Mona Ozouf: formação, trajetória intelectual e narrativa histórica no tempo presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1148

Palavras-chave:

Mona Ozouf, Trajetória intelectual, Formação, Historiografia, Escola republicana

Resumo

Neste artigo apresentamos uma trajetória intelectual da historiadora francesa Mona Ozouf, referência nos estudos acerca da Revolução Francesa e da Escola Republicada. Para tanto, recorremos a análise de entrevistas, trabalhos historiográficos e de divulgação publicados pela historiadora em questão. Aspectos de infância, juventude e idade adulta são destacados como referências de atribuição de sentidos que não explicam, porém, pensados como experiência, complexificam seus recortes temáticos e abordagens. Alocados em um tempo específico, a saber, o tempo presente, elementos da singular contribuição historiográfica de Ozouf são apresentados, tendo por linha articuladora a formação escolar, a atuação política e produção intelectual da autora. As reflexões aqui presentes estão amparadas principalmente pelo debate acerca da escrita biográfica e pelo conceito de experiência, conforme desenhado por Heidegger e revisitado por Jorge Larrosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Jaques Cubas, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora do Departamento de História, do Programa de Pós-Graduação em História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Participa dos grupos de pesquisa: Ensino de História, Memória e Culturas e Linguagens e Identificações, ambos da Udesc e certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Referências

AVELAR, Alexandre de Sá. A biografia como escrita da História: possibilidades, limites e tensões. Dimensões, Vitória, n. 24, p. 157-172, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/dimensoes/article/view/2528. Acesso em: 15 nov. 2011.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta. Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 2005. p. 183-192.

BRETON, Hervé. Investigação Narrativa: entre detalhes e duração. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, Boa Vista, v. 1, n. 1, p. 12-22, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/repi/article/view/e20201. Acesso em: 12 dez. 2021.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da Historiografia. São Paulo: Ed. UNESP, 1997.

DAILEADER, Philip; WHALEN, Philip. French Historians 1900-2000: new historical writing in twentieth-century France. Oxford: Wiley-Blackwell, 2010.

DÉLOYE, Yves. Instituteurs. Revue Française de Science Politique, v. 43. n. 2, 1993. Não paginado. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/456419. Acesso em: 23 nov. 21.

DOSSE, François. A História em Migalhas. São Paulo: Ensaio; Campinas: Ed. Unicamp, 1992.

FURET, François; OZOUF, Mona. Dictionnaire critique de la Révolution française. Paris: Flammarion, 1988.

FURET, François; OZOUF, Mona. Dictionnaire critique de la Révolution française: institutions et créations. Paris: Flammarion, 1993a.

FURET, François; OZOUF, Mona. Dictionnaire critique de la Révolution française: Événements. Paris: Flammarion, 1993b.

FURET, François; OZOUF, Mona. Dictionnaire critique de la Révolution française: Acteurs. Paris: Flammarion, 1993c.

HOUBRE, Gabrielle. Les mots de Mona Ozouf. Clio: Femmes, Genre, Histoire, n. 1, 1995. Não paginado. Disponível em: https://journals.openedition.org/clio/541. Acesso em: 5 jan. 2022.

JUNQUA, Jean. Le type de l’instituteur primaire ou la véritable mission de l’instituteur au point de vue du catholicisme. Pau: Imp. de E. Vignancour. 1845.

LARROSA, Jorge. Tremores. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alvez, 1989.

OZOUF, Mona. A festa sob a Revolução Francesa. In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alvez, 1989.

OZOUF, Mona. Composition française: retour sur une enfance bretonne. Paris: Gallimard, 2009.

OZOUF, Mona. Jules Ferry. Paris: Bayard-Centurion, 2005a.

OZOUF, Mona. La Cause des Livres. Paris: Gallimard, 2011.

OZOUF, Mona. La Fête Révolutionnaire 1789-1799. Paris: Gallimard, 1976.

OZOUF, Mona. La Gironde et les Girondins. Paris: Payot, 1991.

OZOUF, Mona. La Muse démocratique: Henry James ou les pouvoirs du roman. Paris: Calmann-Lévy, 1998.

OZOUF, Mona. L'École de la France: essai sur la Révolution, l'utopie et l'enseignement. Paris: Gallimard, 1984.

OZOUF, Mona. L'École, l'Église et la République 1871–1914. Paris: Armand Colin, 1962.

OZOUF, Mona. Les Mots des femmes: essai sur la singularité française. Paris: Fayard, 1995.

OZOUF, Mona. L'Homme régénéré: essai sur la Révolution française. Paris: Gallimard, 1989a.

OZOUF, Mona. Varennes: La mort de la royauté. Paris: Gallimard, 2005b.

OZOUF, Mona; CORNU, Laurence. Une autre République: 1791 l'occasion et le destin d'une initiative républicaine. Paris: L'Harmattan, 2004.

OZOUF, Mona; OZOUF, Jacques. La République des instituteurs. Paris: Gallimard, 1989b.

RIGLET, Marc. Mona Ozouf: la cause des livres est menacée. L’Express Culture, Paris, 21 nov. 2011. Disponível em: https://www.lexpress.fr/culture/livre/mona-ozouf-la-cause-des-livres-est-menacee_1051826.html. Acesso em: 5 jan. 2022.

SCHMIDT, Benito Bisso. Escrever biografias no Brasil hoje: entre inovações e modelos tradicionais. In: DUTRA, Eliana de Freitas (org.). O Brasil em dois tempos: história, pensamento social e tempo presente. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 205-218.

SCOTT, Joan. De l’utilité du genre. Paris: Fayard, 2012.

SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais franceses: um objeto para a história do tempo presente?. In: DUTRA, Eliana de Freitas (org.). O Brasil em dois tempos: história, pensamento social e tempo presente. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 129-142.

Downloads

Publicado

2024-03-05

Como Citar

CUBAS, C. J. Mona Ozouf: formação, trajetória intelectual e narrativa histórica no tempo presente. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1148, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1148. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10979. Acesso em: 21 nov. 2024.