Enlaces entre narração, corpo e adoecimento: a narrativa como dispositivo de elaboração do sofrimento por crianças com câncer.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1074-1088

Resumo

O presente artigo pretende compartilhar alguns caminhos teóricos delineados na composição de nossos percursos de pesquisa que têm a narrativa como um dispositivo de intervenção que visa configurar espaços de narrativização que possibilitem fazer sentido aos efeitos decorrentes de situações potencialmente traumatizantes, como o adoecimento. Esse trabalho consiste na articulação entre o adoecimento da criança pelo câncer e o estudo das narrativas tendo como principais interlocutores a psicanálise e a perspectiva narrativista. A proposta é demonstrar o vasto campo de possibilidades, a partir das narrativas de si, de a criança compreender o que acontece com o seu corpo e, assim, poder construir sua própria versão sobre a experiência do adoecimento. Os resultados nos mostram que, de maneira lúdica, a criança pode vivenciar, elaborar e construir narrativamente sentidos acerca desse novo corpo que se apresenta para ela: o corpo atravessado pela doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane De Conti, UFRGS- Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel e licenciada em psicologia (1992), mestre (1996) e doutora (2004) em psicologia do desenvolvimento, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, com doutorado-sanduíche na Université de Nantes, França. Atualmente é professora e pesquisadora do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia e da pós-graduação em Psicanálise, Clínica e Cultura, do Instituto de Psicologia da UFRGS. Tem experiência na área de psicologia e psicanálise com ênfase em narratividade, processos de subjetivação, sofrimento psíquico e dispositivos clínicos em situações de vulnerabilidade. As pesquisas realizadas apresentam interface com as áreas de assistência social, saúde e educação.

Morgana Nunes , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É membro do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Infância e Adolescência (NEPEIA) da UFRGS.

Carolina Gutierrez , Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduanda de psicologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e integrante do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Infância e Adolescência (NEPEIA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

AQUINO, Ana Maria de. Construções de significados acerca do adoecimento e da morte nas narrativas de crianças com câncer. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. Orientação Luciane de Conti.

AQUINO, Ana Maria de; DE CONTI, Luciane; PEDROSA, Arli. Construções de significados acerca do adoecimento e morte nas narrativas de crianças com câncer. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, UFRGS, v. 27, n. 3, p. 599-606, 2014.

BENJAMIN, Walter 1935). Le narrateur. Réflexions sur l’oeuvre de Nicolas Leskov. In: DE GANLILLAC, M. (Org.). Essais 2. Paris, 1983.

BERTRAND, Michele. Argument. Revue Française de Psychanalyse, v. 3, n. LXII, p. 709-711, 1998.

BROCKMEIER, Jens; HARRÉ, Rom. Narrativa: Problemas e promessas de um paradigma alternativo. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, UFRGS, v. 16, n. 3, p. 525-535, 2003.

BIRMAN, Joel. O Sujeito na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

BIRMAN, Joel. Corpos e formas de subjetivação em psicanálise. Estados Gerais da Psicanálise: Segundo Encontro Mundial, Rio de Janeiro, 2003.

BRUNER, Jerome. Atos de significação. (S. Costa, Trad.). Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. (Original publicado em 1990).

CALHEIROS, Maria Natalia Santos; DE CONTI, Luciane. As significações acerca da imagem corporal por crianças amputadas. Psicologia em estudo, Maringá, v. 22, n. 4, p. 635-645, out./dez. 2017.

DE CONTI, Luciane. A construção de espaços lúdicos e a composição narrativa na infância In: EGGERT, E.; FISCHER, B. D.. Gênero, geração, infância, juventude e família. Natal: EDUFRN, v. 2, p. 147-169, 2012.

DE CONTI, Luciane; MELO, Adriana Bezerra. A construção de espaços de narrativização em contextos de acolhimento institucional. In: CRUZ, Lilian Rodrigues da; RODRIGUES, Luciana; GUARESCHI, Neuza.(Org.). Interlocuções entre a Psicologia e a Política Nacional de Assistência Social. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, p. 210-220, 2013.

DE CONTI, Luciane; PASSEGGI, Maria C.. Reflexões metodológicas sobre a pesquisa com narrativas de crianças. In: MIGNOT, A. C.; SAMPAIO, C. S.; PASSEGGI, M. C.. (Orgs.). Infância, Aprendizagem e Exercício Profissional. Curitiba: Editora CRV, p. 149-159, 2014.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Expérience de la maladie et reconfigurations biographiques. Education Permanente: Dossier Apprendre du maladie, n. 195, p. 121-131, jun., 2013.

FERNANDES, Maria Helena. As relações entre o psíquico e o somático: O corpo da clínica psicanalítica. In GARCIA, Amorim Cláudia; CARDOSO, Marta Rezende (orgs.). Limites da clínica. Clínica dos limites. Rio de Janeiro: Cia de Freud, 2011.

FIGUEIREDO, Luis Claudio. M. Modernidade, trauma e dissociação. A questão do sentido hoje. In: BEZERRA JÚNIOR, B.; PLASTINO, C. A. (Orgs.). Corpo, afeto e linguagem. A questão do sentido hoje. Rio de Janeiro: Marca d'água e Contracapa, p. 219-243, 2001.

