Enlaces entre narração, corpo e adoecimento: a narrativa como dispositivo de elaboração do sofrimento por crianças com câncer.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1074-1088

Resumo

O presente artigo pretende compartilhar alguns caminhos teóricos delineados na composição de nossos percursos de pesquisa que têm a narrativa como um dispositivo de intervenção que visa configurar espaços de narrativização que possibilitem fazer sentido aos efeitos decorrentes de situações potencialmente traumatizantes, como o adoecimento. Esse trabalho consiste na articulação entre o adoecimento da criança pelo câncer e o estudo das narrativas tendo como principais interlocutores a psicanálise e a perspectiva narrativista. A proposta é demonstrar o vasto campo de possibilidades, a partir das narrativas de si, de a criança compreender o que acontece com o seu corpo e, assim, poder construir sua própria versão sobre a experiência do adoecimento. Os resultados nos mostram que, de maneira lúdica, a criança pode vivenciar, elaborar e construir narrativamente sentidos acerca desse novo corpo que se apresenta para ela: o corpo atravessado pela doença.

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Biografia do Autor

Luciane De Conti, UFRGS- Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel e licenciada em psicologia (1992), mestre (1996) e doutora (2004) em psicologia do desenvolvimento, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, com doutorado-sanduíche na Université de Nantes, França. Atualmente é professora e pesquisadora do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia e da pós-graduação em Psicanálise, Clínica e Cultura, do Instituto de Psicologia da UFRGS. Tem experiência na área de psicologia e psicanálise com ênfase em narratividade, processos de subjetivação, sofrimento psíquico e dispositivos clínicos em situações de vulnerabilidade. As pesquisas realizadas apresentam interface com as áreas de assistência social, saúde e educação.

Morgana Nunes , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É membro do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Infância e Adolescência (NEPEIA) da UFRGS.

Carolina Gutierrez , Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduanda de psicologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e integrante do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Infância e Adolescência (NEPEIA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2020-10-11

Como Citar

DE CONTI, L.; NUNES , M. .; GUTIERREZ , C. . Enlaces entre narração, corpo e adoecimento: a narrativa como dispositivo de elaboração do sofrimento por crianças com câncer. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 15, p. 1074–1088, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1074-1088. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8729. Acesso em: 14 nov. 2024.