Uma situação adidática para o desenvolvimento do raciocínio e pensamento probabilísticos em uma formação de professores

Conteúdo do artigo principal

Auriluci de Carvalho Figueiredo
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma discussão sobre o desenvolvimento de uma situação adidática em um curso de formação continuada de professores de matemática que atuam na educação básica como ferramenta didática para a abordagem do conceito de probabilidade, pela confrontação entre seus enfoques clássico e frequentista. As pesquisas na área do ensino aprendizagem da probabilidade têm destacado a necessidade de os professores estarem melhor preparados para o trabalho em sala de aula, com atividades que possam promover o desenvolvimento do pensamento, raciocínio e letramento probabilísticos. Discutiremos apenas os aspectos do raciocínio probabilístico no presente texto. Neste estudo, a metodologia da pesquisa aplicada é de abordagem qualitativa. Dentre as conclusões, constatamos que as situações adidáticas construídas permitiram a esses professores trabalharem seus conhecimentos, possibilitando o reconhecimento de elementos importantes para o desenvolvimento do pensamento, raciocínio e letramento probabilísticos, de onde podemos inferir também uma melhora no trabalho didático para o desenvolvimento desses três pilares também com os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Figueiredo, A. de C., & Coutinho, C. de Q. e S. (2022). Uma situação adidática para o desenvolvimento do raciocínio e pensamento probabilísticos em uma formação de professores. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202218. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15620
Seção
Dossiê Temático - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS
Biografia do Autor

Auriluci de Carvalho Figueiredo, UNIMES

Professora da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Doutora em Educação Matemática.

Cileda de Queiroz e Silva Coutinho, PUC-SP

Doutora em Didática da Matemática

Referências

ALMOULOUD, Saddo Ag. Modelo de ensino/aprendizagem baseado em situações-problema: aspectos teóricos e metodológicos. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis, 2016. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p109

BATANERO, C. & GODINO, J. D. & ROA, R. Training Teachers to Teach Probability. Journal of Statistics Education, San Luis Opispo, Califórnia, v. 12, n. 1, 2004. https://doi.org/10.1080/10691898.2004.11910715

BOLIVAR, A. (org). Profissão professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Bauru: EDUSC, 2002.

BOROVCNIK, M. Pensamento probabilístico e alfabetização em probabilidade no contexto do risco. Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, v.18, n.3, 1491-1516, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BROUSSEAU, G. (1986). Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches en Didactique des Mathématiques, 7(2), 33-116.

CAVALCANTE, J, L.; LIMA, A. P. B.; ANDRADE, V. L.V.X. O ensino de probabilidade na licenciatura em matemática: considerações para um modelo epistemológico de referência. Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, v. 23, n. 1, p.58-78, 2021. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p58-78

CAZORLA, I. M. O ensino de Estatística no Brasil. Sociedade Brasileira de Educação Matemática. 2009.

COUTINHO, C. Q. S ; FIGUEIREDO, A. C. Simulação Computacional: Aspectos do Ensino da Probabilidade. Frequentista. Zetetiké, Campinas, SP, v.28, p.1-18–e020017, 2020. https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8656869

COUTINHO, C. Q. S. Introdução ao conceito de probabilidade pela visão freqüentista: estudo epistemológico e didático. 1994. Dissertação de mestrado. PUCSP. São Paulo.

COUTINHO, C. Q. S. Introduction aux situations aléatoires dès le collège: De la modélisation à la simulation d’expériences de Bernoulli dans l’environnement informatique Cabri-géomètre II Thèse de doctorat, Université Joseph Fourier, Grenoble, 2001. https://www.theses.fr/2001GRE10077

GAL, I. Towards “probability literacy” for all citizens: building blocks and instructional dilemmas. In G.A. Jones (ed.), Exploring probability in school: challenges for teaching and learning, p. 39-63. Springer, 2005. https://doi.org/10.1007/0-387-24530-8_3

JONES, G. A., THORNTON, C. A., LANGRALL, C. W., TARR, J. E. Understanding students’ probability reasoning. In L. V. Stiff & F. R. Curcio (Eds.), Developing mathematical reasoning in grades K-12 (1999) Yearbook of the National Council of Teachers of Mathematics, NCTM, p. 146–155, 1999.

LAPLACE, P. S. A philosophical essay on probabilities. New York: Dover Publications. (Original publicado em 1814), 1714.

PONTE, J. P. Estudos de caso em educação matemática. Quadrante, 3(1), p. 3-18, 2006.