Desenvolvimento e avaliação do letramento estatístico uma proposta com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo analisa o letramento estatístico a partir de uma prática realizada com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental (11–12 anos). Tomando-se a Investigação Baseada em Design (IBD) como pressuposto metodológico, este estudo é qualitativo, cujas análises se apoiaram, também, em dados quantitativos. Por meio do projeto denominado de “Meu Amigo”, os discentes de uma escola de Porto Alegre, RS – Brasil entrevistaram seus amigos para coletarem dados e construírem informações sobre esses colegas. Assim, vivenciaram as etapas da investigação estatística, desde a coleta de dados, passando pela organização, análise e comunicação dos resultados. Para a análise das informações criadas pelos estudantes, elaborou-se um modelo de avaliação por rubricas, organizado em componentes e indicadores. Diante dos resultados, constatou-se que os indicadores relacionados às representações gráficas e textuais alcançaram melhores pontuações. Já os relativos às tabelas revelaram resultados aquém do desejado.
Downloads
Detalhes do artigo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
ANDRADE, Heidi Goodrich. Teaching With Rubrics: The Good, the Bad, and the Ugly. College Teaching, v. 53, n. 1, 2005, p. 27-31.
ARTEAGA, Pedro; DÍAZ-LEVICOY, Danilo, BATANERO, Carmen. Investigaciones sobre gráficos estadísticos en Educación Primaria: revisión de la literatura. Revista digital –Matemática, Educación e Internet, v. 18, n. 1, ago./fev, 2018.
BALLEJO, C. C. O uso de números decimais na construção de competências estatísticas por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. 2021. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular: A área de Matemática. Brasília, 2017.
CAZORLA, Irene Mauricio. O Ensino de Estatística no Brasil. Sociedade Brasileira de Educação Matemática – GT12, 2004b. Disponível em: http://www.sbem.com.br/gt_12/arquivos/cazorla.htm. Acesso em: 20 de outubro de 2022.
CAZORLA, Irene Mauricio; KATAOKA, Verônica Yumi; SILVA, Cláudia Borim. Trajetória e perspectivas da Educação Estatística no Brasil: um olhar a partir do GT-12. In: LOPES, Celi Aparecida Espasandin; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; ALMOULOUD, Saddo Ag (org.). Estudos e reflexões em Educação Estatística. São Paulo: Mercado de letras, 2010.
COBB, Paul; GRAVEMEIJER, Koeno. Experimenting to support and understand learning processes. In: A. E. KELLY; R.A. LESH; J. Y. BAEK (Eds.), Handbook of design research methods in education. Innovations in Science, Technology, Engineering and Mathematics Learning and Teaching. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2008, p. 68-95.
DELMAS, Robert. Statistical literacy, reasoning and learning: a commentary. Journal of Statistics Education, v. 10, n. 3, 2002.
EVANGELISTA, Betânia; GUIMARÃES, Gilda; OLIVEIRA, Izabella. Propostas de Atividades com Tabelas em Livros Didáticos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Brasil e do Quebec. JIEEM, v. 14, n. 1, p. 14-25, 2021.
GAL, Iddo. Adult’s statistical literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-51, 2002.
GAL, Iddo; GARFIELD, Joan. Teaching and assessing statistical reasoning. In: Developing Mathematical Reasoning in Grades K-12, National Council of Teachers of Mathematics (NCTM). Reston, VA: Ed. L. Staff, 1999. p. 207-219.
GARFIELD, Joan; BEN-ZVI, Dani. Developing students’ statistical reasoning: connecting research and teaching practice. Springer, 2008.
GARFIELD, Joan; DELMAS, Robert; ZIEFFLER, Andrew. Assessing important learning outcomes in introductory tertiary statistics courses. In: BIDGOOD, Penelope; HUNT, Neville; JOLLIFFE, Flavia (Eds.). Assessment methods in statistical education: An international perspective, Milton: John Wiley & Sons. 2010, p. 75-86.
JACOBBE, Tim; FOTI, Steve; WHITAKER, Douglas. Middle school (ages 10–13) students. Understanding of statistics. In: ICOTS-9. Flagstaff, Arizona, USA. Anais […]. Arizona, 2014.
KNEUBIL, Fabiana Botelho; PIETROCOLA, Maurício. A pesquisa baseada em design: visão geral e contribuições para o ensino de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 2, p. 01-16, 2017.
LOPES, Celi Aparecida Espasandin. O conhecimento profissional dos professores e suas relações com estatística e probabilidade na educação infantil. 2003. 281 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. 2003.
LOPES, Celi Aparecida Espasandin. Literacia estatística e o INAF 2002. In: FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis (org.) Letramento no Brasil: habilidades matemáticas. São Paulo: Global, 2004. p. 187-197.
PALLAUTA, Jocelyn; GEA, María; BATANERO, Carmen. Análisis de la actividad algebraica implicada en el trabajo con las tablas estadísticas. Revista digital Matemática, Educación e Internet. V. 20, n. 2. mar./ago., p. 1-16, 2020.
PONTE, João Pedro; CARVALHO, Renata; MATA-PEREIRA, Joana; QUARESMA, Marisa. Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas. Quadrante, v. XXV, n. 2, p. 77-98, 2016.
SABBAG, Anelise; GARFIELD, Joan; ZIEFFLER, Andrew. Assessing statistical literacy and statistical reasoning: the reali instrument. Statistics Education Research Journal, v. 17, n. 2, p. 141-160, nov. 2018.
SHARMA, Sashi. Definitions and models of statistical literacy: a literature review. Open Review of Educational Research, v. 4, n. 1, p. 118-133, 2017.
VIALI, Lori; SILVA Mercedes Matte. Sobre a necessidade de se iniciar o ensino/aprendizagem da estatística e da probabilidade na infância. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnologia Iberoamericana, v. 7, n. 1, p. 1-18, set., 2016.
ZIEGLER, Laura; GARFIELD, Joan. Developing a statistical literacy assessment for the modern introductory statistics course. Statistics Education Research Journal, v. 17, n. 2, p. 161-178, nov. 2018.