Los niños participantes estudian en la Red Pública Municipal de Uberlândia - Minas Gerais - Brasil. La investigación fue de carácter cualitativo y buscó un marco teórico en la Educación Estadística, en los estudios de Probabilidad y en el papel de los juegos educativos. La producción de datos se realizó a través del juego “Lanzamiento de la moneda”, ya través de la observación participante. Inferimos que los niños adquirieron las habilidades para: presentar los posibles resultados de un experimento aleatorio con monedas; darse cuenta de que el resultado del lanzamiento de una moneda depende del azar; y comprender que no todos los fenómenos son deterministas.

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Cómo citar
Vilas Bôas, S. G., & Conti, K. C. (2022). O Jogo “Lançando A Moeda": uma possibilidade para o ensino de probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202214. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15702
Sección
Dossiê Temático - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS
Biografía del autor/a

Sandra Gonçalves Vilas Bôas, Universidade de Uberaba

Universidade de Uberaba – UNIUBE. Doutorado em Educação Matemática.

Keli Cristina Conti, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte/MG

Possui Licenciatura Plena em Matemática pelas Faculdades Integradas de Amparo (1999); Normal Superior pelo Centro Universitário Hermínio Ometto (2004); Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras (2011); Especialização em Matemática para Professores da quinta a oitava séries do Ensino Fundamental pelo Imecc/Unicamp (2006); Mestrado em Educação, linha de pesquisa Educação Matemática, pela Faculdade de Educação da Unicamp (2009); e Doutorado em Educação, linha de pesquisa Ensino e Práticas Culturais, pela Faculdade de Educação da Unicamp (2015). Durante o doutoramento, realizou estágio de pesquisa na Universidade de Lisboa (Portugal) pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), integrando o grupo de Educação Matemática e o Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência (Promestre), onde coordena a linha de Educação Matemática. Tem experiência como docente e pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e Educação Estatística, atuando principalmente com os seguintes temas: Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

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