O ardor da memória. verdade, história e testemunho na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1156

Palavras-chave:

Testemunho, História de vida, Pedagogia da memória

Resumo

Este artigo apresenta uma síntese dos marcos mais significativos que condicionam o lugar da Pedagogia da Memória nas salas de aula de um país como Colômbia, que ainda não conseguiu se libertar completamente do confronto armado. Com base no reconhecimento de uma premissa histórica de educação para a cidadania discriminatória, classista e excludente, herdada dos tempos coloniais e do republicanismo, a exposição se concentra nas conquistas recentes da sociedade, da cultura e da política em busca de uma paz nacional estável e duradoura, por meio de diferentes processos desenvolvidos até agora neste século, não isentos de retrocessos e ameaças. Também são inerentes as tensões entre história e memória, ou seja, sobre o entendimento entre o longo prazo e os rastros do passado no presente, que constitui a condição de possibilidade de uma consciência crítica apta ao exercício de uma memória exemplar projetada no futuro. Um projeto de treinamento desse tipo visa renovar o vínculo intergeracional de aprender a viver juntos com base no cultivo de relacionamentos diferenciados pela alteridade e pela diferença, que é o cerne de qualquer educação não subordinada aos fins do progresso econômico ou à banalidade de vidas sem memória.

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Biografia do Autor

Gabriel Jaime Murillo-Arango, Universidad de Antioquia

Doutor em educação pela Universidade de Antioquia. Professore da Facukdade de Educação da UdeA.

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

MURILLO-ARANGO, G. J. O ardor da memória. verdade, história e testemunho na sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1156, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1156. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20505. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica