Prefácio

Conteúdo do artigo principal

Teresita Evelina Terán

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Terán, T. E. . (2022). Prefácio. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e2022p. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15858
Seção
Prefácio - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS
Biografia do Autor

Teresita Evelina Terán, Universidad Nacional de Rosario (UNR)

Universidad Nacional de Rosario .UNR. Centro de Estudios Interdisciplinarios. CEI

Doctora en Educación Estadística del Programa de Consolidación Académica UNR

Referências

BACCAR, M. H.; NOVAES, A. M.; RANGEL, L.; LANDIM, F. M. P. F.; LEAL, V. M.; REIS, V. P. DA C.; OLIVEIRA, R. M. A. DE. Uma Reflexão sobre o Letramento Estatístico e as Diretrizes Curriculares no Brasil para os Anos do Ensino Fundamental. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202222, 21 dez. 2022.

BALLEJO, C. C.; VIALI, L.; GEA, M. M. Desenvolvimento e avaliação do letramento estatístico: uma proposta com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202224, 27 dez. 2022.

BARBOSA, E. A. A.; LOZADA, C. DE O.; SANTOS , J. DE A. Argumentação em aulas de Probabilidade no Ensino Fundamental: uma proposta utilizando o Peer Instruction (Instrução por Pares). Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202204, 1 ago. 2022.

BRAGA, E. R.; BALLEJO, C. C.; VIALI, L. Estatística aplicada à pesquisa no Ensino Médio na modalidade on-line: promovendo o desenvolvimento dos elementos cognitivos do letramento. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202215, 6 dez. 2022.

BUEHRING, R. S. B.; GRANDO, R. C. Dollar Street nas mãos das crianças: : ler e escrever o mundo com dados multivariados. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202217, 16 dez. 2022.

CAZORLA , I. M.; MONTEIRO, C. E. F.; CARVALHO, L. Potencialidades do ensino de Estatística como mobilizador de empoderamento e engajamento social . Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202220, 21 dez. 2022.

CONTI, K. C.; VILA BÔAS, S. G. A Educação Estatística e Probabilística nos Anos Iniciais no Brasil: Experiências que dinamizam o currículo. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202219, 19 dez. 2022.

EVANGELISTA, B.; GUIMARÃES, G.; OLIVEIRA, I. Representação em Tabelas: Aprendizagem por Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202226, 27 dez. 2022.

FIGUEIREDO, A. DE C.; COUTINHO, C. DE Q. E S. Uma situação adidática para o desenvolvimento do raciocínio e pensamento probabilísticos em uma formação de professores. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202218, 19 dez. 2022.

GIORDANO, C. C.; PEREIRA, F. A.; SOUZA, F. DOS S. El desarrollo de la alfabetización estadística de los estudiantes de secundaria brasileña: : un enfoque a través de las Estadísticas Cívicas. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202212, 29 nov. 2022.

LIMA, S. DE O.; LIMA, R. F.; SILVA, A. W. J.; GIORDANO, C. C. Ensino de Estatística, Probabilidade e Combinatória na Educação Básica: : os novos desafios da BNCC. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202209, 28 nov. 2022.

LIRA, F. L. DE; CARVALHO, L. M. T. L. DE. Curiosidade e Investigação : Desenvolvimento do Letramento Estatístico na Educação Infantil. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202210, 28 nov. 2022.

MACIEL, D. B. DE M.; GUIMARÃES, G. L. Regressão linear no Enade de Economia: : uma análise a partir do Letramento Estatístico. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202228, 27 dez. 2022.

MAGALHÃES, M. N. Duas propostas para a aprendizagem em Estatística . Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202216, 9 dez. 2022.

PEREIRA, F. A.; GAUTÉRIO, T. DA S.; GIORDANO, C. C. Theme choice in a Project-Based Learning: an interdisciplinary perspective. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202213, 29 nov. 2022.

PERIN, A. P.; RIBEIRO CAMPO, C. Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 2º ano do ensino médio. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202227, 27 dez. 2022.

REZENDE, A. A. DE; SILVA-SALSE, A.; CARRASCO , E. A Matemática Financeira no Ensino Médio Brasileiro: perspectivas para formação de indivíduos críticos . Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202201, 13 jan. 2022.

SANTOS, J. A. DA S.; VILHENA, V. D. M.; PENA, S. C. S.; NUNES, J. M. V. Relato de Experiência — a trajetória pioneira do GEDIM-STATISTIC na difusão da Educação Estatística na Amazônia Brasileira. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202225, 27 dez. 2022.

SCHREIBER, K. P.; MACHADO, J. N.; GREQUE JR., L. DA S.; PORCIÚNCULA, M. Conhecimentos docentes: um olhar sobre a Estatística e o desenvolvimento de práticas interdisciplinares no contexto escolar . Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202223, 27 dez. 2022.

SILVA, M. D. DA; CARVALHO, L. M. T. L. DE. Livros Didáticos em Braille: Uma Análise das Adaptações de Gráficos Estatísticos Para Estudantes Cegos. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202211, 29 nov. 2022.

TOLIO, F. B.; VIALI, L. A Estatística como Pesquisa na Educação Básica. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202221, 21 dez. 2022.

VILAS BÔAS, S. G.; CONTI, K. C. O Jogo “Lançando A Moeda": uma possibilidade para o ensino de probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 3, n. 01, p. e202214, 1 dez. 2022.