Estatística aplicada à pesquisa no Ensino Médio na modalidade on-line: promovendo o desenvolvimento dos elementos cognitivos do letramento
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo qualitativo analisa o desenvolvimento dos elementos cognitivos do letramento, mediante uma prática proposta a 23 estudantes oriundos das três séries do Ensino Médio, com idades variando entre 15 e18 anos. O estudo integrou um projeto piloto que atende ao novo currículo para o Ensino Médio brasileiro que está sendo implementado em 2022. Divididos em 11 grupos, esses discentes escolheram temas, de acordo com o contexto no qual estão inseridos e vivenciaram as etapas do processo estatístico ao participar voluntariamente de uma disciplina eletiva denominada Estatística Aplicada à Pesquisa. As atividades ocorreram no primeiro semestre de 2021, em uma escola de Porto Alegre – RS – Brasil. Os encontros aconteceram na modalidade on-line, devido à pandemia da Covid-19. Constatou-se que a experiência proporcionou aos estudantes a tomada de decisões, a partir da análise de vários tipos de dados, possibilitando a aprendizagem de conceitos estatísticos, mediante a produção de informações. Desta forma, o papel desses discentes não se restringiu a meros consumidores de mensagens estatísticas, mas possibilitou a experiência da produção de informação. Assim, a originalidade e a inovação desta proposta residem na adequação ao currículo e na vivência do processo estatístico em um grupo heterogêneo.
Downloads
Detalhes do artigo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
BALLEJO, C. C. O uso de números decimais na construção de competências estatísticas por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. 2021. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.
BALLEJO, C. C.; BRAGA, E. R. Desenvolvimento de competências no Novo Ensino Médio. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 13, n. 3, p. 290-309, 2022. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254701
BATANERO, C. Didáctica de la Estadística. Grupo de Investigación en Educación Estadística, Universidad de Granada, Granada, 2001.
BATANERO, Carmen; DÍAZ, Carmen. Estadística con proyectos. Departamento de Didáctica de la Matemática, Universidad de Granada, 2011.
BATANERO, C.; BOROVCNIK, M.; Statistics and Probability in High School. Rotterdam: Sense Publishers, 2016.
BIOTTO FILHO, D. Quem não sonhou em ser um jogador de futebol? Trabalho com projetos para reelaborar foregrounds. 2015. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP, 2015.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 1. ed. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular: A área de Matemática. Brasília, 2018.
CAZORLA, I. M.; UTSUMI, M. C. Reflexões sobre o ensino de Estatística na Educação Básica. In: CAZORLA, I.; SANTANA, E. (Orgs.). Do tratamento da informação ao letramento estatístico. Itabuna, BA: Via Litterarum, 2010. p. 9-18.
CAZORLA, I. M; KATAOKA, V. Y.; SILVA, C. B. Trajetória e perspectivas da Educação Estatística no Brasil: um olhar a partir do GT-12. In: LOPES, Celi Aparecida Espasandin; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; ALMOULOUD, S. Ag (Org.). Estudos e reflexões em Educação Estatística. São Paulo: Mercado de letras, 2010.
CONTRERAS, J. M.; MOLINA-PORTILLO, E. Elementos clave de la cultura estadística en el análisis de la información basada en datos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL VIRTUAL DE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA, 3, 2019, Granada. Actas...Granada, Espanha: CIVEST, 2019. p. 1-12.
ESTRELLA, S. El formato tabular: una revisión de literatura. Revista Actualidades Investigativas en Educación, V. 14, n. 2. mai./ago., p. 1-23, 2014.
GAL, I. Adult's statistical literacy. Meanings, components, responsibilities. International Statistical Review. v. 70, n. 1, p. 1-25, abr. 2002.
GAL, I. Understanding statistical literacy: About knowledge of contexts and models. In: Actas del Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística, 2019, Granada, Espanha. Anais […]. Granada: 2019.
GARFIELD, J; GAL, I. Assessment and Statistics Education: Current Challenges and Directions. International Statistical Review, v. 67, n. 1, p. 1-12, abr. 1999.
LIMA, S. O.; GIORDANO, C. C. Letramento estatístico: um olhar sobre a BNCC. In: C. E. F. Monteiro; L. M. T. L. Carvalho (Org.). Temas emergentes em letramento estatístico. 2021. p. 473-494.
LOPES, C. A. E. O Ensino da Estatística e da Probabilidade na Educação Básica e a Formação dos Professores. Caderno Cedes. Campinas, v. 28, n.74, p. 57-73, jan./abr. 2008.
LOPES, C. A. E. Os desafios para a Educação Estatística no currículo de Matemática. In: C. A. E. Lopes, C. Q. S. Coutinho, & S. Almouloud (Orgs.), Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 47-p. 64.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (org) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 1-25.
OLIVEIRA, F. J. de S. Dimensão cognitiva do letramento estatístico na perspectiva do NEPSO: aprendizagem e tecnologias digitais em pesquisas de opinião. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. Sergipe, v. 6, n. 1, p. 191-217, jun. 2021. https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14587
PALLAUTA, J.; GEA, M.; BATANERO, C. Análisis de la actividad algebraica implicada en el trabajo con las tablas estadísticas. Revista digital Matemática, Educación e Internet. V. 20, n. 2. mar./ago., p. 1-16, 2020. https://doi.org/10.18845/rdmei.v20i2.5036
QUINTAS, P. S.; FONSECA, L.; NASCIMENTO, M. M. Estatística e Cidadania: Conexões no 6º ano de escolaridade. In: XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática. Anais [...]. Braga, Portugal, 2014, p. 389-408.