Estatística aplicada à pesquisa no Ensino Médio na modalidade on-line: promovendo o desenvolvimento dos elementos cognitivos do letramento

Contenido principal del artículo

Elisabete Rambo Braga
Clarissa Coragem Ballejo
Lori Viali

Resumen

Este estudio cualitativo analiza el desarrollo de los elementos cognitivos de la alfabetización, a través de una práctica propuesta a 23 estudiantes de los tres grados de la Enseñanza Media de Brasil, con edades entre 15 y 18 años. El estudio formó parte de un proyecto piloto que atiende el nuevo currículo para la Enseñanza Media Brasileña que se está implementando en 2022. Divididos en 11 grupos, estos estudiantes eligieron temas, de acuerdo con el contexto en el que están insertos y experimentaron las etapas del proceso estadístico participando voluntariamente en un curso electivo llamado Estadística Aplicada a la Investigación. Las actividades se realizaron en el primer semestre de 2021, en una escuela de Porto Alegre – RS – Brasil. Los encuentros se llevaron a cabo en línea, debido a la pandemia de Covid-19. Se constató que la experiencia facilitó a los estudiantes la tomada de decisiones, a partir del análisis de diversos tipos de datos, posibilitando el aprendizaje de conceptos estadísticos, a través de la producción de información. De esta manera, el papel de estos estudiantes no se restringió a meros consumidores de mensajes estadísticos, sino que posibilitó la experiencia de producir información. Así, la originalidad e innovación de esta propuesta reside en la adaptación al currículo y en la vivencia del proceso estadístico en un grupo heterogéneo.

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Cómo citar
Braga, E. R., Ballejo, C. C., & Viali, L. . (2022). Estatística aplicada à pesquisa no Ensino Médio na modalidade on-line: promovendo o desenvolvimento dos elementos cognitivos do letramento. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202215. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15575
Sección
Dossiê Temático - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS
Biografía del autor/a

Elisabete Rambo Braga, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGEDUCEM/PUCRS).

Clarissa Coragem Ballejo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – RS – Brasil

É graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2009) e especialista em Informática na Educação (2013) e em Docência no Ensino Superior (2019), ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Possui Mestrado (2015) e Doutorado (2021) em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Educação Estatística e Probabilística e Tecnologias educacionais.

Lori Viali, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – RS – Brasil

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com licenciatura curta (Convênio PREMEN/MEC/UFRGS) em 1974, licenciatura plena em 1977 e bacharelado em 1979. Especialização em "Formação de Pesquisadores" pela PUCRS em 1984. Pós Graduação pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) com mestrado em Engenharia de Produção (Pesquisa Operacional) em 1991 e doutorado em Engenharia de Produção (Inteligência Artificial) em 1999. Fez Doutorado Sanduíche no Departamento de Engenharia Industrial da USF (University of South Florida) em 1993/94. É professor titular aposentado (20 horas) do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor titular (30 horas) da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor permanente do PPGEDUCEM (Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação em Matemática e Ciências). É parecerista do Grupo A editora, tradutor e revisor técnico de obras da área de Ciências Sociais e Exatas. Tem experiência nas áreas de Estatística, Probabilidade, Pesquisa Operacional, Metodologia da Pesquisa e História da Estatística e da Probabilidade. Atua nas linhas de pesquisa: Ensino de Estatística, Probabilidade e Matemática, História da Estatística e da Probabilidade, Ensino com Recursos Computacionais, Ensino de Estatística e Probabilidade com a Planilha.

Citas

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