Edição Atual

v. 8 n. 23 (2023): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
					Visualizar v. 8 n. 23 (2023): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica

V. 8, N. 23 - Fluxo Contínuo - 2023

Publicado: 2023-12-21

Artigos

  • Notas biográficas de um jovem artista: processos de socialização e individualização

    Juliana Batista dos Reis
    e1100
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1100
  • (Re)pensar a formação docente: narrativas auto[bio]gráficas dos/as professores/as de química campesinos/as

    Franklin Kaic Dutra-Pereira, Saimonton Tinôco
    e1101
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1101
  • Dimensões formacionais para uma gestão colegiada: experiências (auto)biográficas de coordenadores(as) do curso de pedagogia

    Ronaldo Figueiredo Venas, Rejane de Oliveira Alves
    e1102
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1102
  • A narrativa (auto)biográfica na pesquisa em educação: uma prática de linguagem reflexiva

    Janaína Moreira Pacheco de Souza, Luiz Antonio Gomes Senna Senna
    e1103
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1103
  • Aprendizagem intergeracional da docência: memorial de formação no curso de educação física

    Ândrea Tragino Plotegher, Karoline Hachler Ricardo, Francisco Eduardo Caparroz
    e1104
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1104
  • Narrativas em contextos: tempo, pandemia e ser mulher na docência

    Luiza Alves de oliveira, Adriana Alves Fernandes Costa, Juaciara Barrozo Gomes
    e1105
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1105
  • Viver a vida e contá-la: (auto)biografia, trabalho infantil e itinerários pedagógicos

    Iranilson Buriti Oliveira
    e1106
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1106
  • Navegar é preciso! Sobreviver é urgente! Metáforas de vida e de educação.

    Bethania Medeiros Geremias
    e1107
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1107
  • Autobioformação: processos formativos constituídos e redimensionados pelo vivido

    Charles Maycon de Almeida Mota
    e1108
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1108
  • Memórias, escritas e diários em pesquisaformação

    Luciane Maria Pezzato, Inês Ferreira de Souza Bragança, Camila Petrucci Rosa
    e1109
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1109
  • Epístola, segundo Rubião Bovary, aos sobreviventes: um estudo psicossocial sobre o negrogay

    Antonio José de Souza, Elaine Pedreira Rabinovich
    e1110
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1110
  • Um ritual epistolar favelado: dos penpals ao despertar de nossas próprias narrativas

    Aline Regina Cardozo de Brito
    e1111
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1111
  • A compreensão e constituição do ser professora a partir de narrativas educacionais

    Ana Carolina Parolini Borges Durante, Valeska Virgínia Soares Souza
    e1124
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1124
  • A concepção e o fim de uma escola inovadora

    Fernando Gomes de Oliveira Tavares
    e1125
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1125
  • Ensino remoto de ciências em uma escola rural do recôncavo baiano: implicações na minha prática docente

    Cristiano Lma dos Santos Almeida, Joelma Cerqueira Fadigas
    e1126
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1126
  • Para além do silêncio e do esquecimento: histórias de mulheres que escreviam em Yiddish

    Sonia Kramer
    e1127
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1127
  • A escrita de si e a construção identitária nos manuscritos de Maria Leofrisio, a pipoqueira de Araranguá

    Marcos Aurelio da Silva Pereira, Gladir da Silva Cabral
    e1128
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1128
  • (Auto)biografias de uma professora polivalente: narrativas de vida, trabalho e formação

    Denise Azevedo, Daniel Novaes
    e1140
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1140
  • “Queria ter começado desde novo”: o esporte paralímpico na história de vida de um deficiente intelectual

    Andréia Paula Basei, Ricardo Alexandre Carminato, Jhenifer da Silva Pereira
    e1141
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1141
  • Desafios e percalços na formação acadêmica: narrativas de uma professora de educação física com deficiência física

    Fabrício de Paula santos, Marco Antônio Melo Franco, Regina Magna Bonifácio Araújo
    e1142
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1142
  • Husserl e a fenomenologia nos estudos (auto)biográficos de Sartre

    Fábio Pinto, Lara Fuck, Ana Cláudia Wendt Santos
    e1143
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1143
  • “A música que me forma ou (trans)forma”: narrativas musicais no estágio

    Mônica Luchese Marques, Teresa Mateiro
    e1144
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1144
  • Formação de professores no ciberespaço: a construção de narrativas (auto)biográficas na constituição da formação inicial

