El desarrollo de la alfabetización estadística de los estudiantes de secundaria brasileña: un enfoque a través de las Estadísticas Cívicas

Conteúdo do artigo principal

Cassio Cristiano Giordano
Fernanda Angelo Pereira
Fabiano dos Santos Souza

Resumo

Brasil atraviesa una crisis institucional, agravada por los efectos de la pandemia de COVID-19. El gobierno federal apoya sus posiciones antidemocráticas difundiendo noticias falsas. Un ejemplo reciente fue el discurso del presidente brasileño en la 76ª sesión de la Asamblea General de las Naciones Unidas. Presentamos una investigación cualitativa enfocada en una experiencia de enseñanza basada en proyectos, en vista de la Estadística Cívica. Analizamos la confrontación de los datos presentados en este discurso con información recolectada de otras fuentes, con el uso de textos ricos y en la lectura e interpretación de dados dinámicos, elementos de gran relevancia para la promoción de la alfabetización estadística. Nuestro objetivo es destacar las posibles contribuciones de la Estadística para comprender y combatir la difusión de noticias falsas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Giordano, C. C., Pereira, F. A., & Souza, F. dos S. (2022). El desarrollo de la alfabetización estadística de los estudiantes de secundaria brasileña: : un enfoque a través de las Estadísticas Cívicas. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202212. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15516
Seção
Dossiê Temático - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS
Biografia do Autor

Cassio Cristiano Giordano, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

É formado em Psicologia pela Universidade Metodista - SP (1993). Possui Licenciatura em Ciências e Matemática pela Universidade Ibirapuera - SP (2000). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos - SP (2021). Possui Especialização em Matemática no Ensino Médio, pela Pontifícia Universidade Católica - SP(2006), Especialização em Docência e Pesquisa no Ensino Superior, pela Universidade Metropolitana de Santos - SP (2009), Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, pela Universidade Federal Fluminense - RJ (2010), Especialização em Ensino da Matemática, pela Universidade Estadual de Campinas - SP (2013), Mestrado Acadêmico em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica - SP (2016) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica - SP (2020). Possui Pós-Doutorado em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2022). Atua como Professor de Educação Básica II - Secretaria de Estado da Educação do Governo do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) desde 1993. Leciona no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) como professor colaborador. Leciona nas Faculdades Integradas de Guarulhos - SP, nos cursos de pós-graduação em Educação Matemática e em Psicopedagogia. Membro do GT12 - Educação Estatística. Membro da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Membro da Red Latinoamericana de Investigación en Educación Estadística (RELIEE). Pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT). Membro da Red Internacional de Etnomatemática (RedINET). Membro do Grupo GEDIM/STATISTIC, ligado ao Grupo Estudo da Didática da Matemática (GEDIM), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística – MoSaiCo Edu e do Grupo Internacional Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística - GIIPEE, ambos, ligados à Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do International Statistical Institute (ISI). Membro do International Association for Statistical Education (IASE).

Fernanda Angelo Pereira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES/UFF. Atua nas áreas de Educação Matemática e Educação Estatística. Atualmente é Professora de Matemática da Rede Municipal de Pirapetinga, MG e Tutora à Distância da disciplina de Matemática Discreta do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense pelo Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). Participa do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Matemática e Estatística EAME - LABEM - UFF- INFES e do Grupo InterNacional de Pesquisa em Educação Estatística - GIIPEE.

Fabiano dos Santos Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Fabiano Souza fez em três anos doutorado Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (2016). Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em março de 2007. Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2001. Em 2009, ingressou na carreira do magistério superior da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Professor Adjunto IV e lotado no Departamento de Educação, Sociedade e Conhecimento (SSE) da Faculdade de Educação (FEUFF). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPGEn-UFF-INFES). Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi coordenador do Subprojeto Interdisciplinar de Matemática e Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) iniciado em setembro de 2020 até Março de 2022. Foi coordenador do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional da Residência Pedagógica da UFF (2018 - 2020) e do PIBID(2012 -2013). Foi integrante da equipe de professores da Especialização em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da UFF (IME) de 2012 a 2018. Foi Coordenador Adjunto na IES (UFF) do Curso de Especialização em Gestão Escolar (UFF/SEB/MEC/Ead - 2015-2017) - Escola de Gestores. Atua nas áreas de Educação Matemática, Educação Estatística e Financeira, Formação de Professores e Políticas Educacionais. É líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Matemática e Estatística. Atual colaborador do Grupo de Pesquisa em Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática - PEAMAT da PUC-SP. Atua como pesquisador do Grupo de Trabalho (GT12) - Educação Estatística da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Referências

BATANERO, C.; DÍAZ, C. Estadística con proyectos. Universidad de Granada, 2011.

