Arte e prática pedagógica na educação infantil: narrativas de educadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1203

Palavras-chave:

Educação estética, Formação docente, Narrativas autobiográficas, Educação e arte, Educação infantil

Resumo

As questões que dão forma a este artigo procedem da investigação que teve por objetivo discutir possibilidades para o trabalho com arte na educação infantil, a partir do mapeamento da presença da arte nas histórias de formação e na prática docente de educadoras de infância. Na trilha metodológica desenhada, por meio de entrevistas narrativas com três educadoras portuguesas, buscou-se conhecer caminhos e tempos pelos quais elas se deslocaram, relações tecidas no percurso de suas existências, que contribuíram para a formação e o desenvolvimento de sua sensibilidade estética. Nas histórias narradas, encontram-se práticas singulares, autorais, engendradas na parceria entre educadoras e crianças, entre fazeres e saberes permeados pela arte no cotidiano dos jardins de infância. Experimentação e criação artísticas com diferentes materialidades, interação com o patrimônio da cidade, visitas a museus e passeios na natureza fazem parte dos repertórios partilhados, nos quais se identificaram traços das histórias de vida e de formação das educadoras-narradoras. Notou-se que a experiência estética das infâncias das educadoras, marcadamente constituída fora da escola (na natureza, na cultura, nas relações sociais familiares), reverberam em suas práticas, e a arte, em seu trabalho pedagógico, é mais do que uma atividade, é experiência tecida no encontro com materialidades, espaços e pessoas.

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Biografia do Autor

Luciana Esmeralda Ostetto, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2006). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), é líder do FIAR – Círculo de estudo e pesquisa Formação de professores, Infância e Arte.

Maria Assunção Folque, Universidade de Évora

Doutora em Educação pela Universidade de Londres (2008). Professora da Universidade de Évora, Portugal. É membro integrado do tema Formação e Desenvolvimento Profissional do Centro de investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.

Eva Leal, Jardim Infantil Nossa Senhora da Piedade

Mestre em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica pela Universidade de Évora. Educadora de Infância no Jardim Infantil Nossa Senhora da Piedade em Évora. Faz parte do Grupo Cooperativo do Movimento da Escola Moderna de Portugal (MEM). É colaboradora do Centro de investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (no tema Formação e Desenvolvimento Profissional).

Fátima Aresta, Centro de Actividade Infantil de Évora

Mestre em Ciências da Educação, Supervisão Pedagógica, pela Universidade de Évora (2006). Vnculação institucional: Centro de Atividade Infantil de Évora. É colaboradora do Centro de investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (no tema Formação e Desenvolvimento Profissional). 

Isabel Melo, Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício

Detentora do Curso de Estudos Superiores Especializados em Supervisão Pedagógica, pela Universidade de Évora (2001). Vinculação institucional: Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patricio. É colaboradora do Centro de investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (no tema Formação e Desenvolvimento Profissional). 

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Publicado

2024-12-25

Como Citar

OSTETTO, L. E.; FOLQUE, M. A.; LEAL, E.; ARESTA, F.; MELO, I. Arte e prática pedagógica na educação infantil: narrativas de educadoras. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1203, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1203. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/17368. Acesso em: 15 jan. 2025.