A Matemática Financeira no Ensino Médio Brasileiro: perspectivas para formação de indivíduos críticos

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Adriano Alves de Rezende
Angela Silva-Salse
Eduardo Carrasco Henríquez

Resumo

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é imperativo formar cidadãos mais ativos, críticos, analíticos e que sejam capazes de modificar o ambiente no qual estão inseridos. O ensino da Matemática Financeira aos estudantes do Ensino Médio não foge a essa regra e é conhecimento fundamental a qualquer indivíduo. Assim, para entender a importância da Matemática Financeira buscou-se compreender como a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) definida pelo Governo Federal, a BNCC e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) interagem para promover o desenvolvimento destes cidadãos mais críticos e participativos na sociedade. Através de uma pesquisa qualitativa, baseada em revisão de literatura e documental buscou-se identificar os pontos convergentes e discrepantes entre estas três diretrizes legais e a formação de cidadão efetivamente críticos. Concluiu-se que a base legal para educação no Brasil proporciona às escolas esta opção. No Ensino Médio, particularmente, isso ocorre atualmente através da construção, por parte das escolas, do Projeto de Vida, além do exposto nas diretrizes da BNCC. As pesquisas que subsidiaram as conclusões demonstram que o uso de exemplos reais, práticos e aplicáveis a realidade rotineira dos alunos tem grande efeito para desenvolver o pensamento crítico na Matemática Financeira. Identificou-se também que uma exigência básica aos profissionais deste século é o desenvolvimento de sua criticidade em qualquer área do conhecimento, mas principalmente nas relacionadas e negócios e investimentos financeiros.

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Como Citar
Rezende, A. A. de, Silva-Salse, A., & Carrasco , E. (2022). A Matemática Financeira no Ensino Médio Brasileiro: perspectivas para formação de indivíduos críticos . Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202201. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.13232
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Adriano Alves de Rezende, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Professor do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -DCHEL/UESB - IT.

Doutorando em Educação pela Universidade Internacional SEK - Santiago - Chile.

Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV

Economista pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Angela Silva-Salse, Universidad Católica del Maule (UCM), Maule, Chile.

Doutora em Educação e Democracia. Universidade de Barcelona (UB). Professora do Programa de Doutorado em Educação da Universidad SEK e Professora da Universidad Católica del Maule (UCM). Maule, Chile. Grupo de Pesquisa Interface

Eduardo Carrasco Henríquez, Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación (UMCE), Santiago, Chile.

Professor Titular da Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación (UMCE), Santiago, Chile.

Doutor em Matemática Educativa, Instituto Politécnico Nacional, CICATA, México

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