    Josséle Lima Vieira Rondan, Juliana Brandão Machado
    e1145
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1145
  • Identidades da educação física no cotidiano escolar: narrativas autobiográficas entre os espaços praticados e lugares ocupados por um componente curricular

    Matheus Lima Frossard, Jean Carlos Freitas Gama, Sayonara Cunha de Paula, Wagner dos Santos
    e1146
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1146

Dossiê

  • Apresentação

    Denice Barbara Catani, Renata Marcílio Cândido
    e1112
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1112
  • Ilusões bem fundamentadas: trabalho docente, memória e autobiografia

    Afrânio Mendes Catani
    e1113
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1113
  • Variações sobre um mesmo tema : escola, memória e professore(a)s

    Débora Mazza
    e1114
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1114
  • Revisitar o passado para refletir sobre o presente: as marcas deixadas por aqueles que ensinam

    Juliana de Souza Silva
    e1115
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1115
  • Memórias de uma trajetória docente: sobre marcas e silenciamentos

    Ana Clara de Rebouças Carvalho
    e1116
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1116
  • Em busca de novas práticas de liberdade: uma autobiografia com António Candeias

    Ana Luísa Paz
    e1117
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1117
  • Laerte Ramos de Carvalho: além do homem petrificado

    Bruno Bontempi Junior
    e1118
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1118
  • Reflexões sobre a decisão de se tornar um professor de pré-escola com base no trabalho autobiográfico

    Gabriel Alejandro Álvarez Hernández
    e1119
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1119
  • Professores que nos atravessam trajetória de vida-formação de uma professora de História

    Tamara de Lima, Amarílis da Costa Silva, Yoshie Ussami Ferrari Leite
    e1120
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1120
  • Pelos caminhos de Amália: do antigo norte goiano à capital do estado de Goiás

    Rita Castorina Gonçalves Gundim Lemes, Maria de Fátima Oliveira, Júlio Cezar Milhomens Pereira
    e1121
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1121
  • Educadores marcantes: ressonâncias na constituição da identidade docente de um professor de Física

    Wilson Elmer Nascimento, Camila Lima Miranda, Helena Lara Barros de Souza
    e1122
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1122

Dossiê Automedialidades: práticas (auto)formativas de criação estética

  • Apresentação do dossiê - Automedialidade: a criação estética como prática humana de reinvenção de si, do outro e do mundo

    Maria da Conceição Passeggi, Christine Delory-Momberger
    e1147
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1147
  • Medialidades biográficas, práticas de si e do mundo

    Christine Delory-Momberger , Jean-Claude Bourguignon
    e1129
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1129
  • Princípios de automedialidade e relatos de histórias (audio)visuais na formação e pesquisa (auto)biográfica

    Diego Leandro Marín Ossa
    e1130
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1130
  • Poéticas de banheiro: notas sobre formas de (re)existência em uma Universidade

    Ana Clara de Rebouças Carvalho
    e1131
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1131
  • Automedialidade e ressonância para a formação de si de jovens na universidade: ateliê com blogs reflexivos

    Rosemeire Reis
    e1132
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1132
  • Musicobiografização: prática automedial em educação musical

    Delmary Vasconcelos Abreu
    e1133
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1133
  • Memórias, automedialidade afrodescendente e formação

    Edilson Fernandes de Souza
    e1134
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1134
  • O “eu” idêntico de Lepê Correia e a arte de desenhar-se

    Severino Lepê Correia
    e1135
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1135
  • A vivência em dança na formação de professores

    Luciana Haddad Ferreira, Victoria Ramos Takahachi
    e1136
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1136
  • Fragmentos (auto)biográficos na arte contemporânea: nos entre vãos da invenção de si

    Ana Paula Dias Pires, Rita Tatiana Cardoso Erbs
    e1137
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1137
  • Relatos (auto)biográficos de escritores e produção artístico-literária subterrânea

    Sahmaroni Olinda
    e1138
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1138
  • Da insegurança linguística à insegurança biográfica: hipobiografização, uma nova prática “auto-medial”

    Frédéric Moussion
    e1139
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1139

Pareceristas 2023

Ver Todas as Edições

A Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (RBPAB) é um periódico de fluxo contínuo, publicado pela Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph), que tem por principal objetivo a publicação de artigos acadêmico-científicos inéditos, que aprofundem e sistematizem a pesquisa empírica com fontes biográficas e autobiográficas, assim como de caráter epistemológico, teórico-metodológico, visando a fomentar e promover o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e de outros países, no âmbito do movimento biográfico internacional, como política de socialização de estudos vinculados à pesquisa (auto)biográfica em Educação.

10.31892 | 2525-426X |   A4