Estatística aplicada à pesquisa no Ensino Médio na modalidade on-line: promovendo o desenvolvimento dos elementos cognitivos do letramento

Conteúdo do artigo principal

Elisabete Rambo Braga
Clarissa Coragem Ballejo
Lori Viali

Resumo

Este estudo qualitativo analisa o desenvolvimento dos elementos cognitivos do letramento, mediante uma prática proposta a 23 estudantes oriundos das três séries do Ensino Médio, com idades variando entre 15 e18 anos. O estudo integrou um projeto piloto que atende ao novo currículo para o Ensino Médio brasileiro que está sendo implementado em 2022. Divididos em 11 grupos, esses discentes escolheram temas, de acordo com o contexto no qual estão inseridos e vivenciaram as etapas do processo estatístico ao participar voluntariamente de uma disciplina eletiva denominada Estatística Aplicada à Pesquisa. As atividades ocorreram no primeiro semestre de 2021, em uma escola de Porto Alegre – RS – Brasil. Os encontros aconteceram na modalidade on-line, devido à pandemia da Covid-19. Constatou-se que a experiência proporcionou aos estudantes a tomada de decisões, a partir da análise de vários tipos de dados, possibilitando a aprendizagem de conceitos estatísticos, mediante a produção de informações. Desta forma, o papel desses discentes não se restringiu a meros consumidores de mensagens estatísticas, mas possibilitou a experiência da produção de informação. Assim, a originalidade e a inovação desta proposta residem na adequação ao currículo e na vivência do processo estatístico em um grupo heterogêneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Braga, E. R., Ballejo, C. C., & Viali, L. . (2022). Estatística aplicada à pesquisa no Ensino Médio na modalidade on-line: promovendo o desenvolvimento dos elementos cognitivos do letramento. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202215. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15575
Seção
Dossiê Temático - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS
Biografia do Autor

Elisabete Rambo Braga, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGEDUCEM/PUCRS).

Clarissa Coragem Ballejo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – RS – Brasil

É graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2009) e especialista em Informática na Educação (2013) e em Docência no Ensino Superior (2019), ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Possui Mestrado (2015) e Doutorado (2021) em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Educação Estatística e Probabilística e Tecnologias educacionais.

Lori Viali, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – RS – Brasil

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com licenciatura curta (Convênio PREMEN/MEC/UFRGS) em 1974, licenciatura plena em 1977 e bacharelado em 1979. Especialização em "Formação de Pesquisadores" pela PUCRS em 1984. Pós Graduação pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) com mestrado em Engenharia de Produção (Pesquisa Operacional) em 1991 e doutorado em Engenharia de Produção (Inteligência Artificial) em 1999. Fez Doutorado Sanduíche no Departamento de Engenharia Industrial da USF (University of South Florida) em 1993/94. É professor titular aposentado (20 horas) do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor titular (30 horas) da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor permanente do PPGEDUCEM (Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação em Matemática e Ciências). É parecerista do Grupo A editora, tradutor e revisor técnico de obras da área de Ciências Sociais e Exatas. Tem experiência nas áreas de Estatística, Probabilidade, Pesquisa Operacional, Metodologia da Pesquisa e História da Estatística e da Probabilidade. Atua nas linhas de pesquisa: Ensino de Estatística, Probabilidade e Matemática, História da Estatística e da Probabilidade, Ensino com Recursos Computacionais, Ensino de Estatística e Probabilidade com a Planilha.

Referências

BALLEJO, C. C. O uso de números decimais na construção de competências estatísticas por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. 2021. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

BALLEJO, C. C.; BRAGA, E. R. Desenvolvimento de competências no Novo Ensino Médio. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 13, n. 3, p. 290-309, 2022. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254701

BATANERO, C. Didáctica de la Estadística. Grupo de Investigación en Educación Estadística, Universidad de Granada, Granada, 2001.

BATANERO, Carmen; DÍAZ, Carmen. Estadística con proyectos. Departamento de Didáctica de la Matemática, Universidad de Granada, 2011.

BATANERO, C.; BOROVCNIK, M.; Statistics and Probability in High School. Rotterdam: Sense Publishers, 2016.

BIOTTO FILHO, D. Quem não sonhou em ser um jogador de futebol? Trabalho com projetos para reelaborar foregrounds. 2015. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP, 2015.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 1. ed. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular: A área de Matemática. Brasília, 2018.

CAZORLA, I. M.; UTSUMI, M. C. Reflexões sobre o ensino de Estatística na Educação Básica. In: CAZORLA, I.; SANTANA, E. (Orgs.). Do tratamento da informação ao letramento estatístico. Itabuna, BA: Via Litterarum, 2010. p. 9-18.

CAZORLA, I. M; KATAOKA, V. Y.; SILVA, C. B. Trajetória e perspectivas da Educação Estatística no Brasil: um olhar a partir do GT-12. In: LOPES, Celi Aparecida Espasandin; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; ALMOULOUD, S. Ag (Org.). Estudos e reflexões em Educação Estatística. São Paulo: Mercado de letras, 2010.

CONTRERAS, J. M.; MOLINA-PORTILLO, E. Elementos clave de la cultura estadística en el análisis de la información basada en datos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL VIRTUAL DE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA, 3, 2019, Granada. Actas...Granada, Espanha: CIVEST, 2019. p. 1-12.

ESTRELLA, S. El formato tabular: una revisión de literatura. Revista Actualidades Investigativas en Educación, V. 14, n. 2. mai./ago., p. 1-23, 2014.

GAL, I. Adult's statistical literacy. Meanings, components, responsibilities. International Statistical Review. v. 70, n. 1, p. 1-25, abr. 2002.

GAL, I. Understanding statistical literacy: About knowledge of contexts and models. In: Actas del Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística, 2019, Granada, Espanha. Anais […]. Granada: 2019.

GARFIELD, J; GAL, I. Assessment and Statistics Education: Current Challenges and Directions. International Statistical Review, v. 67, n. 1, p. 1-12, abr. 1999.

LIMA, S. O.; GIORDANO, C. C. Letramento estatístico: um olhar sobre a BNCC. In: C. E. F. Monteiro; L. M. T. L. Carvalho (Org.). Temas emergentes em letramento estatístico. 2021. p. 473-494.

LOPES, C. A. E. O Ensino da Estatística e da Probabilidade na Educação Básica e a Formação dos Professores. Caderno Cedes. Campinas, v. 28, n.74, p. 57-73, jan./abr. 2008.

LOPES, C. A. E. Os desafios para a Educação Estatística no currículo de Matemática. In: C. A. E. Lopes, C. Q. S. Coutinho, & S. Almouloud (Orgs.), Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 47-p. 64.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (org) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 1-25.

OLIVEIRA, F. J. de S. Dimensão cognitiva do letramento estatístico na perspectiva do NEPSO: aprendizagem e tecnologias digitais em pesquisas de opinião. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. Sergipe, v. 6, n. 1, p. 191-217, jun. 2021. https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14587

PALLAUTA, J.; GEA, M.; BATANERO, C. Análisis de la actividad algebraica implicada en el trabajo con las tablas estadísticas. Revista digital Matemática, Educación e Internet. V. 20, n. 2. mar./ago., p. 1-16, 2020. https://doi.org/10.18845/rdmei.v20i2.5036

QUINTAS, P. S.; FONSECA, L.; NASCIMENTO, M. M. Estatística e Cidadania: Conexões no 6º ano de escolaridade. In: XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática. Anais [...]. Braga, Portugal, 2014, p. 389-408.