Quem conta (lê) um conto, aumenta um ponto: experiência (compartilhada) de leitura-formação

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DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1164

Mots-clés :

Narrativa de formação, Encontros dialógicos, Modos de ler

Résumé

Este texto configura-se como narrativa de formação composta com uma narrativa da experiência envolvendo diálogos em encontros presenciais, entre duas professoras universitárias, por três anos. O tema é a leitura embasada em indagações do porquê alunos leem pouco, leituras que os envolvem, suportes que as balizam. Os diálogos transitavam por textos literários, de reflexão teórica etc. Aportes teórico-metodológicos consideravam questões acerca da experiência (Larrosa, 1996), da interlocução (Bakhtin, 2003), que repercutem na formação humana (Rose, 2001). A condução das discussões pautava-se por leituras rememoradas, trazidas à baila nos encontros quinzenais e nos interstícios entre eles. Na esteira da formação e preocupações referidas com os estudantes, questionamentos acerca das mudanças postas como suportes materiais, tecnológicos etc., elaborou-se um projeto de extensão universitária organizado pelo convite à leitura compartilhada, em lugares não “convencionais” (quiosque próximo à cantina da universidade, espaço público, instituições sociais, casa de repouso de idosos, escolas etc.). O material a ser lido: contos. A escolha destes era cuidada devido à diversidade de públicos possíveis. Da “textura” de alguns contos, “A igreja do diabo”, como exemplo, (Assis, 1989), apreende-se modos de percepção de modos de ler que transgridem limites entre ser leitura das palavras e leituras de si.

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Biographie de l'auteur-e

Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É livre-docente pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Pós-doutorado pela Universidad de Barcelona, Espanha. Professora adjunta (aposentada) e pesquisadora junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Unesp. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens - Experiência - Memória - Formação, e do Grupo de Estudos Escola, Formação e Alteridade.

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Publié-e

2024-06-28

Comment citer

CAMARGO, M. R. R. M. de. Quem conta (lê) um conto, aumenta um ponto: experiência (compartilhada) de leitura-formação. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1164, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1164. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20513. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica