Desenvolvimento e avaliação do letramento estatístico uma proposta com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental

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Clarissa Coragem Ballejo
Lori Viali
María M. Gea

Resumen

Este artigo analisa o letramento estatístico a partir de uma prática realizada com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental (11–12 anos). Tomando-se a Investigação Baseada em Design (IBD) como pressuposto metodológico, este estudo é qualitativo, cujas análises se apoiaram, também, em dados quantitativos. Por meio do projeto denominado de “Meu Amigo”, os discentes de uma escola de Porto Alegre, RS – Brasil entrevistaram seus amigos para coletarem dados e construírem informações sobre esses colegas. Assim, vivenciaram as etapas da investigação estatística, desde a coleta de dados, passando pela organização, análise e comunicação dos resultados. Para a análise das informações criadas pelos estudantes, elaborou-se um modelo de avaliação por rubricas, organizado em componentes e indicadores. Diante dos resultados, constatou-se que os indicadores relacionados às representações gráficas e textuais alcançaram melhores pontuações. Já os relativos às tabelas revelaram resultados aquém do desejado.

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Cómo citar
Ballejo, C. C., Viali, L., & Gea, M. M. . (2022). Desenvolvimento e avaliação do letramento estatístico: uma proposta com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202224. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15719
Sección
Dossiê Temático - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS
Biografía del autor/a

Clarissa Coragem Ballejo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGEDUCEM/PUCRS – Brasil).

Lori Viali, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS – Brasil)

Professor Titular da Escola Politécnica e da Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS – Brasil). Doutor em engenharia de Produção.

María M. Gea, Universidade de Granada (UGR – Espanha)

Professora do departamento de Didática da Matemática da Universidade de Granada (UGR – Espanha). Doutora em Ciências da Educação.

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