FREUD, Sigmund (1920). Além do Princípio do Prazer. In: Escritos sobre a Psicologia do Inconsciente. Vol. 2, p. 135-182. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

FREUD, Sigmund (1920). Além do princípio do prazer (Christiano M. Oiticica, Trad.). In: J. Salomão (Org.). Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. 18, p. 17-90, 1976.

FREUD, Sigmund. O caso Schereber, artigos sobre técnica e outros trabalhos (1911-1913). Edição Standart brasileira das obras completas de Sigmund Freud. v. 11, Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, Sigmund. Introdução ao narcisismo: ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916). Obras completas, v. 12. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

FREUD, S. (1923). O Ego e o Id (1923-1925). Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. 19. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

GAGNEBIN, Jean Marie. História e narração em Walter Benjamin, edição revisada. São Paulo: Perspectiva, 1999.

GERGEN, Mary M.; GERGEN, Kenneth J. Narratives in action. Narrative Inquiry, v.16, n. 1, p. 112-121, 2006.

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4a ed. Rio de Janeiro: LTC, 1988.

GONÇALVES, Fabiane Mônica da Silva. A construção narrativa da relação eu-corpo em pacientes acometidos de queimaduras de 2° e 3° graus. 126p. Dissertação de Mestrado, Pós-graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013. Orientação de Luciane De Conti.

Instituto Beaba. Beaba do câncer: guia rápido do que você precisa saber sobre o câncer. São Paulo, 2015.

JOSSELSON, Ruthellen. The hermeneutics of faith and the hermeneutics of suspition. Narrative Inquiry, v. 14, n. 1, p. 1-28, 2004.

KOHN, Max. Le récit dans la psychanalyse. Ramonville Saint-Agne: Editions Erès, 1998

LEBOVICI, Serge; DIATKINE, René. Significado e função do brinquedo na criança. Artes Médicas, 1988.

LYRA, Maria C.D.P.; RIBEIRO, Anália Keila Rodrigues; DE CONTI, Luciane. Temporalidade e Interpretabilidade na Análise de Narrativas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 34, e.3431, p. 1-10, 2018.

MITRE, Rosa Maria de Araújo. Brincando para viver: Um estudo sobre a relação entre a criança gravemente adoecida e hospitalizada e o brincar. 2000. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2000.

MIZOGUCHI, Danichi H.. Experiência e narrativa: artefatos políticos de pesquisa. ECOS-Estudos Contemporâneos da Subjetividade, v. 5, n. 2, 2015.

MOREIRA, Jacqueline de O.; RODRIGUES; Bianca F.; MORGANTI, Juliana. Vicissitudes das adolescências na semiliberdade: da fragilização dos laços à busca de si. Estilos da Clínica, v. 25, nº1, p. 89-104, 2020.

MOUTINHO, Karina; DE CONTI, Luciane. Análise Narrativa, construção de sentidos e identidade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 32, n. 2, p. 1-8, 2016.

PASSEGGI, Maria da Conceição; ROCHA, Simone; DE CONTI, Luciane. Autobiographical Narratives: Pedagogical Practice as a Lifeline for Hospitalized Children. A/b: Auto/ Biography Studies, 32:1, 27-38, DOI: 10.1080/08989575.2017.1247224, 2017.

PASSEGGI, Maria da Conceição; ROCHA, Simone; DE CONTI, Luciane. (Con)viver com o adoecimento: narrativas de crianças com doenças crônicas. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 46, p. 45-57, maio/ago. 2016.

PEREIRA, Luana Flores.; WINOGRAD, Monah. Trauma e narrativa: o impacto da leucemia na infância. Cadernos de Psicanálise (CPRJ), Rio de Janeiro, v. 39, n. 36, p. 175-198, jan./jun. 2017

PERSICANO, Maria Luiza Scrosoppi. Construções em análise na transferência. Revista latino-americana de psicopatologia fundamental, vol.4, n.2, pp.53-66, 2001. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/1415-47142001002006>. Acesso em: 29/05/2020

REIS, Maria Letícia de O. Da experiência de perda à perda de experiência: um estudo sobre a Erfahrung na teoria psicanalítica, na filosofia e na clínica. Tese (Doutora em Psicologia). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 2015.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa: Vol. 1. Campinas, SP: Papirus, 1994. (Original publicado em 1983)

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa: Vol. 2. Campinas, SP: Papirus, 1995. (Original publicado em 1984)

RODULFO, Ricardo. O brincar e o significante: um estudo psicanalítico sobre a constituição precoce. Artes médicas, 1990.

ROSA, Miriam D.. Psicanálise implicada: vicissitudes das práticas clinicopolíticas. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, n. 41-42, p. 29-40, 2011.

VOLLES, Camila Christine; BUSSOLETTO, Greici Maestri; RODACOSKI, Giseli. A conspiração do silêncio no ambiente hospitalar: quando o não falar faz barulho. Revista da SBPH, v. 15, n. 1, 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1516-08582012000100012. Acessado em 28/Mai./2020.

WINNICOTT, Donald W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Downloads

Publicado

2020-10-11

Como Citar

DE CONTI, L.; NUNES , M. .; GUTIERREZ , C. . Enlaces entre narração, corpo e adoecimento: a narrativa como dispositivo de elaboração do sofrimento por crianças com câncer. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 15, p. 1074–1088, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1074-1088. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8729. Acesso em: 28 mar. 2024.