BATANERO, C.; ESTEPA, A.; GODINO, J. D. Análisis exploratorio de datos: sus posibilidades en la enseñanza secundaria. Suma, Huelva, n. 9, p. 25-31, set. 1991.

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Ed. Penso, 2014.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2018.

CAZORLA, I. M.; CASTRO, F. C. O papel da Estatística na leitura do mundo: o letramento estatístico. Publicatio UEPG, v. 16, p. 45-53, 2008.

CRESWELL, J. W.; CRESWELL, J. D. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Penso Editora, 2021.

CURCIO, F. R. Comprehension of mathematical relationships expressed in graphs. Journal for Research in Mathematics Education, v. 18, n. 5, p 382-393, 1987.

CURCIO, F. R. Developing Graph Comprehension: Elementary and Middle School Activities. Reston: National Council of Teachers of Mathematics, 1989.

ENGEL, J. Cultura estadística y sociedad. En J. M. CONTRERAS, M. M. GEA, M. M. LÓPEZ MARTÍN; E. MOLINA-PORTILLO (Eds.), Actas del Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística, p. 1-18, 2019.

ENGEL, J., RIDGWAY, J.; STEIN, F. W. (2021). Educación Estadística, Democracia y Empoderamiento de los Ciudadanos. Paradigma, v. 42, p. 1-31, 2021.

FAGUNDES, L. C.; SATO, L. S.; LAURINO, D. P. Aprendizes do Futuro: as inovações começaram! Informática para a Mudança na Educação. MEC, 2006.

FAZENDA, I. C. A. Desafios e perspectivas do trabalho interdisciplinar no Ensino Fundamental: contribuições das pesquisas sobre interdisciplinaridade no Brasil. Interdisciplinaridade, São Paulo, v.1, n. 1, out. 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, 2005.

GAL, I. (2002). Adults' statistical literacy: Meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v. 70, n, 1, p. 1-25, 2002.

GAL, I. Understanding statistical literacy: About knowledge of contexts and models. Actas del Tercer Congreso International Virtual de Educación Estadística, p. 1-15, 2019.

GIORDANO, C. C. O desenvolvimento do letramento estatístico por meio de projetos: um estudo com alunos do Ensino Médio. Disertación de Mestría. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2016.

GIORDANO, C. C. Concepções estatísticas: um estudo com alunos do Ensino Médio. Tese de Doutorado. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2020.

GOULD, R. Data literacy is statistical literacy. Statistics Education Research Journal, v. 16, n. 1, p. 22-25, 2017.

HARARI, Y. N. 21 lições para o século 21. Companhia das Letras, 2018.

LIMA, S. DE O.; GIORDANO, C. C. Letramento Estatístico: um olhar sobre a BNCC. In: Carlos Eduardo Ferreira Monteiro; Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho. (Org.). Temas emergentes em Letramento Estatístico. 1ed. Recife: Editora Universitária UFPE, v. 1, p. 473-494, 2021.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9ª ed. Ed. Cortez, 2011.

NICHOLSON, J., GAL, I., RIDGWAY, J. Understanding Civic Statistics: A Conceptual Framework and its Educational Applications. A product of the ProCivicStat Project, 2018.

SÃO PAULO. Currículo do estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias: ensino fundamental ciclo II e ensino médio. São Paulo: SE/CENP, 2012.

SÃO PAULO. Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEDUC/SP, 2020

TAUBER, L. M. Facetas de la Estadística Cívica Implícitas en una Experiencia de Enseñanza centrada en el Estudio de Indicadores Sociales. Paradigma, v, 42, n, 89-117, 2021.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes, 2012.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Bookman Editora, 2015.