O aprender e o bem-estar como conceitos complexos construídos por crianças pequenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1191-1211

Resumo

O modo como definimos conceitos complexos, como o conceito de “aprender” ou de “bem-estar” tem implicações na vida das crianças. Neste artigo, partimos de uma perspetiva histórico-sócio-cultural para evidenciar alguns processos dialógicos de construção de significados, entre crianças pequenas e investigadores. Revisitando duas pesquisas de cariz etnográfico, com crianças entre três e seis anos realizadas em contextos de educação infantil, refletimos sobre algumas das condições que potenciaram a construção de significados acerca dos conceitos abstratos de “bem-estar” e de “aprender”. Identificámos como aspetos particularmente importantes: a compreensão pelas crianças dos objetivos e sentido da investigação e do valor do seu contributo; a utilização de instrumentos e linguagens em que as crianças sejam competentes; a possibilidade de construção partilhada em que grupo, em que as crianças coconstroem os significados; e, por último, a competência do investigador na construção de um diálogo facilitador da exploração dos significados. As condições potenciadoras são aqui discutidas e ilustradas com exemplos concretos dos estudos revisitadas de modo a que possam ser questionadas e/ou servirem de inspiração a outros investigadores interessados em compreender o pensamento das crianças pequenas sobre conceitos abstratos, complexos e multidimensionais.

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Biografia do Autor

Maria Assunção Folque, Universidade de Évora

Doutora em Educação pelo Institute of Education, University of London. Professora auxiliar no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora. Membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia e coordenadora do tema Formação e Desenvolvimento Profissional. 

Catarina Vaz-Velho, Universidade de Évora

Doutora em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Professora auxiliar do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora. Membro integrado do Centro de Filosofia, Política e Cultura (Praxis).

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Publicado

2020-10-11

Como Citar

FOLQUE, M. A.; VAZ-VELHO, C. O aprender e o bem-estar como conceitos complexos construídos por crianças pequenas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 15, p. 1191–1211, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1191-1211. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9021. Acesso em: 22 dez. 2024.