Estatística aplicada à pesquisa no Ensino Médio na modalidade on-line: promovendo o desenvolvimento dos elementos cognitivos do letramento

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15575

Keywords:

Statistic, Statistical literacy, High school

Abstract

This qualitative study analyzes the development of the cognitive elements of literacy, through a practice proposed to 23 students from the three grades of high school, aged between 15 and 18 years. The study was part of a pilot project that complies with the new curriculum for Brazilian High School that is being implemented in 2022. Divided into 11 groups, these students chose topics, according to the context in which they are inserted and experienced the stages of the statistical process when voluntarily participate in an elective course called Statistics Applied to Research. The activities took place in the first semester of 2021, in a school in Porto Alegre – RS – Brazil. The meetings were held online, due to the Covid-19 pandemic. It was found that the experience provided the students with decision making, based on the analysis of various types of data, enabling the learning of statistical concepts, through the production of information. In this way, the role of these students was not restricted to mere consumers of statistical messages, but enabled the experience of producing information. Thus, the originality and innovation of this proposal resides in the adaptation to the curriculum and in the experience of the statistical process in a heterogeneous group.

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Author Biographies

Elisabete Rambo Braga, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGEDUCEM/PUCRS).

Clarissa Coragem Ballejo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – RS – Brasil

É graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2009) e especialista em Informática na Educação (2013) e em Docência no Ensino Superior (2019), ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Possui Mestrado (2015) e Doutorado (2021) em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Educação Estatística e Probabilística e Tecnologias educacionais.

Lori Viali, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – RS – Brasil

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com licenciatura curta (Convênio PREMEN/MEC/UFRGS) em 1974, licenciatura plena em 1977 e bacharelado em 1979. Especialização em "Formação de Pesquisadores" pela PUCRS em 1984. Pós Graduação pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) com mestrado em Engenharia de Produção (Pesquisa Operacional) em 1991 e doutorado em Engenharia de Produção (Inteligência Artificial) em 1999. Fez Doutorado Sanduíche no Departamento de Engenharia Industrial da USF (University of South Florida) em 1993/94. É professor titular aposentado (20 horas) do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor titular (30 horas) da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor permanente do PPGEDUCEM (Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação em Matemática e Ciências). É parecerista do Grupo A editora, tradutor e revisor técnico de obras da área de Ciências Sociais e Exatas. Tem experiência nas áreas de Estatística, Probabilidade, Pesquisa Operacional, Metodologia da Pesquisa e História da Estatística e da Probabilidade. Atua nas linhas de pesquisa: Ensino de Estatística, Probabilidade e Matemática, História da Estatística e da Probabilidade, Ensino com Recursos Computacionais, Ensino de Estatística e Probabilidade com a Planilha.

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Published

2022-12-06

How to Cite

Braga, E. R., Ballejo, C. C., & Viali, L. . (2022). Estatística aplicada à pesquisa no Ensino Médio na modalidade on-line: promovendo o desenvolvimento dos elementos cognitivos do letramento. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202215. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15575

Issue

Section

Dossiê Temático - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS