O aprender e o bem-estar como conceitos complexos construídos por crianças pequenas
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1191-1211Abstract
O modo como definimos conceitos complexos, como o conceito de “aprender” ou de “bem-estar” tem implicações na vida das crianças. Neste artigo, partimos de uma perspetiva histórico-sócio-cultural para evidenciar alguns processos dialógicos de construção de significados, entre crianças pequenas e investigadores. Revisitando duas pesquisas de cariz etnográfico, com crianças entre três e seis anos realizadas em contextos de educação infantil, refletimos sobre algumas das condições que potenciaram a construção de significados acerca dos conceitos abstratos de “bem-estar” e de “aprender”. Identificámos como aspetos particularmente importantes: a compreensão pelas crianças dos objetivos e sentido da investigação e do valor do seu contributo; a utilização de instrumentos e linguagens em que as crianças sejam competentes; a possibilidade de construção partilhada em que grupo, em que as crianças coconstroem os significados; e, por último, a competência do investigador na construção de um diálogo facilitador da exploração dos significados. As condições potenciadoras são aqui discutidas e ilustradas com exemplos concretos dos estudos revisitadas de modo a que possam ser questionadas e/ou servirem de inspiração a outros investigadores interessados em compreender o pensamento das crianças pequenas sobre conceitos abstratos, complexos e multidimensionais.
Downloads
References
BARTSCH, Karen; HORVATH, Keith; ESTES, David. Young children’s talk about learning events. Cognitive Development, Amsterdam, abril-junho. 2003, 18 (2), 2003, 177-193. https://doi.org/10.1016/S0885-2014(03)00019-4
BERTRAM, Anthony; PASCAL, Christine. Desenvolvendo a qualidade em parcerias. Lisboa: Ministério da Educação, Direcção Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular, 2009.
AYALA, Carlos; MARTÍN, Carmen. El desarrollo de la concepción infantile sobre el aprendizaje. Journal for the Study of Education and Development: Infancia y Aprendizaje, Espanha, 77, 1997, 35-60. DOI: 10.1174/021037097761403244
CARR, Margaret; Assessment in Early Childhood Settings. London: Paul Chapman Publishing, 2001.
CLARK, A. (2005). Ways of seeing: using the Mosaic Approach to listen to young children's perspectives. In A. Clark, A. T. Kjorholt & P. Moss (Eds.), Beyond Listening: Children's Perspectives on Early Childhood Services (pp. 29-49). Bristol: Policy Press.
DONALDSON, Margareth; Children’s minds. London: Fontana Press, 1978.
ENGESTRÖM, Yrjö. Expansive Learning at Work: Toward an activity theoretical reconceptualization. Journal of Education and Work, UK, 2001, 14(1), 133-156.
FOLQUE, Maria Assunção. Entrevistas a crianças. Comunicação In Ciclos de Seminários A escuta das crianças na Profissão e na Investigação 2019, Évora. CIEP-Universidade de Évora.
FOLQUE, Maria Assunção. O lugar da criança na educação infantil numa perspetiva histórico-cultural. IN Almeida da Costa, Sinara; Amaral Mello, Suely (Org.), Teoria Histórico-Cultural na Educação Infantil: conversando com professoras e professores. Curitiba: CRV, 2017. Páginas 51-63.
FOLQUE, Maria Assunção. Interviewing children. In Naughton, Glenda Mac; Rolfe, Sharne. A; Siraj-Blatchford Iram. (Eds.) (3rd edition). Doing early childhood research: International Perspectives on Theory and Practice. Berkshire: Open University Press, 2010. Páginas 239-260
FOLQUE, Maria Assunção. O aprender a aprender no Pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (3ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018.
FOLQUE, Maria Assunção. VAZ_VELHO, Catarina; OSTETTO, Luciana; LEAL-DA-COSTA, Conceição, 2018-2019. Ciclo de seminários Escuta das crianças na profissão e na investigação - Universidade de Évora, Centro de Investigação em Educação e Psicologia.
