Arte e prática pedagógica na educação infantil: narrativas de educadoras
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1203Palavras-chave:
Educação estética, Formação docente, Narrativas autobiográficas, Educação e arte, Educação infantilResumo
As questões que dão forma a este artigo procedem da investigação que teve por objetivo discutir possibilidades para o trabalho com arte na educação infantil, a partir do mapeamento da presença da arte nas histórias de formação e na prática docente de educadoras de infância. Na trilha metodológica desenhada, por meio de entrevistas narrativas com três educadoras portuguesas, buscou-se conhecer caminhos e tempos pelos quais elas se deslocaram, relações tecidas no percurso de suas existências, que contribuíram para a formação e o desenvolvimento de sua sensibilidade estética. Nas histórias narradas, encontram-se práticas singulares, autorais, engendradas na parceria entre educadoras e crianças, entre fazeres e saberes permeados pela arte no cotidiano dos jardins de infância. Experimentação e criação artísticas com diferentes materialidades, interação com o patrimônio da cidade, visitas a museus e passeios na natureza fazem parte dos repertórios partilhados, nos quais se identificaram traços das histórias de vida e de formação das educadoras-narradoras. Notou-se que a experiência estética das infâncias das educadoras, marcadamente constituída fora da escola (na natureza, na cultura, nas relações sociais familiares), reverberam em suas práticas, e a arte, em seu trabalho pedagógico, é mais do que uma atividade, é experiência tecida no encontro com materialidades, espaços e pessoas.
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