O ardor da memória. verdade, história e testemunho na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1156

Palavras-chave:

Testemunho, História de vida, Pedagogia da memória

Resumo

Este artigo apresenta uma síntese dos marcos mais significativos que condicionam o lugar da Pedagogia da Memória nas salas de aula de um país como Colômbia, que ainda não conseguiu se libertar completamente do confronto armado. Com base no reconhecimento de uma premissa histórica de educação para a cidadania discriminatória, classista e excludente, herdada dos tempos coloniais e do republicanismo, a exposição se concentra nas conquistas recentes da sociedade, da cultura e da política em busca de uma paz nacional estável e duradoura, por meio de diferentes processos desenvolvidos até agora neste século, não isentos de retrocessos e ameaças. Também são inerentes as tensões entre história e memória, ou seja, sobre o entendimento entre o longo prazo e os rastros do passado no presente, que constitui a condição de possibilidade de uma consciência crítica apta ao exercício de uma memória exemplar projetada no futuro. Um projeto de treinamento desse tipo visa renovar o vínculo intergeracional de aprender a viver juntos com base no cultivo de relacionamentos diferenciados pela alteridade e pela diferença, que é o cerne de qualquer educação não subordinada aos fins do progresso econômico ou à banalidade de vidas sem memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Jaime Murillo-Arango, Universidad de Antioquia

Doutor em educação pela Universidade de Antioquia. Professore da Facukdade de Educação da UdeA.

Referências

CASTILLEJO-CUÉLLAR, Alejandro. Escuchar de otra manera. Oralidad y sonido en el volumen testimonial de la Comisión de la Verdad de Colombia. Estudios Políticos (Universidad de Antioquia), 68, pp. 21-52, 2023. Consultado em: https://doi.org/10.17533/udea. espo.n68a02.

CERTAU, Michel de. La invención de lo cotidiano. 1. Artes de hacer, México: Universidad Iberoamericana, 2007.

CNMH (Centro Nacional de Memoria Histórica). Agradecimientos y justificación: ¿por qué una caja de herramientas desde el CNMH? Bogotá: CNMH. Consultado en www.centrodememoriahistorica.gov.co, 2015.

CNMH. Memorias plurales: experiencias y lecciones aprendidas para el desarrollo de los enfoques diferenciales en el Centro Nacional de Memoria Histórica Balance de la contribución del CNMH al esclarecimiento histórico. Bogotá: CNMH, 2018.

COMISIÓN DE LA VERDAD. Volumen Testimonial del Informe Final de la Comisión de la Verdad. 2022. Consultado em: https://www.comisiondelaverdad.co/sites/default/files/descargables/2022-06/Informe%20final%20capi%CC%81tulo%20volumen%20testimonial%20cuando%20los%20pa%CC%81jaros%20no%20cantaban%20Castillejo%20.pdf

DIDI-HUBERMAN, Georges. ¡Qué emoción! ¿Qué emoción? Buenos Aires: Capital Intelectual, 2016.

DIDI-HUBERMAN, Georges, CHÉROUX, Clément, ARNALDO, Javier. Cuando las imágenes tocan lo real. Madrid: Círculo de Bellas Artes, 2018.

FORGES, Jean-François. Educar contra Auschwitz. Barcelona: Anthropos, 2006.

GMH (Grupo de Memoria Histórica). ¡Basta ya! Colombia: memorias de guerra y dignidad. Bogotá: Imprenta Nacional, 2013.

JARAMILLO, Jefferson. Pasados y presentes de la violencia en Colombia. Estudios sobre las comisiones de investigación (1958-2011). Bogotá: Editorial Pontificia Universidad Javeriana, 2014.

MOLANO, Alfredo. Los años del tropel. Bogotá: Penguin Random House, 2017.

MOLANO, Alfredo. “Mi historia de vida con las historias de vida.” Los usos de historias de vida en las ciencias sociales, coordinado por Thierry Lulle, Pilar Vargas, y Lucero Zamudio. I. Bogotá: Anthropos/Universidad Externado de Colombia, 1998.

MURILLO-ARANGO, Gabriel J. “Public Memory and Public Mourning in Contemporary Colombia”. a/b Auto/Biografy Studies. V. 30, n. 1, p. 153-166, 2015. Consultado em: 10.1080/08989575.2015.1046103.

MURILLO-ARANGO, Gabriel J. Conversación en las aulas. Ensayos de investigación biográfica narrativa en educación. Universidad de Antioquia, 2021.

OGAWA, Yoko. La policía de la memoria. Bogotá: Planeta, 2021

ORTEGA, P, MERCHÁN, J y VÉLEZ, G. “Enseñanza de la historia reciente y pedagogía de la memoria: emergencias de un debate necesario”. Bogotá: Pedagogía y Saberes, v.40, p. 59-70, 2014.

SÁNCHEZ, Gonzalo. Guerras, Memoria e Historia. Medellín: La Carreta Histórica, 2006.

TODOROV, Tzvetan. Memoria del mal y tentación del bien. Indagación sobre el siglo XX. Barcelona: Península, 2002.

TODOROV, Tzvetan. Los abusos de la memoria. Barcelona: Paidós, 2000.

Publicado

2024-06-28

Como Citar

MURILLO-ARANGO, G. J. O ardor da memória. verdade, história e testemunho na sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1156, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1156. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20505. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica