v. 5 n. 15 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica

Dossiê  Pesquisa com narrativas de crianças e jovens

Dossiê

Pesquisa com narrativas de crianças e jovens

Publicado: 2020-10-11

Pré-textuais

Editorial

Apresentação do Dossiê

Dossiê

  • Quando as crianças falam de sua escola e (nos) ensinam...

    Martine Lani-Bayle
    954-969
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p954-969
  • Da afonia à voz das crianças nas pesquisas: uma compreensão crítica do conceito de voz

    Natalia Fernandes, Luciana França Souza
    970-986
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p970-986
  • Arqueologia pessoal: descobrir a sua diversidade interior através de artefactos da infância

    Luis Manuel Pinto, Linda O'Toole
    987-1001
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p987-1001
  • Que tipo de diálogo promove o bem-estar e o desenvolvimento dos estudantes?

    Anne Dizerbo, Béatrice Mabilon-Bonfils
    1025-1038
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1025-1038
  • Narrar a vulnerabilidade escolar: concepção de uma abordagem metodológica

    Marie-Claude Bernard, Alice Vanlint, Hélène Makdissi
    1002-1024
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1002-1024
  • Projetar-se no amanhã: condição biográfica e projeto de vida no novo ensino médio

    Maria da Conceição Passeggi, Luciana Medeiros da Cunha
    1039-1058
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1039-1058
  • Educação Terapêutica de Pacientes e abordagem narrativa: interseções necessárias para novas práticas no cuidado ao adoecimento crônico infantil

    Camila Aloisio Alves
    1059-1073
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1059-1073
  • Enlaces entre narração, corpo e adoecimento: a narrativa como dispositivo de elaboração do sofrimento por crianças com câncer.

    Luciane De Conti, Morgana Nunes , Carolina Gutierrez
    1074-1088
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1074-1088
  • Abuso sexual na infância: potencial da narrativa na vivência de criança

    Milene Gabriela Winck de Carvalho, Daniela Barros da Silva Freire Andrade
    1089-1104
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1089-1104
  • A classe hospitalar na voz de crianças a partir de suas vivências educacionais

    Hildacy Soares da França Montanha, Marta Regina Brostolin
    1105-1120
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1105-1120
  • Investigar com as crianças: das narrativas à construção de conhecimento sobre si e sobre o outro

    Teresa Sarmento, Milena Oliveira
    1121-1135
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1121-1135
  • Ser criança? Ótima pergunta!

    Ecleide Cunico Furlanetto, Karina Alves Biasoli
    1136-1153
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1136-1153
  • Memória, consciência, self: contribuições para a pesquisa (auto)biográfica com crianças

    André Augusto Diniz Lira, Renata Carlos de Oliveira Gonçalves
    1154-1169
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1154-1169
  • Memorial escolar: uma produção significativa

    Luanna Priscila da Silva Gomes, Cláudia Roberto Soares de Macêdo Nazário, Patrícia Lúcia Galvão da Costa
    1170-1190
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1170-1190
  • O aprender e o bem-estar como conceitos complexos construídos por crianças pequenas

    Maria Assunção Folque, Catarina Vaz-Velho
    1191-1211
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1191-1211
  • Oficinas: estratégia metodológica para a pesquisa dialógica com crianças

    Rejane Brandão Siqueira, Rosiane Brandão Alves Siqueira
    1212-1228
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1212-1228
  • Narrativas autobiográficas de lutas pela educação: pedagogias emergentes de uma ocupação

    Rafael Arenhaldt, Alexsandro dos Santos Machado, Irene Reis dos Santos, Erika Cristina Lima da Silva Santiago
    1229-1246
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1229-1246
  • Educação de crianças e jovens negros e brancos durante o colonialismo: práticas pedagógicas discriminatórias e racistas

    Zeila de Brito Fabri Demartini
    1247-1264
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1247-1264
  • Relações entre adultos e crianças: o que dizem as narrativas das crianças?

    Gabriela Barreto da Silva Scramingnon
    1265-1281
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1265-1281
  • Eventos estressores na adolescência e juventude: narrativas de estudantes de Belém/PA

    Mateus Souza, Lúcia Isabel da Conceição Silva
    1282-1299
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1282-1299

Artigos

  • De Václav a Olga: pacto epistolar e estratégias de escrita nas cartas de um prisioneiro

    Thiago Borges de Aguiar, Geovana Corassa Rossi
    1301-1317
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1301-1317
  • Encarcerados “abrem suas almas”: reflexões a partir dos escritores da Revista a Estrêla

    Daiane Tavares
    1318-1336
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1318-1336
  • Memória e humanidade ciborgue: Blade Runner e a dicotomia humano máquina

    Hamilcar Silveira Dantas Junior, Fabio Zoboli, Renato Izidoro da Silva
    1337-1353
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1337-1353
  • Negragayjudia: três pessoas em uma (auto)biografia

    Elaine Pedreira Rabinovich, Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza
    1354-1369
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1354-1369
  • Professora, engenheira e mulher: o sujeito da experiência no processo autoformativo de professores

    Inalda Tereza Sales de Lima, Nilton Paulo Ponciano
    1370-1386
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1370-1386
  • Histórias de vida: uma análise do papel e da influência da família e da religiosidade sobre gênero e sexualidade

    Andréa Silene Alves Ferreira Melo, Marco Antônio Leandro Barzano
    1387-1406
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1387-1406
  • Memórias de vida-formação de mulheres professoras

    Maria Betânia e Silva
    1407-1420
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1407-1420
  • Estágio supervisionado, via para a pesquisa: rodas de conversas e narrativas de experiências

    Maria Luisa Furlin Bampi, Mairce da Silva Araujo
    1421-1434
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1421-1434
  • Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras

    Liliamar Hoça
    1435-1453
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1435-1453

Instruções aos colaboradores

Volume completo