FRAÚSTO, Pedro Gonçalves. Perspetivas e expressões de crianças sobre o seu bem-estar: um estudo qualitativo em contexto Pré-escolar. 2020. 103. Dissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização Psicologia Clínica – Mestrado em Psicologia, Universidade de Évora, Évora, 2020.
HEDEGAARD, Mariane; FLEER, Marilyn. Studying Children: a Cultural-Historical Approach. Maidenhead: Open University Press, 2008.
KATZ, Lilian. Early Childhood Programs: Multiple Perspectives on Quality. Childhood Education,USA, 1992. 69(2), 66-71
KERSHNER, Ruth; POINTON, Pam. Children's views of the primary classroom as an environment for working and learning. Research in Education, California, 2000. 64, 64-77.
KJORHOLT, Anne Trine; MOSS, Peter; CLARK, Alison. Beyond Listening: future prospects. In CLARK, Alison; KJORHOLT, Trine; MOSS, Peter (Eds.). Beyond Listening: Children's Perspectives on Early Childhood Services. Bristol: Policy Press. 2005. Páginas 175-187.
LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated Learning – Legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
MASHFORD-SCOTT, Angela; CHURCH, Amelia; TAYLER, Collett. Seeking children’s perspectives on their Welbeing in Early Childhood Settings. International Journal of Early Childhood, Switzerland. 2012, 44, 231-247.
MARQUES, Susana. Pictografos: o Processo de criação partilhado. Comunicação In Ciclos de Seminários A escuta das crianças na Profissão e na Investigação 2019, Évora. CIEP-Universidade de Évora.
MCCALLUM, Bet; HARGREAVES, Eleanore; GIPPS, Caroline. Learning: the pupil's voice. Cambridge Journal of Education, Cambridge. 2000, 30(2), 275-289.
NILSON, Stefan; BJÖRKMAN, Berit; ALMQVIST, Anna-Lena; ALMQVIST, Lena; BJÖRK-WILLÉN, Polly; DONOHUE, Dana; GRANLUND, Mats; HUSS, Karina; Hvit, Sara.). Children’s voices – Differentiating a child perspective from a child’s perspective. Developmental Neurorehabilitation, 2013, 18(3), 162–168. doi:10.3109/17518423.2013.801529
NIZA, Sérgio. O modelo curricular de educação pré-escolar da Escola Moderna Portuguesa’. In OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia, Modelos Curriculares para a Educação de Infância. Porto: Porto Editora, 1996. Páginas 138-159.
OSTETTO, Luciana. Aprender a escuta e o diálogo na prática da Educação Infantil: observação, registro, documentação e interação. Comunicação In Ciclos de Seminários A escuta das crianças na Profissão e na Investigação 2019, Évora. CIEP-Universidade de Évora.
PASSEGGI, Maria Conceição; ROCHA, Simone. A pesquisa educacional com crianças: um estudo a partir de suas narrativas sobre o acolhimento em ambiente hospitalar. Revista Educação em Questão, Natal, Set-Dez. 2012, 44(30), 36-61.
PASSEGGI, Maria da Conceição; LEAL-DA-COSTA, Maria da Conceição. Diálogos sobre escuta das crianças com Maria da Conceição Passeggi. Comunicação In Ciclos de Seminários A escuta das crianças na Profissão e na Investigação 2018, Évora. CIEP-Universidade de Évora.
PINTO, Luís Manuel. A participação no encontro entre os direitos e o bem-estar das crianças. Comunicação In Ciclos de Seminários A escuta das crianças na Profissão e na Investigação 2019, Évora. CIEP-Universidade de Évora.
PRADO Renata Lopes Costa; VICENTIN, Maria Cristina Gonçalves; ROSEMBERG, Fulvia. Ética na pesquisa com crianças: uma revisão da literatura brasileira das ciências humanas e sociais. Childhood & philosophy, Rio de Janeiro, 14(29), pp. 43-70, jan.-abr. 2018.
PRAMLING, Ingrid. How Do Children Tell Us about Their Childhoods? Early Childhood Research & Practice, Urbana-Champaign. 2004, 6(1).
