Eça de Queirós e o canto das fontes orais: uma leitura de “A aia” e “O tesouro”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1197

Palavras-chave:

Eça de Queiroz, Contos, Tradição Oral

Resumo

O presente artigo analisa dois contos do escritor português Eça de Queirós, A aia e O tesouro, a partir de sua relação com a tradição oral da literatura. A obra eciana consagrou-se por seu viés realista e documental, voltado para as questões sociais do seu tempo. Entretanto, o autor também dedicou parte de sua obra para expandir sua matéria-prima, voltando-se para outras possibilidades narrativas, como os textos que aqui apresentamos construídos sobre os pilares populares que o antecedem. As narrativas em estudo, embora escritas e reescritas sobre estruturas orais e moralizantes do passado, não se afastam do projeto crítico do autor que visava pintar as cenas portuguesas. Trata-se de uma pesquisa de base bibliográfica cujas principais chaves são: Berardinelli (1995), Reynaud (2003) e Piwnik (1997;2009).

 

Palavras-chave: Eça de Queirós. Contos. Tradição oral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Reis, Universidade de Coimbra

Doutor em Literatura Portuguesa pela Universidade de Coimbra. Professor Catedrático da Universidade de Coimbra e leciona Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura e Estudos Queirosianos. Coordenador do Centro de Literatura Portuguesa/FCT. Doutor honoris causa pela Pontifícia Univ. Católica do Rio Grande do Sul, membro da Real Academia Espanhola, da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Europeia. No CLP dirige os projetos Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós (15 vols. publicados: Imp. Nacional-Casa da Moeda). 

Alana de Oliveira Freitas El Fahl, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Literatura e Diversidade Cultural, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Plena de Literatura da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Referências

A aia. In: MATOS, Alfredo Campos. Dicionário de Eça de Queiroz. Lisboa: Editorial Caminho, 1988, p. 48.

BERARDINELLI, Cleonice. Um tesouro de segunda mão. In: MINÉ, Elza e CANIATO, Benilde Justo (Org). 150 Anos com Eça de Queiros. São Paulo: USP, 1997, p.166-174.

COELHO, Nelly Novaes. O Conto de Fadas. São Paulo: Ática, 1987.

DUARTE, Lélia Parreira. Ironia, revolução e literatura. Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura, Belo Horizonte, v. 11, n. 22-24, p. 92-113, 1989. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/cltl/article/view/10164. Acesso em: 20 mar. 2024.

FAHL, Alana de Oliveira Freitas El. Singularidades narrativas: uma leitura dos contos de Eça de Queirós. UEFS Editora: Feira de Santana, 2012.

GONÇALVES, Henriqueta Maria; MONTEIRO, Maria Assunção M. Introducão à leitura de contos de Eça de Queiros. São Paulo: Almedina, 2001.

IANNONE, Carlos Alberto. Horto do Esposo. In: MOISÉS, Massaud. (Org.). Pequeno Dicionário de Literatura Portuguesa. São Paulo: Cultrix, 1981, p. 178.

OLIVEIRA, Emanuel Santos; MACHADO, Lais Santos. Trancoso e o lugar da virtude na obra portuguesa do século XVI: “Contos e Histórias de Proveito e Exemplo”. Entre Mares, Garanhuns, n. 1, p. 39-46, jun./2019. Disponível em: https://anaisentremares.files.wordpress.com/2019/05/039046.pdf. Acesso em: 20 mar. 2024.

PIWNIK, Marie-Hélène. Introdução. In: REIS, Carlos (Coord.). Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós. v. II Contos. Ed. Imprensa Nacional – Casa da Moeda: Lisboa, 2009. p. 15-32.

PIWNIK, Marie-Hélène. Introdução aos contos de Eça de Queiroz. In: BERRINI, Beatriz (Org.). Obras completas de Eça de Queirós. v. II. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997, p. 1367-1377.

QUEIRÓS, EÇA. Contos I. Edição crítica das obras de Eça de Queirós. Org. Carlos Reis. Ed. Imprensa Nacional – Casa da Moeda: Lisboa, 2009.

QUEIROZ, Eça de. Obras completas de Eça de Queiroz. v. II. Org. Beatriz Berrini. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.

REIS, Carlos. O essencial sobre Eça de Queirós. Lisboa: Ed. Imprensa Nacional, 2000.

REYNAUD, Maria João. Eça e o prazer do conto: razão, imaginação e escrita. Línguas e Literaturas, Porto, v. 20, n.1, p. 141-53, 2003. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/rll/article/view/8064. Acesso em 20 mar. 2024.

SÉRGIO, António. Obras completas. Tomo VI. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1980.

Tesouro. In: CHEVALIER, Jean e GHEERBRANT. Dicionário de símbolos. Trad. Vera da Costa Silva et al. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2007, p. 881.

WATT, Ian. A ascensão do Romance. Trad. Hildegard Feist. Rio de Janeiro: Cia. das Letras, 1996.

Downloads

Publicado

2024-12-25

Como Citar

REIS, C.; FAHL, A. de O. F. E. Eça de Queirós e o canto das fontes orais: uma leitura de “A aia” e “O tesouro”. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1197, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1197. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20027. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Narrativas, Oralidades e Contação de Histórias