Desenvolvimento e avaliação do letramento estatístico uma proposta com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental

Conteúdo do artigo principal

Clarissa Coragem Ballejo
Lori Viali
María M. Gea

Resumo

Este artigo analisa o letramento estatístico a partir de uma prática realizada com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental (11–12 anos). Tomando-se a Investigação Baseada em Design (IBD) como pressuposto metodológico, este estudo é qualitativo, cujas análises se apoiaram, também, em dados quantitativos. Por meio do projeto denominado de “Meu Amigo”, os discentes de uma escola de Porto Alegre, RS – Brasil entrevistaram seus amigos para coletarem dados e construírem informações sobre esses colegas. Assim, vivenciaram as etapas da investigação estatística, desde a coleta de dados, passando pela organização, análise e comunicação dos resultados. Para a análise das informações criadas pelos estudantes, elaborou-se um modelo de avaliação por rubricas, organizado em componentes e indicadores. Diante dos resultados, constatou-se que os indicadores relacionados às representações gráficas e textuais alcançaram melhores pontuações. Já os relativos às tabelas revelaram resultados aquém do desejado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ballejo, C. C., Viali, L., & Gea, M. M. . (2022). Desenvolvimento e avaliação do letramento estatístico: uma proposta com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202224. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15719
Seção
Dossiê Temático - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS
Biografia do Autor

Clarissa Coragem Ballejo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGEDUCEM/PUCRS – Brasil).

Lori Viali, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS – Brasil)

Professor Titular da Escola Politécnica e da Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS – Brasil). Doutor em engenharia de Produção.

María M. Gea, Universidade de Granada (UGR – Espanha)

Professora do departamento de Didática da Matemática da Universidade de Granada (UGR – Espanha). Doutora em Ciências da Educação.

Referências

ANDRADE, Heidi Goodrich. Teaching With Rubrics: The Good, the Bad, and the Ugly. College Teaching, v. 53, n. 1, 2005, p. 27-31.

ARTEAGA, Pedro; DÍAZ-LEVICOY, Danilo, BATANERO, Carmen. Investigaciones sobre gráficos estadísticos en Educación Primaria: revisión de la literatura. Revista digital –Matemática, Educación e Internet, v. 18, n. 1, ago./fev, 2018.

BALLEJO, C. C. O uso de números decimais na construção de competências estatísticas por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. 2021. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular: A área de Matemática. Brasília, 2017.

CAZORLA, Irene Mauricio. O Ensino de Estatística no Brasil. Sociedade Brasileira de Educação Matemática – GT12, 2004b. Disponível em: http://www.sbem.com.br/gt_12/arquivos/cazorla.htm. Acesso em: 20 de outubro de 2022.

CAZORLA, Irene Mauricio; KATAOKA, Verônica Yumi; SILVA, Cláudia Borim. Trajetória e perspectivas da Educação Estatística no Brasil: um olhar a partir do GT-12. In: LOPES, Celi Aparecida Espasandin; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; ALMOULOUD, Saddo Ag (org.). Estudos e reflexões em Educação Estatística. São Paulo: Mercado de letras, 2010.

COBB, Paul; GRAVEMEIJER, Koeno. Experimenting to support and understand learning processes. In: A. E. KELLY; R.A. LESH; J. Y. BAEK (Eds.), Handbook of design research methods in education. Innovations in Science, Technology, Engineering and Mathematics Learning and Teaching. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2008, p. 68-95.

DELMAS, Robert. Statistical literacy, reasoning and learning: a commentary. Journal of Statistics Education, v. 10, n. 3, 2002.

EVANGELISTA, Betânia; GUIMARÃES, Gilda; OLIVEIRA, Izabella. Propostas de Atividades com Tabelas em Livros Didáticos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Brasil e do Quebec. JIEEM, v. 14, n. 1, p. 14-25, 2021.

GAL, Iddo. Adult’s statistical literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-51, 2002.

GAL, Iddo; GARFIELD, Joan. Teaching and assessing statistical reasoning. In: Developing Mathematical Reasoning in Grades K-12, National Council of Teachers of Mathematics (NCTM). Reston, VA: Ed. L. Staff, 1999. p. 207-219.

GARFIELD, Joan; BEN-ZVI, Dani. Developing students’ statistical reasoning: connecting research and teaching practice. Springer, 2008.

GARFIELD, Joan; DELMAS, Robert; ZIEFFLER, Andrew. Assessing important learning outcomes in introductory tertiary statistics courses. In: BIDGOOD, Penelope; HUNT, Neville; JOLLIFFE, Flavia (Eds.). Assessment methods in statistical education: An international perspective, Milton: John Wiley & Sons. 2010, p. 75-86.

JACOBBE, Tim; FOTI, Steve; WHITAKER, Douglas. Middle school (ages 10–13) students. Understanding of statistics. In: ICOTS-9. Flagstaff, Arizona, USA. Anais […]. Arizona, 2014.

KNEUBIL, Fabiana Botelho; PIETROCOLA, Maurício. A pesquisa baseada em design: visão geral e contribuições para o ensino de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 2, p. 01-16, 2017.

LOPES, Celi Aparecida Espasandin. O conhecimento profissional dos professores e suas relações com estatística e probabilidade na educação infantil. 2003. 281 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. 2003.

LOPES, Celi Aparecida Espasandin. Literacia estatística e o INAF 2002. In: FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis (org.) Letramento no Brasil: habilidades matemáticas. São Paulo: Global, 2004. p. 187-197.

PALLAUTA, Jocelyn; GEA, María; BATANERO, Carmen. Análisis de la actividad algebraica implicada en el trabajo con las tablas estadísticas. Revista digital Matemática, Educación e Internet. V. 20, n. 2. mar./ago., p. 1-16, 2020.

PONTE, João Pedro; CARVALHO, Renata; MATA-PEREIRA, Joana; QUARESMA, Marisa. Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas. Quadrante, v. XXV, n. 2, p. 77-98, 2016.

SABBAG, Anelise; GARFIELD, Joan; ZIEFFLER, Andrew. Assessing statistical literacy and statistical reasoning: the reali instrument. Statistics Education Research Journal, v. 17, n. 2, p. 141-160, nov. 2018.

SHARMA, Sashi. Definitions and models of statistical literacy: a literature review. Open Review of Educational Research, v. 4, n. 1, p. 118-133, 2017.

VIALI, Lori; SILVA Mercedes Matte. Sobre a necessidade de se iniciar o ensino/aprendizagem da estatística e da probabilidade na infância. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnologia Iberoamericana, v. 7, n. 1, p. 1-18, set., 2016.

ZIEGLER, Laura; GARFIELD, Joan. Developing a statistical literacy assessment for the modern introductory statistics course. Statistics Education Research Journal, v. 17, n. 2, p. 161-178, nov. 2018.