PRAMLING, Ingrid; PRAMLING, Niklas. Children’s perspectives as “touch downs” in time: assessing and developing children’s understanding simultaneously. Early Child Development and Care, 179(2), 205–216, fevereiro 2009. doi:10.1080/03004430802667039
PRAMLING, Ingrid. Entendendo e dando poderes à criança como aprendiz. In: OLSON, David R.; TORRANCE, Nancy e colaboradores. In Educação e Desenvolvimento Humano: Novos modelos de aprendizagem, ensino e escolarização. Porto Alegre: ARTMED, 2000, Páginas: 467-488.
RUDDUCK, Jean; MCINTYRE, Donald. Improving Learning through Consulting Pupils. London / New York: Routledge, 2007.
ROGOFF, Barbara. Cognition as a Collaborative Process. In KUHN, Deanna; SIEGLER, Robert (Eds.). Handbook of child psychology: Cognition, perception, and language Vol. 2. New York: John Wiley & Sons 1998. Páginas 679-744.
RINALDI, Claudia. In Dialogue with Reggio Emilia: Listening, Researching and Learning. London: Routledge, 2005.
SARMENTO, Manuel Jacinto; MARCHI, Rita Cássia. Radicalização da infância na segunda modernidade: Para uma Sociologia da Infância crítica. Configurações. Braga 2008, 4, 91-113.
SIRAJ-BLATCHFORD, Iram; SYLVA, Kathy; TAGGART, Brenda; SAMMONS, Pam; MELHUISH, Edward; ELLIOT, Karen. Intensive Case Studies of Practice across the Foundation Stage (Technical Paper 10). London: Institute of Education University of London and DfES, 2003.
SHERIDAN, Sonja; PRAMLING, Ingrid. Children’s Conceptions of Participation and Influence in Pre-school: a perspective on pedagogical quality. Contemporary Issues in Early Childhood, UK. 2001, 2, 2, 169-194.
TONUCCI, Francesco. A cidade das crianças: um modo novo de pensar a cidade. St.ª M.ª da Feira: Ágora K, 2019.
UNICEF. Convenção dos Direitos das Crianças. Nova York, 1989. Disponível em: https://www.unicef.pt/media/2766/unicef_convenc-a-o_dos_direitos_da_crianca.pdf
VASCONCELOS, Teresa. Do discurso da criança “no” centro à centralidade da criança na Comunidade. Investigar em Educação, Lisboa, 2015, II ª Série, 4, 25-42.
VAZ-VELHO, Catarina; MARTINS, Daniela. FRAÚSTO, Pedro; FOLQUE, Assunção. Listening to children about well-being / Ouvindo as crianças sobre o bem-estar. In Psychology in Education and Health IV: Proceedings of the IV Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology1st International Scientific Meeting in Psychology, Universidade da Madeira, 2019, Funchal, 82-91.
WANG, Zhenlin. Mindful Learning: Children’s Developing Theory of Mind and Their Understanding of the Concept of Learning 2010. 219. Tese de Doutoramento, University of Pennsylvania, 2010.
WELDEMARIAM, Kassahun; WALS. Arjen. From Autonomous Child to a Child Entangled within an Agentic World: Implications for Early Childhood Education for Sustainability. In Elliott, Sue; Ärlemalm-Hagsér, Eva; Davis, Julie. The Anthropocene Researching early childhood education for sustainability: Challenging Assumptions and Orthodoxies. Oxon: Routledge, 2020.
WESTCOTT, Helen L.; LITTLETON, Karen S. Exploring Meaning in Interviews with Children. In GREENE, Sheila; HOGAN, Diane (Eds.), Researching Children's Experience: Approaches and Methods. London: Sage. 2005. Páginas 141-157
WELLS, Gordon, Dialogic Inquiry: Toward a Sociocultural Practice and Theory of Education. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
WELLS, Gordon. The Meaning Makers: Children Learning Language and Using Language to Learn. London: Hodder & Soutghton, 1986.
VYGOTSKY, Lev. Pensamento e Linguagem. Lisboa: Relógio d’Água, 2007.
VYGOTSKY, Lev, Mind in Society. Harvard: Harvard University Press, 1978.