Quem conta (lê) um conto, aumenta um ponto: experiência (compartilhada) de leitura-formação
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1164Palavras-chave:
Narrativa de formação, Encontros dialógicos, Modos de lerResumo
Este texto configura-se como narrativa de formação composta com uma narrativa da experiência envolvendo diálogos em encontros presenciais, entre duas professoras universitárias, por três anos. O tema é a leitura embasada em indagações do porquê alunos leem pouco, leituras que os envolvem, suportes que as balizam. Os diálogos transitavam por textos literários, de reflexão teórica etc. Aportes teórico-metodológicos consideravam questões acerca da experiência (Larrosa, 1996), da interlocução (Bakhtin, 2003), que repercutem na formação humana (Rose, 2001). A condução das discussões pautava-se por leituras rememoradas, trazidas à baila nos encontros quinzenais e nos interstícios entre eles. Na esteira da formação e preocupações referidas com os estudantes, questionamentos acerca das mudanças postas como suportes materiais, tecnológicos etc., elaborou-se um projeto de extensão universitária organizado pelo convite à leitura compartilhada, em lugares não “convencionais” (quiosque próximo à cantina da universidade, espaço público, instituições sociais, casa de repouso de idosos, escolas etc.). O material a ser lido: contos. A escolha destes era cuidada devido à diversidade de públicos possíveis. Da “textura” de alguns contos, “A igreja do diabo”, como exemplo, (Assis, 1989), apreende-se modos de percepção de modos de ler que transgridem limites entre ser leitura das palavras e leituras de si.
Downloads
Referências
AGUIAR, Flávio. Murmúrios no espelho. In: MACHADO de Assis. Contos. São Paulo: Ática S.A., 1995. p. 3-6.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Flor, Telefone, Moça. In: SELETA em prosa e verso. Rio de Janeiro: L. G. O. E., 1973. p. 104–110.
ANDRADE, Mário de. O peru de natal. In: ANDRADE, Mário de. Os melhores contos. São Paulo: Global, 1988. p. 135-140.
ASSIS, Machado de. A igreja do diabo. In: ASSIS, Machado de. Histórias sem data. Rio de Janeiro: Garnier, 1989, p.15-23.
ASSIS, Machado de. Histórias sem data. Rio de Janeiro: Garnier, 1989.
ASSIS, Machado de. Conto de escola. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Edições 70, 1988.
BRAYNER, Flávio H. A. Como salvar a educação (e o sujeito) pela literatura: sobre Philippe Meirieu e Jorge Larrosa. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 29, p. 63-72, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/fGmmkkVZqrZCdcQWXDBLP4R/?format=pdf Acesso em: 05 jan. 2024.
CALVINO, Italo. Sete propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro do leitor ao navegador. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Ed. UNESP, 1998.
D. O. LEITURA. Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, [19--].
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1993.
GUITRY, Sacha. O espelho. In: RIEDELl, Diaulas (org.). Maravilhas do conto francês. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1958. p. 319-320.
LARROSA, Jorge. La experiencia de la lectura. Barcelona: Laertes, 1996.
LEITURA: Teoria & Prática. Campinas, v. 18, n. 34, 1999.
LISPECTOR, Clarice. Felicidade Clandestina. In: LISPECTOR, Clarice. Felicidade clandestina. 8. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1994. p. 15-18.
LISPECTOR, Clarice. O primeiro beijo. In: LISPECTOR, Clarice. Felicidade clandestina. 8. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1994. p. 172-175.
LOBATO, Monteiro. Segredo de mulher. In: LOBATO, Monteiro. Fábulas. 51. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 46-47.
MEIRELLES, Cecília. Vestido preto. In: MEIRELLES, Cecília. Inéditos. Rio de Janeiro: Bloch, 1967. p. 121-123.
PENNAC, Daniel. Como um romance. Lisboa: Asa, 1998.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 12. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978.
ROSE, Nikolas. Como se deve fazer a história do eu? Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 26, n. 1, 2001, p. 33-57.
UNESP. Proleitura. Assis, v. 5, n. 21, 1998.
PROUST, Marcel. Sobre a leitura. 2. ed. Campinas: Pontes, 1991.