Uma situação adidática para o desenvolvimento do raciocínio e pensamento probabilísticos em uma formação de professores
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma discussão sobre o desenvolvimento de uma situação adidática em um curso de formação continuada de professores de matemática que atuam na educação básica como ferramenta didática para a abordagem do conceito de probabilidade, pela confrontação entre seus enfoques clássico e frequentista. As pesquisas na área do ensino aprendizagem da probabilidade têm destacado a necessidade de os professores estarem melhor preparados para o trabalho em sala de aula, com atividades que possam promover o desenvolvimento do pensamento, raciocínio e letramento probabilísticos. Discutiremos apenas os aspectos do raciocínio probabilístico no presente texto. Neste estudo, a metodologia da pesquisa aplicada é de abordagem qualitativa. Dentre as conclusões, constatamos que as situações adidáticas construídas permitiram a esses professores trabalharem seus conhecimentos, possibilitando o reconhecimento de elementos importantes para o desenvolvimento do pensamento, raciocínio e letramento probabilísticos, de onde podemos inferir também uma melhora no trabalho didático para o desenvolvimento desses três pilares também com os alunos.
Downloads
Detalhes do artigo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
ALMOULOUD, Saddo Ag. Modelo de ensino/aprendizagem baseado em situações-problema: aspectos teóricos e metodológicos. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis, 2016. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p109
BATANERO, C. & GODINO, J. D. & ROA, R. Training Teachers to Teach Probability. Journal of Statistics Education, San Luis Opispo, Califórnia, v. 12, n. 1, 2004. https://doi.org/10.1080/10691898.2004.11910715
BOLIVAR, A. (org). Profissão professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Bauru: EDUSC, 2002.
BOROVCNIK, M. Pensamento probabilístico e alfabetização em probabilidade no contexto do risco. Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, v.18, n.3, 1491-1516, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BROUSSEAU, G. (1986). Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches en Didactique des Mathématiques, 7(2), 33-116.
CAVALCANTE, J, L.; LIMA, A. P. B.; ANDRADE, V. L.V.X. O ensino de probabilidade na licenciatura em matemática: considerações para um modelo epistemológico de referência. Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, v. 23, n. 1, p.58-78, 2021. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p58-78
CAZORLA, I. M. O ensino de Estatística no Brasil. Sociedade Brasileira de Educação Matemática. 2009.
COUTINHO, C. Q. S ; FIGUEIREDO, A. C. Simulação Computacional: Aspectos do Ensino da Probabilidade. Frequentista. Zetetiké, Campinas, SP, v.28, p.1-18–e020017, 2020. https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8656869
COUTINHO, C. Q. S. Introdução ao conceito de probabilidade pela visão freqüentista: estudo epistemológico e didático. 1994. Dissertação de mestrado. PUCSP. São Paulo.
COUTINHO, C. Q. S. Introduction aux situations aléatoires dès le collège: De la modélisation à la simulation d’expériences de Bernoulli dans l’environnement informatique Cabri-géomètre II Thèse de doctorat, Université Joseph Fourier, Grenoble, 2001. https://www.theses.fr/2001GRE10077
GAL, I. Towards “probability literacy” for all citizens: building blocks and instructional dilemmas. In G.A. Jones (ed.), Exploring probability in school: challenges for teaching and learning, p. 39-63. Springer, 2005. https://doi.org/10.1007/0-387-24530-8_3
JONES, G. A., THORNTON, C. A., LANGRALL, C. W., TARR, J. E. Understanding students’ probability reasoning. In L. V. Stiff & F. R. Curcio (Eds.), Developing mathematical reasoning in grades K-12 (1999) Yearbook of the National Council of Teachers of Mathematics, NCTM, p. 146–155, 1999.
LAPLACE, P. S. A philosophical essay on probabilities. New York: Dover Publications. (Original publicado em 1814), 1714.
PONTE, J. P. Estudos de caso em educação matemática. Quadrante, 3(1), p. 3-18, 2006.