Prefácio
Conteúdo do artigo principal
Downloads
Detalhes do artigo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
BACCAR, M. H.; NOVAES, A. M.; RANGEL, L.; LANDIM, F. M. P. F.; LEAL, V. M.; REIS, V. P. DA C.; OLIVEIRA, R. M. A. DE. Uma Reflexão sobre o Letramento Estatístico e as Diretrizes Curriculares no Brasil para os Anos do Ensino Fundamental. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202222, 21 dez. 2022.
BALLEJO, C. C.; VIALI, L.; GEA, M. M. Desenvolvimento e avaliação do letramento estatístico: uma proposta com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202224, 27 dez. 2022.
BARBOSA, E. A. A.; LOZADA, C. DE O.; SANTOS , J. DE A. Argumentação em aulas de Probabilidade no Ensino Fundamental: uma proposta utilizando o Peer Instruction (Instrução por Pares). Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202204, 1 ago. 2022.
BRAGA, E. R.; BALLEJO, C. C.; VIALI, L. Estatística aplicada à pesquisa no Ensino Médio na modalidade on-line: promovendo o desenvolvimento dos elementos cognitivos do letramento. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202215, 6 dez. 2022.
BUEHRING, R. S. B.; GRANDO, R. C. Dollar Street nas mãos das crianças: : ler e escrever o mundo com dados multivariados. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202217, 16 dez. 2022.
CAZORLA , I. M.; MONTEIRO, C. E. F.; CARVALHO, L. Potencialidades do ensino de Estatística como mobilizador de empoderamento e engajamento social . Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202220, 21 dez. 2022.
CONTI, K. C.; VILA BÔAS, S. G. A Educação Estatística e Probabilística nos Anos Iniciais no Brasil: Experiências que dinamizam o currículo. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202219, 19 dez. 2022.
EVANGELISTA, B.; GUIMARÃES, G.; OLIVEIRA, I. Representação em Tabelas: Aprendizagem por Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202226, 27 dez. 2022.
FIGUEIREDO, A. DE C.; COUTINHO, C. DE Q. E S. Uma situação adidática para o desenvolvimento do raciocínio e pensamento probabilísticos em uma formação de professores. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202218, 19 dez. 2022.
GIORDANO, C. C.; PEREIRA, F. A.; SOUZA, F. DOS S. El desarrollo de la alfabetización estadística de los estudiantes de secundaria brasileña: : un enfoque a través de las Estadísticas Cívicas. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202212, 29 nov. 2022.
LIMA, S. DE O.; LIMA, R. F.; SILVA, A. W. J.; GIORDANO, C. C. Ensino de Estatística, Probabilidade e Combinatória na Educação Básica: : os novos desafios da BNCC. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202209, 28 nov. 2022.
LIRA, F. L. DE; CARVALHO, L. M. T. L. DE. Curiosidade e Investigação : Desenvolvimento do Letramento Estatístico na Educação Infantil. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202210, 28 nov. 2022.
MACIEL, D. B. DE M.; GUIMARÃES, G. L. Regressão linear no Enade de Economia: : uma análise a partir do Letramento Estatístico. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202228, 27 dez. 2022.
MAGALHÃES, M. N. Duas propostas para a aprendizagem em Estatística . Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202216, 9 dez. 2022.
PEREIRA, F. A.; GAUTÉRIO, T. DA S.; GIORDANO, C. C. Theme choice in a Project-Based Learning: an interdisciplinary perspective. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202213, 29 nov. 2022.
PERIN, A. P.; RIBEIRO CAMPO, C. Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 2º ano do ensino médio. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202227, 27 dez. 2022.
REZENDE, A. A. DE; SILVA-SALSE, A.; CARRASCO , E. A Matemática Financeira no Ensino Médio Brasileiro: perspectivas para formação de indivíduos críticos . Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202201, 13 jan. 2022.
SANTOS, J. A. DA S.; VILHENA, V. D. M.; PENA, S. C. S.; NUNES, J. M. V. Relato de Experiência — a trajetória pioneira do GEDIM-STATISTIC na difusão da Educação Estatística na Amazônia Brasileira. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202225, 27 dez. 2022.
SCHREIBER, K. P.; MACHADO, J. N.; GREQUE JR., L. DA S.; PORCIÚNCULA, M. Conhecimentos docentes: um olhar sobre a Estatística e o desenvolvimento de práticas interdisciplinares no contexto escolar . Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202223, 27 dez. 2022.
SILVA, M. D. DA; CARVALHO, L. M. T. L. DE. Livros Didáticos em Braille: Uma Análise das Adaptações de Gráficos Estatísticos Para Estudantes Cegos. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202211, 29 nov. 2022.
TOLIO, F. B.; VIALI, L. A Estatística como Pesquisa na Educação Básica. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202221, 21 dez. 2022.
VILAS BÔAS, S. G.; CONTI, K. C. O Jogo “Lançando A Moeda": uma possibilidade para o ensino de probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202214, 1 dez. 2022.