Narrativas de crianças sobre o brincar: culturas infantis e relação intra/intergeracional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1159

Palavras-chave:

Narrativas de crianças, Culturas infantis, Brincar, Aprendizagens experienciais

Resumo

A centralidade deste texto é refletir sobre as experiências do brincar, narradas por crianças de 4 a 6 anos, vivenciadas em uma escola de Educação Infantil pública rural. As narrativas apresentadas foram recolhidas por meio das rodas de conversa e dos diálogos narrativos individuais com as crianças colaboradoras da pesquisa. As experiências narradas pelas crianças foram analisadas à luz da abordagem compreensiva-interpretativa de Ricoeur (2009), estabelecendo articulações com os princípios/conceitos da Sociologia da Infância e da abordagem (auto)biográfica. Diante dos diálogos narrativos individuais, foi possível concluir que a escola para as crianças representa um importante espaço para que elas possam vivenciar as culturas infantis, tendo em vista a relação inter/intrageracional, estabelecida com seus pares, por meio da experiência do brincar. Considerando as narrativas das crianças neste estudo, ações formativas emergiram, nas dimensões da pesquisa, do ensino e da extensão, envolvendo estudantes de graduação, pós-graduação e professoras de Educação Infantil, com vista a validar a experiência do brincar nos processos de produção das culturas infantis e de constituição de aprendizagens experienciais das crianças.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Júlia Souza Coelho , Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora adjunta da UNEB, campus XI – Serrinha. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES), da UNEB. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (Grafho) e do Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (Epods).

Referências

ALMEIDA, Márcia Tereza Fonseca; SODRÉ, Liana Gonçalves Pontes. As crianças e o brincar na Educação Infantil: possibilidade e embates. In: SODRÉ, Liana Gonçalves Ponte (org.). Crianças, infâncias e Educação Infantil. Curitiba: CRV, 2015. p. 189-207.

ARENHART, Deise. Culturas infantis e desigualdades sociais. Petrópolis: Vozes, 2016.

COELHO, Patrícia Júlia Souza. Narrativas de crianças de Educação Infantil de escola rural multisseriada do Território do Sisal (BA). 2019. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2019.

CORSARO, Willian A. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

MACIEL, Arlete Miranda Amancio. Educação infantil do/no campo no município de Tucano (BA): formação, práticas pedagógicas e aprendizagens das crianças de localidades rurais. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social) – Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Serrinha, 2024.

PASSEGGI, Maria da Conceição et al. Narrativas de crianças sobre as escolas da infância: cenários e desafios da pesquisa (auto)biográfica. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 85-104, jan./abr., 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br. Acesso em: 30 nov. 2023.

RICOEUR, Paul. Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70; LDA, 2009.

SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Promovendo o desenvolvimento do faz-de-conta na Educação Infantil. In: CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis Elise (org.). Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. p. 89-100.

SARMENTO, Manuel. Imaginário e culturas infantis. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 21, p. 51-59, jul./dez. 2003.

SOUZA, Elizeu Clementino de (Coord.). As políticas de educação e a reestruturação da profissão docente confrontadas aos desafios da globalização. Projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), no âmbito do Edital 04/2015 – Cooperação Internacional, TO nº INT0014/2016. Salvador: UNEB; Fapesb, 2016.

SOUZA, Elizeu Clementino de. (Coord.). Multisseriação e trabalho docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem. Projeto apresentado ao MCTI/CNPq, Chamada Universal n. 14/2014. Salvador: UNEB; CNPq, 2014.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Diálogos Cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 39-50, jan./abr., 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br. Acesso em: 30 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

COELHO , P. J. S. Narrativas de crianças sobre o brincar: culturas infantis e relação intra/intergeracional. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1159, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1159. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20508. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica