(Geo)grafias da cidade que não habita em mim: imagens e narrativas dos alunos da roça

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1177

Palavras-chave:

Geografia, Cidade, Alunos da roça, Habitar, Abordagem (auto)biográfica

Resumo

O texto tenciona discutir as representações sobre a cidade construídas pelos jovens rurais durante a etapa de escolarização urbana. Assim, busca-se analisar as leituras que estes sujeitos, que constroem e experienciam diversas ruralidades e múltiplas territorialidades, fazem da cidade, refletindo sobre as influências na sua formação. Sabe-se que os alunos da roça, para dar continuidade aos estudos, realizam um rito de passagem, deslocando-se, diariamente, para as escolas urbanas. Nesse movimento diário, espacializam e territorializam, para sua segurança, determinados espaços da cidade, sem uma apropriação efetiva deste lugar. A investigação fundamenta-se na abordagem (auto)biográfica, utilizando-se de fotografias, grupos de discussão e entrevistas narrativas como dispositivos de pesquisa. O estudo revela, através das narrativas (auto)biográficas, que a cidade – utilizada nos percursos entre o ponto do transporte rural e a escola, durante os trajetos feitos com pressa para realizar determinadas atividades, e no reduzido conhecimento dos seus logradouros, não é vista como um lugar pelos alunos, à medida que possuem uma ligação identitária com a roça – o seu habitar. Enfim, os alunos da roça apenas utilizam a cidade como valor de troca (uso e consumo dos lugares, bens e símbolos), sem se apropriar e se identificar com este espaço, que não os habita.

Palavras-chave: Geografia. Cidade. Alunos da roça. Habitar. Abordagem (Auto)biográfica.

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Biografia do Autor

Hanilton Ribeiro de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação e Contemporaneidade, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor Adjunto da UNEB – DCH Campus V, vinculado ao GRAFHO e GEOREDE.

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

RIBEIRO DE SOUZA, H. (Geo)grafias da cidade que não habita em mim: imagens e narrativas dos alunos da roça . Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1177, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1177. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/18945. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Cidades e narrativas