Curiosidade e Investigação Desenvolvimento do Letramento Estatístico na Educação Infantil

Conteúdo do artigo principal

Flávia Luíza de Lira
Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho

Resumo

A Educação Infantil no Brasil constitui primeira etapa da Educação Básica. Discussões a respeito de propostas pedagógicas para ensino de crianças de zero a cinco anos, foram intensificadas com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil em 2009. Atualmente, a Base Nacional Comum Curricular orienta a organização do currículo mediante Campos de Experiências contemplando uma diversidade de conhecimentos, entre eles os de matemática e estatística. O objetivo deste artigo é analisar a vivência do planejamento de uma professora da Educação Infantil com crianças de 5 anos sobre o trabalho com estatística com base no letramento estatístico. O trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado, na qual realizou-se estudos em grupo conduzidos em contexto colaborativo e que envolveu reflexões e elaboração de planejamento de aulas na perspectiva do letramento estatístico, a partir de etapas do ciclo investigativo. O planejamento da docente expressou a possibilidade de vivência de uma investigação cuja problematização partiu da curiosidade das crianças. A sua prática colocou em evidência mediações coletivas das etapas do ciclo investigativo desde a escolha do tema, elaboração do instrumento para a entrevista, realização da coleta dos dados, organização e representação dos dados em gráfico pictórico, assim como discussão sobre os aspectos conclusivos da pesquisa. Destaca-se a importância das reflexões e análises que a professora participou durante os estudos em grupo, sobre o letramento estatístico. Consideramos que a valorização de aspectos do universo infantil estimulou a investigação realizada pelas crianças e contribuiu para que elas participassem da atividade como protagonistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lira, F. L. de, & Carvalho, L. M. T. L. de . (2022). Curiosidade e Investigação : Desenvolvimento do Letramento Estatístico na Educação Infantil. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202210. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15671
Seção
Dossiê Temático - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS
Biografia do Autor

Flávia Luíza de Lira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Estudante de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco (EDUMATEC/UFPE). Mestre em Educação Matemática e Tecnológica

Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora do Departamento de Políticas e Gestão da Educação e da Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco (EDUMATEC/UFPE). Doutora em Educação.

Referências

ALSINA, Ángel. Contextos y propuestas para la enseñanza de la estadística y la probabilidad en Educación Infantil: un itinerario didáctico. Épsilon - Revista de Educación Matemática, vol. 34, nº 95, 25-48, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Brasília, DF: CEB/CNE/MEC, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Brasília, DF: ME, 2017.

CAZORLA, Irene; MAGINA, Sandra; GITIRANA, Verônica; GUIMARÃES, Gilda. Estatística para os anos iniciais do ensino fundamental. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Biblioteca do Educador-Coleção SBEM, 9. 2017.

CONTI, Keli Cristina; CARVALHO, Dione Lucchesi de; CARVALHO, Carolina Fernandes de. Desenvolvimento profissional de professores potencializado pelo contexto colaborativo para ensinar e aprender estatística. Revista Eletrônica de Educação, v.10, n.2, p.155-171, 2016.

ENGEL, Joachim. Statistical literacy and society. En J. M. Contreras, GEA, María Magdalena. López-Martín y E. Molina-Portillo (Eds.), Actas del Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística, 2019. https://digibug.ugr.es/handle/10481/55027

GAL, Iddo. Adults statistical literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, The Hague, v. 70, n. 1, p. 1-25, abr, 2002.

GUIMARÃES, Gilda Lisboa; GITIRANA, Verônica; MARQUES, Mabel; CAVALCANTI, Milka. A Educação estatística na educação infantil e anos iniciais. ZETETIKÉ, v. 17, n. 32, p. 11-28, jul/dez, 2009.

GUIMARÃES, Gilda; GITIRANA, Verônica. Estatística no Ensino Fundamental: a pesquisa como eixo estruturador. Processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática. UFPE, 2013, p. 93-132.

LIRA, Flávia Luíza de. Letramento estatístico na Educação Infantil: analisando possibilidades pedagógicas para o trabalho docente. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

LIRA, Flávia Luíza de.; CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de.; CARVALHO, Carolina Fernandes; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. Letramento Estatístico na Educação Infantil: formação continuada e vivências. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática – JIEEM, 2020.

LIRA, Flávia Luíza de. CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de. Letramento estatístico e ciclo investigativo na formação continuada de professores da Educação Infantil. In: MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira.; CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de. Temas emergentes em Letramento Estatístico. Recife: Editora Universitária UFPE, 2021. p. 291-315.

LIRA, Flávia Luíza de. CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de. Curiosidade e Investigação: Desenvolvimento do Letramento Estatístico na Educação Infantil. In Anais do 11ª Conferência Internacional de Ensino de Estatística – 11ª ICOTS. Anais... Rosário, Argentina, 2022, no prelo.

LOPES, Celi Espasandin. A Educação Estocástica na Infância. Revista Eletrônica de Educação, v.6, n. 1, pp. 160-174, mai. 2012.

MONTEIRO, C. E.; CARVALHO, L. M. T. L. Educação estatística na perspectiva da alfabetização estatística: reflexões a partir de estudos com professores. The Mathematics Enthusiast, v.18, n.3, p.612 - 640, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.54870/1551-3440.1538. Acesso em: 28 nov.2022.

ORTIZ, Claudia Vasquez; DIAZ-LEVICOY, Danilo; CORONATA, Cláudia; ALSINA, Angel. Alfabetización estadística y probabilística: primeros pasos para su desarrollo desde la Educación Infantil. cadernoscenpec | São Paulo | v.8 | n.1 p.154-179 | jan./jul. 2018.

SANTANA, Eurivalda; CAZORLA, Irene. O Ciclo Investigativo no ensino de conceitos estatísticos. Revemop, Ouro Preto, Brasil, v. 2, e202018, p. 1-22, 2020.

SOUZA, Antônio Carlos de.; LOPES, Celi Espasandin. Os processos de formação de um educador matemático da infância. In. Carvalho, M.; Bairral, M. A. (orgs.). Matemática e Educação Infantil: investigações e possibilidades de práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

WATSON, Jane; CALLINGHAM, Rosemary. Statistical Literacy: a complex hierarchical construct. Statistical Education Reasearch Journal, v. 2, n. 2, p. 3-46, 2003. Disponível em https://www.stat.auckland.ac.nz/~iase/serj/SERJ2(2)_Watson_Callingham.pdf

WILD, Christopher; PFANNKUCH, Maxine. Statistical thinking in empirical enquiry. International Statical Review., 67(3), 223-265, 1999.