A Estatística como Pesquisa na Educação Básica
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Resumo
Este trabalho teve por objetivo verificar a aplicabilidade dos conteúdos de estatística básica, por meio de uma pesquisa de campo. Foi desenvolvido em uma turma de 40 alunos entre 16, 17 e 18 anos, durante o ano letivo de 2016. Em uma escola Pública Federal de Ensino Médio Técnico, localizada no Sul do Brasil. A abordagem deste trabalho é de cunho quantitativo, pois os estudantes realizaram pesquisas sobre temas de seus interesses, com o intuito de aplicarem os conteúdos estatísticos. O trabalho foi realizado por etapas, as quais foram cumpridas na seguinte ordem: escolha do tema a ser trabalhado, organização da pesquisa, forma de coleta de dados e as análises estatísticas. A proposta dessa pesquisa, buscou uma nova abordagem de aprendizagem sobre a Educação Estatística. O levantamento sobre os temas de interesse foi realizado pelos próprios estudantes, que construíram gráficos, tabelas e calcularam as medidas descritivas sobre os dados encontrados de acordo com os temas escolhidos. Os resultados foram apresentados para a comunidade acadêmica, em forma de pôsteres. As pesquisas trouxeram aos estudantes embasamento teórico, conhecimentos de ferramentas tecnológicas, construção de questionários e principalmente a compreensão, a importância e a construção da educação estatística. Os estudantes puderam trabalhar diretamente com pesquisas, e a aplicabilidade da estatística. Dessa forma buscando desenvolver os conceitos na sua formação enquanto cidadãos. E principalmente compreendendo a importância da interpretação estatísticas para a vida.
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