Cartografia de quem passeia pela cidade: narrativas de uma pesquisa em tese
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1176Palavras-chave:
cartografia, cegueira, diario de pesquisa, passeioResumo
Na tessitura deste ensaio buscamos fazer um recorte das inquietações que compõem uma tese que está sendo produzida junto a um grupo de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade pública. O trabalho se explicita como um exercício do pensamento que afirma a cartografia como um modo de fazer pesquisa, propondo o diário como uma força expressiva que suscita a conversa, colocando em debate alguns reducionismos que podem nos afetar quando nos encontramos com pessoas que experimentam a condição de cegueira em suas vidas. Trata-se de uma problematização que aposta no passeio pela cidade com estudantes cegos, entendendo este gesto como um modo de nos agenciarmos com as redes discursivas que tentam escapar dos processos de normatização, dando a ver o que há para além daquilo que foi instituído como norma-padrão. Nesse sentido, supõe-se que a ação de passear pode possibilitar um deslocamento por percursos mais sensíveis, nos quais forjamos um questionamento quanto ao que estamos produzindo na vida-educação.
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