Narrativas de crianças sobre o brincar: culturas infantis e relação intra/intergeracional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1159

Palavras-chave:

Narrativas de crianças, Culturas infantis, Brincar, Aprendizagens experienciais

Resumo

A centralidade deste texto é refletir sobre as experiências do brincar, narradas por crianças de 4 a 6 anos, vivenciadas em uma escola de Educação Infantil pública rural. As narrativas apresentadas foram recolhidas por meio das rodas de conversa e dos diálogos narrativos individuais com as crianças colaboradoras da pesquisa. As experiências narradas pelas crianças foram analisadas à luz da abordagem compreensiva-interpretativa de Ricoeur (2009), estabelecendo articulações com os princípios/conceitos da Sociologia da Infância e da abordagem (auto)biográfica. Diante dos diálogos narrativos individuais, foi possível concluir que a escola para as crianças representa um importante espaço para que elas possam vivenciar as culturas infantis, tendo em vista a relação inter/intrageracional, estabelecida com seus pares, por meio da experiência do brincar. Considerando as narrativas das crianças neste estudo, ações formativas emergiram, nas dimensões da pesquisa, do ensino e da extensão, envolvendo estudantes de graduação, pós-graduação e professoras de Educação Infantil, com vista a validar a experiência do brincar nos processos de produção das culturas infantis e de constituição de aprendizagens experienciais das crianças.  

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Biografia do Autor

Patrícia Júlia Souza Coelho , Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora adjunta da UNEB, campus XI – Serrinha. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES), da UNEB. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (Grafho) e do Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (Epods).

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

COELHO , P. J. S. Narrativas de crianças sobre o brincar: culturas infantis e relação intra/intergeracional. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1159, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1159. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20508. Acesso em: 29 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica