Estatística aplicada à pesquisa no Ensino Médio na modalidade on-line: promovendo o desenvolvimento dos elementos cognitivos do letramento
Main Article Content
Abstract
This qualitative study analyzes the development of the cognitive elements of literacy, through a practice proposed to 23 students from the three grades of high school, aged between 15 and 18 years. The study was part of a pilot project that complies with the new curriculum for Brazilian High School that is being implemented in 2022. Divided into 11 groups, these students chose topics, according to the context in which they are inserted and experienced the stages of the statistical process when voluntarily participate in an elective course called Statistics Applied to Research. The activities took place in the first semester of 2021, in a school in Porto Alegre – RS – Brazil. The meetings were held online, due to the Covid-19 pandemic. It was found that the experience provided the students with decision making, based on the analysis of various types of data, enabling the learning of statistical concepts, through the production of information. In this way, the role of these students was not restricted to mere consumers of statistical messages, but enabled the experience of producing information. Thus, the originality and innovation of this proposal resides in the adaptation to the curriculum and in the experience of the statistical process in a heterogeneous group.
Downloads
Article Details
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
References
BALLEJO, C. C. O uso de números decimais na construção de competências estatísticas por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. 2021. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.
BALLEJO, C. C.; BRAGA, E. R. Desenvolvimento de competências no Novo Ensino Médio. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 13, n. 3, p. 290-309, 2022. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254701
BATANERO, C. Didáctica de la Estadística. Grupo de Investigación en Educación Estadística, Universidad de Granada, Granada, 2001.
BATANERO, Carmen; DÍAZ, Carmen. Estadística con proyectos. Departamento de Didáctica de la Matemática, Universidad de Granada, 2011.
BATANERO, C.; BOROVCNIK, M.; Statistics and Probability in High School. Rotterdam: Sense Publishers, 2016.
BIOTTO FILHO, D. Quem não sonhou em ser um jogador de futebol? Trabalho com projetos para reelaborar foregrounds. 2015. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP, 2015.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 1. ed. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular: A área de Matemática. Brasília, 2018.
CAZORLA, I. M.; UTSUMI, M. C. Reflexões sobre o ensino de Estatística na Educação Básica. In: CAZORLA, I.; SANTANA, E. (Orgs.). Do tratamento da informação ao letramento estatístico. Itabuna, BA: Via Litterarum, 2010. p. 9-18.
CAZORLA, I. M; KATAOKA, V. Y.; SILVA, C. B. Trajetória e perspectivas da Educação Estatística no Brasil: um olhar a partir do GT-12. In: LOPES, Celi Aparecida Espasandin; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; ALMOULOUD, S. Ag (Org.). Estudos e reflexões em Educação Estatística. São Paulo: Mercado de letras, 2010.
CONTRERAS, J. M.; MOLINA-PORTILLO, E. Elementos clave de la cultura estadística en el análisis de la información basada en datos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL VIRTUAL DE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA, 3, 2019, Granada. Actas...Granada, Espanha: CIVEST, 2019. p. 1-12.
ESTRELLA, S. El formato tabular: una revisión de literatura. Revista Actualidades Investigativas en Educación, V. 14, n. 2. mai./ago., p. 1-23, 2014.
GAL, I. Adult's statistical literacy. Meanings, components, responsibilities. International Statistical Review. v. 70, n. 1, p. 1-25, abr. 2002.
GAL, I. Understanding statistical literacy: About knowledge of contexts and models. In: Actas del Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística, 2019, Granada, Espanha. Anais […]. Granada: 2019.
GARFIELD, J; GAL, I. Assessment and Statistics Education: Current Challenges and Directions. International Statistical Review, v. 67, n. 1, p. 1-12, abr. 1999.
LIMA, S. O.; GIORDANO, C. C. Letramento estatístico: um olhar sobre a BNCC. In: C. E. F. Monteiro; L. M. T. L. Carvalho (Org.). Temas emergentes em letramento estatístico. 2021. p. 473-494.
LOPES, C. A. E. O Ensino da Estatística e da Probabilidade na Educação Básica e a Formação dos Professores. Caderno Cedes. Campinas, v. 28, n.74, p. 57-73, jan./abr. 2008.
LOPES, C. A. E. Os desafios para a Educação Estatística no currículo de Matemática. In: C. A. E. Lopes, C. Q. S. Coutinho, & S. Almouloud (Orgs.), Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 47-p. 64.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (org) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 1-25.
OLIVEIRA, F. J. de S. Dimensão cognitiva do letramento estatístico na perspectiva do NEPSO: aprendizagem e tecnologias digitais em pesquisas de opinião. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. Sergipe, v. 6, n. 1, p. 191-217, jun. 2021. https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14587
PALLAUTA, J.; GEA, M.; BATANERO, C. Análisis de la actividad algebraica implicada en el trabajo con las tablas estadísticas. Revista digital Matemática, Educación e Internet. V. 20, n. 2. mar./ago., p. 1-16, 2020. https://doi.org/10.18845/rdmei.v20i2.5036
QUINTAS, P. S.; FONSECA, L.; NASCIMENTO, M. M. Estatística e Cidadania: Conexões no 6º ano de escolaridade. In: XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática. Anais [...]. Braga, Portugal, 2014, p. 389-408.