Professores de música na educação básica: escritas de si, resistência e empoderamento pela perspectiva da musicobiografização
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1162Palavras-chave:
Escritas de si, Professores de música, MusicobiografizaçãoResumo
Este trabalho tem como objetivo fazer emergir, com as escritas de si de professores de música, uma dimensão performática das narrativas com outros modos de resistência e empoderamento na perspectiva da musicobiografização. As dúbias interpretações sobre a normativa que estabelece, no artigo 26, § 6º, da Lei nº 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), ainda causam enfrentamentos de resistências de profissionais que atuam com a disciplina Arte, uma vez que a lei não faz menção à especificidade da área dos cursos de licenciatura. De modo que a lei favorece, ainda que de forma velada, para que os arranjos profissionais sejam negociados no interior das escolas de Educação Básica. O tema do X Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (CIPA) – “Insubordinação da pesquisa (auto)biográfica: democracia, narrativas e outros modos de vida” me levou a refletir sobre questões não tão democráticas que é o professor licenciado em música poder atuar em sua área de formação no ensino de Arte na Educação Básica. Ainda é premente manter-se resistindo, quando se trata da profissionalização na área de formação. O empoderamento acontece nas resistências, nas escolhas que os professores que atuam na área de Arte fazem, negociando as relações de poder entre as modalidades artísticas a serem trabalhadas na disciplina Arte. Meu argumento é que este empoderamento se fortalece nos enfrentamentos, no saber fazer escritas de si como alguém que mostra e demonstra, musicalmente, como fez para chegar a este percurso do reconhecimento atingindo o vivido com estratégias utilizadas nas negociações de interesses comuns e nos modos singulares de empoderarem-se. A escrita de si é um dispositivo formativo, mas também uma aposta epistemopolítica que, com suas fontes e questões, elucida uma trajetória profissional na representação do si realizada pelos seus feitos e efeitos advindos dos processos de musicobiografização evidenciados nos modos de agir e se tornarem agentes, protagonistas de suas histórias de vida profissional com a música.
Downloads
Referências
ABREU, Delmary Vasconcelos. Musicobiografização: prática automedial em educação musical. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 8, n. 23, p. 1-19, 2023. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/16523. Acesso em: 3 mar. 2024.
ABREU, Delmary Vasconcelos. História de vida e sua representatividade no campo da educação musical: um estudo com dois educadores musicais do Distrito Federal. Revista Intermeio, Campo Grande, v. 23, n. 45, p. 207-227, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/5080/3774. Acesso em: 3 mar. 2024.
ABREU, Delmary Vasconcelos. Narrativas de profissionalização docente em música: uma epistemologia política na perspectiva da Teoria Ator-Rede. Revista Abem, Londrina, v. 23, n. 34, p. 125-137, 2015. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/527. Acesso em: 3 mar. 2024.
ABREU, Delmary Vasconcelos. Tornar-se professor de música na educação básica: um estudo a partir de narrativas de professores. 2011. Tese (Doutorado em Música) –Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em:
https://lume.ufrgs.br/handle/10183/31430. Acesso em: 3 mar. 2024.
BRASIL. Lei n° 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 maio 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13278.htm. Acesso em: 24 jan. 2023.
DELORY-MOMBERGER, Christine; BOURGUIGNON, Jean-Claude. Medialidades biográficas, práticas de si e do mundo. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 8, n. 23, p. 1-9, 2023. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/19443. Acesso em: 24 fev. 2023.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, p. 523-740, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5JPSdp5W75LB3cZW9C3Bk9c/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 3 mar. 2024.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-249.
GOHN, Maria. Empoderamento e participação da comunidade em políticas sociais. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 20-31, 2004.
LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cien- tistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Ed. UnESP, 2000.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social. Tradução Gilson Cesár Cardoso de Sousa. Salvador: Edufba; São Paulo: Edusc, 2012.
NÓVOA, António. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Instituto de Educação EDUCA, 2009. Disponível em: https://rosaurasoligo.files.wordpress.com/2017/04/antc3b3nio-nc3b3voa-professores-imagens-do-futuro-presente.pdf. Acesso em: 3 mar. 2024.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Enfoques narrati- vos en la investigación educativa brasileña. Revista Paradigma, Ribeirão Preto, v. 41, p. 57-79, 2020. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ ojs/index.php/pa- radigma/article/view/929. Acesso em: 3 mar. 2024.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 67-86, 2016. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/roteiro/v41n1/2177-6059-roteiro-41-1-00067.pdf. Acesso em: 3 mar. 2024.
PASSEGGI, Maria da Conceição. A mediação biográfica: acompanhar adultos em processos-projeto de si. [S. l.: s. n.], 2015. Disponível em: https://portaldoenvelhecimento.com.br/mediacao-biografica-acompanhar-adultos-em-processos-projetos-de-si/ Acesso em: 23 jan. 2023.
SANTOS, Leandro Francisco. Projetos de bandas escolares no Distrito Federal: um estudo com documentação narrativa na perspectiva da teoria ator-rede. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2019. Disponível em:
http://icts.unb.br/jspui/handle/10482/37070. Acesso em: 3 mar. 2024.
SUAREZ, Daniel H. Los docentes escriben para investigar e formarse. La red de documentación narrativa em Argentina. Revista Trayectoria, Buenos Aires, n. 3, p. 1-13, 2015. Disponível em: https://www.ojs.arte.unicen.edu.ar/index.php/trayectoria/article/view/332. Acesso em: 3 mar. 2024
VASCONCELLOS, Eduardo Mourão. O poder que brota da dor e da opressão: empowerment, sua história, teoria e estratégias. São Paulo: Paulus, 2003.