Professores de música na educação básica: escritas de si, resistência e empoderamento pela perspectiva da musicobiografização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1162

Palavras-chave:

Escritas de si, Professores de música, Musicobiografização

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fazer emergir, com as escritas de si de professores de música, uma dimensão performática das narrativas com outros modos de resistência e empoderamento na perspectiva da musicobiografização. As dúbias interpretações sobre a normativa que estabelece, no artigo 26, § 6º, da Lei nº 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), ainda causam enfrentamentos de resistências de profissionais que atuam com a disciplina Arte, uma vez que a lei não faz menção à especificidade da área dos cursos de licenciatura. De modo que a lei favorece, ainda que de forma velada, para que os arranjos profissionais sejam negociados no interior das escolas de Educação Básica. O tema do X Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (CIPA) – “Insubordinação da pesquisa (auto)biográfica: democracia, narrativas e outros modos de vida” me levou a refletir sobre questões não tão democráticas que é o professor licenciado em música poder atuar em sua área de formação no ensino de Arte na Educação Básica. Ainda é premente manter-se resistindo, quando se trata da profissionalização na área de formação. O empoderamento acontece nas resistências, nas escolhas que os professores que atuam na área de Arte fazem, negociando as relações de poder entre as modalidades artísticas a serem trabalhadas na disciplina Arte. Meu argumento é que este empoderamento se fortalece nos enfrentamentos, no saber fazer escritas de si como alguém que mostra e demonstra, musicalmente, como fez para chegar a este percurso do reconhecimento atingindo o vivido com estratégias utilizadas nas negociações de interesses comuns e nos modos singulares de empoderarem-se. A escrita de si é um dispositivo formativo, mas também uma aposta epistemopolítica que, com suas fontes e questões, elucida uma trajetória profissional na representação do si realizada pelos seus feitos e efeitos advindos dos processos de musicobiografização evidenciados nos modos de agir e se tornarem agentes, protagonistas de suas histórias de vida profissional com a música.

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Biografia do Autor

Delmary Vasconcelos de Abreu, Universidade de Brasília

Pós-doutora em Educação na linha de pesquisa: Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagens pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel); doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha Educação Musical. Atua como docente nos cursos de licenciatura em Música presencial e a distância, no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da Universidade de Brasília (UnB) e no Mestrado Profissional (Prof-Artes) dessa mesma instituição. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação Musical e Autobiografia, registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2013. Atualmente, é coordenadora do PPGMUS da UnB e bolsista do CNPq – PQ2.

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

ABREU, D. V. de. Professores de música na educação básica: escritas de si, resistência e empoderamento pela perspectiva da musicobiografização. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1162, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1162. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20511. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica